Avisos e Alertas oficiais - Novembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
weLLcuf.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aviso amarelo para o Sul para aguaceiros e possibilidade de trovoadas com granizo. Em Faro, possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

1HoODJY.png

Este quadro é com efeito o mais esclarecedor relativamente a avisos. Só acho que o aviso de vento devia incluir estes casos de condições favoráveis a ocorrência de de fenómenos extremos de vento e estar assim amarelo também.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Eu acho que até deveria estar num aviso de trovoada porque os fenómenos extremos de vento que possam ser previstos são de origem convectiva. O aviso de vento é mais para situações de vento persistente, penso que faria mais sentido assim.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,199
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu acho que até deveria estar num aviso de trovoada porque os fenómenos extremos de vento que possam ser previstos são de origem convectiva. O aviso de vento é mais para situações de vento persistente, penso que faria mais sentido assim.

Concordo em parte, mas poderá haver esses "fenómenos extremos" não havendo trovoada? Ou pensando de outro modo, a questão é fazer um aviso que faça as populações acautelarem-se de acordo. Seja o vento persistente ou um fenómeno pontual extremo a prevenção a fazer é a mesma, portas e janelas, segurar objectos, proteger estruturas frágeis, evitar actividades vulneráveis ao vento, etc.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Os avisos foram ligeiramente mudados, a possibilidade de granizo foi retirada, Santarém foi-lhe retirado o aviso também, e começam às 9h agora os avisos, e foram estendidos até dia 24.

jGxT4sf.png