Auriol Weather Station

Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
olá pessoal.
Minha WS 1080 está operando desde a quarta - feira e junto com ela minha Celestron W155-0 ou Aureol, é tudo clone mesmo!!!
tenho boas noticias.

Temperatura. Não há erro algum, as 2 operando com diferenças de 0.5 ºC ( lembrando que a minha celestron está na RS e a WS na RS que vem com ela )

Umidade: Também não foi encontrado diferença alguma... 0.3% apenas. ( isso é normal )

Direção do vento. A WS, é muito mai sensivel, porem a Celestron não deixa a desejar.

Velocidade do Vento. a WS é muito sensivel a quarquer rajada ou vento que passe por ela, o que não ocorre na celestron, que só opera acima de 3.5Km/h, o qual é a mesda diferença que dá em relação a WS... EX; tive uma rajada de 35.9Km/h na WS e na Celestron 31.5Km/h. o que deve ser também não tão preocupante, pois isso é normal de uma estção para a outra...

até mais...

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO18
 


Registo
27 Jan 2012
Mensagens
38
Local
Ribeirão Preto,Brasil
olá pessoal.
Minha WS 1080 está operando desde a quarta - feira e junto com ela minha Celestron W155-0 ou Aureol, é tudo clone mesmo!!!
tenho boas noticias.

Temperatura. Não há erro algum, as 2 operando com diferenças de 0.5 ºC ( lembrando que a minha celestron está na RS e a WS na RS que vem com ela )

Umidade: Também não foi encontrado diferença alguma... 0.3% apenas. ( isso é normal )

Direção do vento. A WS, é muito mai sensivel, porem a Celestron não deixa a desejar.

Velocidade do Vento. a WS é muito sensivel a quarquer rajada ou vento que passe por ela, o que não ocorre na celestron, que só opera acima de 3.5Km/h, o qual é a mesda diferença que dá em relação a WS... EX; tive uma rajada de 35.9Km/h na WS e na Celestron 31.5Km/h. o que deve ser também não tão preocupante, pois isso é normal de uma estção para a outra...

até mais...

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISOPAULO18

legal..bom saber :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Parece que foi desta que a Auriol encontrou o caminho para o berro final. Desde há 1 semana que ando com valores de temperatura anormais, de um momento para o outro passou a ter 3ºC a mais que o normal, somente porque lhe mudei as pilhas (o que acredito logicamente que o problema não está nas pilhas).

Já troquei as pilhas, ja reiniciei tanto a consola como o sensor e nada.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Ao mecheres na estaçao e ao desmontares o RS para colocares as pilhas...
Pode se ter danificado alguma ligaçao do termometro;)
Agora só desmontando e ver como estao as coisas, pode estar a fazer mal contacto as ligaçoes no termometro e no higrometro têm de estar muito bem efetuadas.
 
Registo
16 Fev 2007
Mensagens
49
Local
Piracicaba
que estranho... mas realmente os sensores de temperatura e Umidade da Auriol, Celestron ou sei lá o que, é os mais baratos do mercado...
Porem, a Minha está a operar a 8 meses e até agora não tenho do que reclamar ( está em uma RS ). a unica divergencia que tenho, e que me tira sono, é que a WH 1080, tem 1 grau a mais nas temperaturas agora no verão.
O anemometro da Auriol ou Celestron ou W 155-0, tem um erro fatal kkkkk. as conchas não suportam rajadas de vento, o que faz ela a me dar dados baixos de rajadas rápidas do vento.

EX: na WH 1080 tive 54.6Km/h... na Celestron 35.6Km/h.... do resto ainda tá tudo normal....
vou estudando e postando.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
/******* Sketch to test Input Capture interrupt handling *********************************
functionality: measure length of pulses on the ICP pin with precision of 0.5 microseconds
Show the min and max pulse widths in microseconds on the serial port

**************************************************************************************************************/
#include <stdio.h> // for verbose debugging using sprintf

#define icpPin 8 // ICP input pin on arduino
#define outPin 2 // output pin that will shadow the input, can be monitored with a scope

// some variables to help see that something is happening in the interrupt handlers
volatile unsigned int Value; // this stores the current ICR1 value

Boa tarde a todos.
É o meu primeiro post aqui.
Adquiri recentemente uma Auriol (lidl) e estou a tentar receber os dados dela pelo Arduino.
O receptor que estou a usar parece não funcionar, mas gostaria de lhes perguntar como interpretar os valores resultantes do programa de teste referido (parcialmente) acima?

O transcrevo abaixo, o que obtenho normalmente. Umas vezes com erros de overflow outras, bastante tempo sem nenhum.

Got 371 pulses: min=5, max=29816 (21 timer overflows)
Got 370 pulses: min=4, max=17200 (22 timer overflows)
Got 431 pulses: min=5, max=18055 (23 timer overflows)
Got 333 pulses: min=5, max=18214 (25 timer overflows)
Got 347 pulses: min=4, max=14042 (22 timer overflows)
Got 436 pulses: min=4, max=28765 (22 timer overflows)
Got 419 pulses: min=6, max=28790 (23 timer overflows)
Got 342 pulses: min=5, max=10479 (24 timer overflows)
Got 345 pulses: min=4, max=30847 (23 timer overflows)
Got 351 pulses: min=5, max=10325 (23 timer overflows)
Got 332 pulses: min=5, max=16060 (25 timer overflows)
Got 310 pulses: min=6, max=6797 (25 timer overflows)
Got 323 pulses: min=5, max=17778 (26 timer overflows)
Got 297 pulses: min=5, max=19295 (26 timer overflows)
Got 346 pulses: min=5, max=14534 (23 timer overflows)
Got 362 pulses: min=5, max=19828 (24 timer overflows)
Got 352 pulses: min=6, max=12785 (23 timer overflows)
Got 413 pulses: min=4, max=32526 (23 timer overflows)
Got 399 pulses: min=4, max=8728 (25 timer overflows)
Got 419 pulses: min=4, max=9830 (24 timer overflows)
Got 386 pulses: min=5, max=14698 (26 timer overflows)
Got 430 pulses: min=4, max=6110 (26 timer overflows)
Got 397 pulses: min=4, max=6554 (25 timer overflows)
Got 338 pulses: min=5, max=32318 (23 timer overflows)
Got 371 pulses: min=5, max=28813 (25 timer overflows)

Desde já obrigado
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boa tarde a todos.
É o meu primeiro post aqui.
Adquiri recentemente uma Auriol (lidl) e estou a tentar receber os dados dela pelo Arduino.
O receptor que estou a usar parece não funcionar, mas gostaria de lhes perguntar como interpretar os valores resultantes do programa de teste referido (parcialmente) acima?

O transcrevo abaixo, o que obtenho normalmente. Umas vezes com erros de overflow outras, bastante tempo sem nenhum.



Desde já obrigado

Boas..

O receptor RF deverá funcionar a 434Mhz..

Sobre os resultados, convem usares apenas o pluviómetro perto do receptor (1 ou 2 mts no máximo) para fazeres esses testes..e tentar encontrar a cada 31s ou 37s, um valor mais alto de "pulses", a partir daí sabes se estás a receber ou não dados.

Na altura que fazia esses testes, sempre que havia uma transmissão de dados ouvia perfeitamente nas colunas de som..o que ajudava e muito a saber quando é que uma transmissão ocorria.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Obrigado fablept

O receptor que estive a usar nãó será dos mais indicados. Era um daqueles modelos "made in china" de baixo custo, de 433MHz, e não de 433,92Mhz como deveria ser.
Esta semana devo receber um novo receptor, este de boa qualidade, um Aurel RX-4MM5, que segundo informação recolhida, funciona bem para este fim.
Depois de o receber, coloco aqui os resultados, pois parece que uma das dificuldades é o pessoal acertar com o receptor certo.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Esse foi o meu problema durante muito tempo, foi não ter atinado inicialmente com o receptor correcto. Pelo menos com o código que escrevi, bastava um bit vir uns milisegundos depois que o código já não conseguia converter os dados correctamente.

Depois diz alguma coisa.

Está a fazer por agora 2 anos que arranjei a estação, e ainda funciona muito bem :)
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Espero ter o receptor até ao final da semana. Sem duvida que depois reporto aqui os resultados. Se funcionar deixo tambem mais alguma info sobre o receptor, pois o mais frustante é não sabermos qual comprar.
Já agora, que receptor está a usar?
É autor de alguns dos "softwares" que encontrei no fórum dedicado às Auriol?

Cumps e obrigado
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas @Werk_AG

Só vi a tua msg agora, eu de momento não estou a usar o "datalogger", usava um receptor que funcionava perfeitamente, mas parti o conector da antena.

"Escrevi" o primeiro código, mas recomendo vivamente o uso do código "Cillo273". Acho que a última versão não é compatível com o Cumulus (O Cillo é mais Linux), mas se o serial viewer do código estiver a funcionar correctamente, não é dificil torna-lo compatível com o Cumulus, basta seguir o protocolo do Cumulus que funciona perfeitamente.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Ola fablept

Obrigado por responder. De momento como software para o Arduino estou a usar o Cumulus_V133_BMP085. Está a funcionar perfeitamente, inclusive a leitura dos barometro BMP085. Assim que puder vou experimentar o Cillo273, parece-me que a ultima versão já é compativel com o Cumulos.

Pelo que digo acima depreende-se que já resolvi os problemas com o receptor, e assim é: Já recebi o novo e este sim, funcionou à primeira. Estou surpreendido com a estabilidade e sencibilidade do mesmo. Está a funcionar com uma simples antena de +-17cm, e raramente perde um pacote de dados. O anemómetro está a cerca de 17m (duas placas de cimento pelo meio) e o pluviometro a 20m só com um vidro pelo meio.
O receptor em causa, fabricado pela Aurel, é o modelo RX-4MM5. (posso colocar fotos se necessário)

Devido ao mau tempo dos ultimos dias, e às falhas de energia electrica, não pude vir aqui ao fórum, nem adiantar grande coisa, relativamente à colação online dos dados. Mas irei dando noticias...
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Fica aqui informação de dois receptores que funcionam sem problemas, com o software para Arduino Cumulus_V133_BMP085.
Com qualquer versão do software do cillo ainda não consegui receber nada, pelo que devo ser eu a estar a fazer algo de errado.


Auriel RX-4MM5

RX-4MM5.jpg


BX-RM06

BX-RM06.jpg
 

iurzarref

Cirrus
Registo
28 Dez 2011
Mensagens
4
Local
cartaxo
Boa tarde,

Alguém já adquiriu um termómetro adicional exterior RF 434 MHz para esta estação..??

Se afirmativo, podem fazer o favor de me indicar marca, referência e local de aquisição..??

obgdº

IZ