Auriol Weather Station

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas,

Tens aqui uma série de funções que podem dar uma grande ajuda no teu projecto:

Delphi Object Pascal weather algorithms

http://www.softwx.com/weather/uwxutils.html

http://www.softwx.com/weather/vptools/uwxutils.zip

Obrigado pelos links:)

Mas o arduino é programado em C++, por isso não sei se aplica, mas vou dar uma vista de olhos na formulas. N

Não sei se o Cumulus calcula a precipitação usando o rainfall e o total.

@EstaçãoSP
Consegue-se usando o Cumulus (tb tem a opção para a internet/Weather Underground), mas neste momento ainda tem alguns bugs..como temperaturas a 235º:lol:

Quando estiver pronto eu crio um tutorial.

Se quiserem ver a Auriol em tempo real (podem apanhar algum bug eheh)
http://auriolws.info/cumulus/



@Geiras, a qualidade de sinal importa muito, se tenho o arduino mt longe dos módulos ou junto de WIFI e do LCD do pc, começo a ter umas leituras muito estranhas
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Depois de ter reparado naquela grande diferença entre a temperatura e o índice de calor, do tipo temperatura: 21ºC e Heat Index: 27ºC

Eis que hoje obtive as seguintes máximas,

Temperatura: 26.7ºC
Heat Index: 26.6ºC

Concluo que a Auriol não tem defeito neste caso.

@Geiras, a qualidade de sinal importa muito, se tenho o arduino mt longe dos módulos ou junto de WIFI e do LCD do pc, começo a ter umas leituras muito estranhas

Ok... :thumbsup:
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Vou fazer os valores da precipitação desta forma:


-Total, total acumulado desde a colocação das pilhas no pluivómetro, o Cumulus calcula a partir deste dado os valores acumulados na última hora, último dia, mês, etc..

-Rainfall, vou fazer a cada 37 segundos:
(Ultima Leitura - Penúltima Leitura) * 3600 / 37 = Rainfall/hora

exemplo:
Última leitura =101mm
Penúltima leitura = 100mm

(1 * 3600) /37 = 97 mm/hr

Acham que está correcto?
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Vou fazer os valores da precipitação desta forma:


-Total, total acumulado desde a colocação das pilhas no pluivómetro, o Cumulus calcula a partir deste dado os valores acumulados na última hora, último dia, mês, etc..

-Rainfall, vou fazer a cada 37 segundos:
(Ultima Leitura - Penúltima Leitura) * 3600 / 37 = Rainfall/hora

exemplo:
Última leitura =101mm
Penúltima leitura = 100mm

(1 * 3600) /37 = 97 mm/hr

Acham que está correcto?

Penso que está certíssimo. ;)

A intensidade de percipitação (mm/h) não é uma informação dada pela consola da Auriol, provavelmente porque com outros modelos de pluviómetros os 37 segundos podem variar conforme haja ou não chuva e, como não é uma informação dada pelo pluviómetro, teria de ser a consola a fazer o cálculo.

Uma mais valia introduzida pelo Cumulus.

É importante que se saiba que a intensidade de precipitação que vai ser calculada pelo Cumulos é-o na base de um tempo de 37 s (um tempo que, julgo, é muito bom para o cálculo deste parâmetro).

... Estou entretanto a pensar que, caso se conclua que os saltos de medição (passagem de uma medição a outra ao fim de 37 s) se mostrem muito bruscos (o salto mínimo pode, em certos casos, ser de 48,6 mm/h), poderá ser eventualmente interessante aumentar o tempo (múltiplos de 37 s) e tomar as medições correspondentes. Por exemplo 74 s e antepenúltimo. :intrigante:
 
Última edição:

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Obrigado pela opinião :)

Defini os 37 segundos, pois faça sol ou faça chuva, a transmissão do pluviómetro é sempre de 37 segundos. Pelo que percebi o Cumulus não faz cálculos a partir do Rainfall, apenas indica esse valor...mas preciso de confirmar.

Compreendo o que dizes sobre os múltiplos, vou experimentar primeiro com 37 segundos e depois digo como fica.


Fiz umas alterações no código e desde as 16h da tarde (hora que liguei o Cumulus) que não tenho erro de leituras :)
http://auriolws.info/cumulus/today.htm



Se quiserem substituir alguma peça da estação
http://www.ventusdesign.com/shop/

Acho que o pluviometro que está lá é compativel com a Auriol, 26€ com taxas e portes..não é nada caro.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vou fazer os valores da precipitação desta forma:


-Total, total acumulado desde a colocação das pilhas no pluivómetro, o Cumulus calcula a partir deste dado os valores acumulados na última hora, último dia, mês, etc..

-Rainfall, vou fazer a cada 37 segundos:
(Ultima Leitura - Penúltima Leitura) * 3600 / 37 = Rainfall/hora

exemplo:
Última leitura =101mm
Penúltima leitura = 100mm

(1 * 3600) /37 = 97 mm/hr

Acham que está correcto?

Olhando para os dados do Cumulus lembrei-me de uma coisa.

Tens que definir um espaço temporal para o rainrate. O primeiro tip do pluviometro não calcula rainrate. Só podes calcular no segundo tip.

Exemplo da Davis. Tens 0 mm de precipitação. Quando regista os 0,2 mm não calcula rainrate. Se registar os 0,4 mm (segundo tip) num espaço de 15 minutos depois do primeiro, calcula rainrate.

Ao fim dos 15 minutos sem 2 tip's nesse periodo, o processo volta ao inicio. Espero ter sido claro.
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Obrigado pela opinião :)

Defini os 37 segundos, pois faça sol ou faça chuva, a transmissão do pluviómetro é sempre de 37 segundos. Pelo que percebi o Cumulus não faz cálculos a partir do Rainfall, apenas indica esse valor...mas preciso de confirmar.

Compreendo o que dizes sobre os múltiplos, vou experimentar primeiro com 37 segundos e depois digo como fica.

...

... Estou continuando a pensar, mais o que diz HotSpot.

Não estou certo mas tenho ideia que no caso da Oregon WMR918 a coisa funcionava assim:
- 1.º balanço - o pluviómetro tomava nota da hora e continuava a informar 0 mm/h para a consola;
- 2.º balanço - o pluviómetro contava o tempo T s em relação ao 1.º balanço, fazia as contas 1 (mm) * 3600 (s) / T (s) e informava a consola do resultado na transmissão seguinte passando o contador T a 0 à espera do balanço seguinte para novas contas.

(Nota: 1 mm é a chuva necessária na WMR918 para um balanço... sim, a Auriol é melhor e custa menos...)

A Auriol não calcula intensidade de percipitação. Quanto ao Cumulus só sei o que depreendo pela indicação de fablept e parece-me que a filosofia do cálculo é diferente pois o computador não é informado do momento de cada vez que há um balanço mas sim quantos balanços é que aconteceram em cada 37 s.

Se é assim, logo na primeira comunicação de balanços (por exemplo um balanço) o Cumulos (se regulado para 37 s) vai logo informar 0,25*3600/37 mm/h (ou até mesmo 0,5*3600/37 na caso do tal salto periódico conhecido) o que pode ser exagerado por exemplo se a chuva for miudinha e levar muito tempo para a concha laboiçar.

Se aumentarmos o tempo (múltiplos de 37 s) perdemos na precipitação instantânea mas ganhamos na fiabilidade (para o tempo de medição declarado).

Repito: julgo estarmos na presença de métodos de medição diferentes.

Estou só a pensar alto. Mas é um assunto interessante para aferir.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Na PCE/Cumulus tambem tem essa média mas nunca me debati a sério com essas medias..mas vou estar mais atento;)
Assim como o Trend do barometer, tambem tem hpa/h
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas

Hoje decidi tapar com fita isoladora o altifalante da Auriol :lmao:

Li algures que não deve ser fita isoladora...porque? :huh:
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
ACERCA DO TERMO-HIGRÓMETRO DE EXTERIOR (2)
(No seguimento do comunicado # 720 - página 48)

FUNCIONAMENTO

Introdução:
O presente comunicado limita-se a registar, em termos muito gerais, como é que funciona o processo de medição do termo-higrómetro em apreço.
O objectivo é sintetizar o processo, para além do estritamente descrito no manual, a fim de permitir melhor compreender a máquina e as suas capacidades na função de aparelho de medida.

A temperatura e a humidade fazem variar a resistência de, respectivamente, dois componentes inseridos em circuitos eléctricos.

Um circuito electrónico, alimentado por 2 pilhas correntes de 1,5 V do tamanho AA e comum ao termo-higrómetro e ao anemómetro, monitoriza a tensão de alimentação, a direcção do vento, a velocidade do vento, a temperatura e a humidade, e prepara periodicamente pacotes de informação que envia para a consola, via radio.

A emissão é feita nos 434 MHz a intervalos de 31 segundos e, a cada seis pacotes de comunicação, um diz respeito ao termo-higrómetro e contêm 6 mensagens iguais e seguidas, cada uma com a seguinte informação: Identificação do emissor; Estado da tensão de alimentação; Identificação do tipo de informação; Temperatura; Humidade; Chave para validação da mensagem.

As medidas analógicas da temperatura e da humidade são inseridas nos pacotes de informação em formato digital.
A temperatura é informada em múltiplos de 0,1 ºC
A humidade relativa é informada em múltiplos de 1 %

Ao receber validamente cada comunicação proveniente do termo-higrómetro, a consola actualiza internamente os respectivos registos e histórico de máximos e mínimos, calcula as grandezas complementares e disponibiliza no visor as correspondentes medidas nas unidades em uso.

As medidas em ºF são disponibilizadas no visor mediante arredondamento após conversão.

Se for caso disso, a consola disponibiliza no visor a informação de tensão insuficiente das pilhas no termo-higrómetro/anemómetro.

Se for decrementado o valor mínimo previamente regulado pelo utilizador, a consola dá o alarme de sensação de frio.

Se a temperatura for menor que 4 ºC a consola apresenta o alerta de geada.

Durante a pesquisa de sinal horário DCF-77 pela consola, esta não recebe a emissão de comunicação do termo-higrómetro e anemómetro.

O 'entendimento' entre termo-higrómetro/anemómetro e consola é feito no início de operação, do seguinte modo:
- Ao ser alimentado por energia eléctrica, o termo-higrómetro/anemómetro gera um número aleatório de identificação, que vai manter enquanto a alimentação se mantiver;
- Ao forçar-se, na consola, a pesquisa de periféricos, esta capta a emissão e regista a sua identificação, que vai servir de palavra passe para aceitação das respectivas comunicações.

No caso de existência no ar de outros pacotes de comunicação na mesma frequência, poderão ser necessárias várias tentativas até que a consola 'apanhe' o termo-higrómetro/anemómetro efectivamente pretendido. Naturalmente que não haverá 'entendimento' possível no caso de existência no ar de outra emissão com potência semelhante e operando ininterruptamente na mesma frequência.

A medição facultada ao utilizador não é disponibilizada em contínuo. Há que ter presente os seguintes factores:
- As medidas são feitas pelo termo-higrómetro a intervalos de 3 minutos e 6 segundos;
- A actualização de medidas na consola depende da recepção da informação facultada pelo termo-higrómetro, o que pode demorar até cerca de 8 minutos;
- No caso de falha de recepção pela consola (por exemplo, devido a emissões sobrepostas, emitidas por outras fontes) as respectivas medidas são perdidas mantendo-se as anteriores até nova recepção bem sucedida.

(Disponível na página 47 / # 692 um índice desta colecção de apontamentos.)
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
Boas

Hoje decidi tapar com fita isoladora o altifalante da Auriol :lmao:

Li algures que não deve ser fita isoladora...porque? :huh:

Não sei, mas se calhar é para não a afogar (a fita isoladora é isolante). :lmao:

Coitadinha, ela até tem uma voz tão bonita; Bip, bip, bip... :p

Não merece ser afogada. :sad: Se morrer vamos utilizar o tal termómetro para os fins indicados per Geiras. :lmao:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Não sei, mas se calhar é para não a afogar (a fita isoladora é isolante). :lmao:

Coitadinha, ela até tem uma voz tão bonita; Bip, bip, bip... :p

Não merece ser afogada. :sad: Se morrer vamos utilizar o tal termómetro para os fins indicados per Geiras. :lmao:

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL :lmao:

Resumindo o meu procedimento, colei apenas uma camada de fita isoladora com cerca de 3cm de largura. O som agora está bem mais suave ^^
 

jpproenca

Cumulus
Registo
7 Jan 2011
Mensagens
126
Local
Lajes do Pico - Açores
...
Quanto ao Cumulus só sei o que depreendo pela indicação de fablept e parece-me que a filosofia do cálculo é diferente pois o computador não é informado do momento de cada vez que há um balanço mas sim quantos balanços é que aconteceram em cada 37 s.

Se é assim, logo na primeira comunicação de balanços (por exemplo um balanço) o Cumulos (se regulado para 37 s) vai logo informar 0,25*3600/37 mm/h (ou até mesmo 0,5*3600/37 na caso do tal salto periódico conhecido) o que pode ser exagerado por exemplo se a chuva for miudinha e levar muito tempo para a concha laboiçar.

Se aumentarmos o tempo (múltiplos de 37 s) perdemos na precipitação instantânea mas ganhamos na fiabilidade (para o tempo de medição declarado).

...

Continuando, e se bem percebi o processo de cálculo do Cumulus, podemos definir a seguinte resolução (incrementos possíveis) na medição para o caso de regulação a 37 s:

0 ; 24 ; 49 ; 73 ; 97 ; 122 ; ... mm/h

No caso de regulação a 74 s:

0 ; 12 ; 24 ; 36 ; 49 ; 61 ; ... mm/h

No caso de regulação a 296 s:

0 ; 3 ; 6 ; 9 ; 12 ; 15 ; ... mm/h

No caso de regulação a 888 s (cerca de 15 min):

0 ; 1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; ... mm/h

Esta última parece 'simpática' só que demora 15 minutos a aparecer a informação, mas também está disponível 15 minutos depois de acabar a chuva.

Atenção: não tenho a certeza de ter compreendido completamente como funciona o Cumulus.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Pelo que tive a ler, as várias marcas usam diferentes maneiras de calcular o Rainfall..como o Hotspot disse, a Davis faz reset ao "timer" a cada 15mnts, na Oregon 928, faz reset ao "timer" a cada duas horas...


@jpproenca

O Cumulus não faz cálculos no Rainfall, apenas indica o valor que disser através no Arduino. Se no Arduino definir 1000mm de Rainfall, o Cumulus nem se queixa..pois a fórmula vai ser usada apenas no Arduino.

Acho que vou definir agora 37s, só para não ter o valor vazio...mas se chegarem à conclusão que o melhor é definir um espaço temporal para o Arduino fazer o cálculo do Rainfall posso tentar fazer, mas neste momento ainda não consigo fazer isso no Arduino.

O RainTotal, é o valor transmitido pelo pluviometro..nem o Cumulus nem o Arduino fazem cálculos nesse valor.

Já arranjei uma alternativa ao Cumulus se quiseres ter num pc com o W98:)
http://home.comcast.net/~wuhu_software/
É um software muito básico de leitura de dados, mas tb consegue enviar os dados para a internet..


Para resolver "temporariamente" o problema da pressão atmosférica, estou a pensar fazer da seguinte forma:
-Um pequeno software que consegue retirar o valor da pressão atmosférica de uma estação meteorológica à nossa escolha do Weather Underground (no meu caso, escolhia a estação mais proxima de Peniche--> Lourinhã)..e fazia os updates a partir dessa estação.

Penso que seria uma boa forma de contornar a falta de informação da pressão atmosférica, pois a pressão atmosférica não varia tanto pela distancia, como o vento, temperatura, chuva e não necessita de updates tão regulares (de minuto a minuto). Que acham?
No futuro hei-de adicionar um barómetro ao Arduino, mas não acredito que haja muita gente interessada em fazer isso.


Outra vantagem de usar o Arduino+Cumulus: quando existe uma rajada máxima na estação, esta regista o máximo por 10mnts e não indica as restantes rajadas se forem inferiores à rajada máxima. O Cumulus regista o máximo da rajada, mas continua a indicar o máximo a cada 37segundos:)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas..

Desculpem lá infiltrar-me outra vez no tópico com dúvidas sobre o Arduino, mas tou com um problema com a precipitação:

X clicks -> Arduino ; Estação

4 clicks --> 1 ; 0
8 clicks --> 2 ; 2.5
12 clicks-> 3.2 ; 4.0
16 clicks-> 4.2 ; 5.2
20 clicks-> 5.4 ; 6.7
24 clicks-> 6.4 ; 8.0
28 clicks-> 7.6 ; 9.5

No Arduino tenho a leitura a dividir por 5, ou seja, recebo a transmissão e divido a leitura por 5.

Alguem consegue desvendar este mistério?

EDIT: Já descobri o problema, tinha que dividir por 4 :)