joseoliveira
Cumulonimbus
Como os nossos sensores estão à chuva, não era suposto indicarem uma humidade sempre superior a 95% quando está a chover ?!
É que o meu nunca passou dos 94%, quer apanhando chuva com vento de Sul ou de Norte.
A conclusão a que chego até agora (embora precise de mais elementos para um devido esclarecimento, que se alguém por aqui o puder deixar, também agradeço) é que nem todos os sensores interpretam a percentagem de Humidade Relativa de igual forma; outro ponto que penso ser decisivo é a relação localização/grau de exposição!
Dando o exemplo do meu (a 1,50m do solo com protecção) que segundo as características técnicas aponta para um valor máximo de 99%, até ao momento o máximo por ele atingido foi de 97% e curiosamente ocorreu num dia que apesar de ter sido moderadamente chuvoso, este valor foi atingido num período em que por acaso não chovia muito, apenas chuviscava!
São muitas as vezes em que nos dias com precipitação, o valor máximo atingido se fica entre os 85 e os 90%. Anomalia, imprecisão, grau de exposição? Na realidade não sei ao certo, se bem que acho que o último ponto seja o mais decisivo, no entanto não tenho como alterá-lo, mas tendo em vista que não se trata de um equipamento com características profissionais, qualquer exigência nesse sentido será em vão!