Biodiversidade



1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Só sei que surgem em água parada e "suja". Como a poça na imagem, demoram muito mais tempo a surgir do que por exemplo larvas de mosquito, nome da espécie e se são larvas de algum outro inseto não sei....
Nunca tinha visto tal coisa, parece que se alimentam daquele tipo de algas, estão em água parada e a cheirar mal. Já vi muitas poças assim destas com água parada e a cheirar mal, mas nunca vi tal criatura na minha vida.
 
  • Gosto
Reactions: Micael Gonçalves

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Acho que já vi "coisas" parecidas em piscinas sem a manutenção adequada, também não sei o que são. :huh:
Já vi várias espécies de larvas e insectos aquáticos, mas esta espécie realmente nunca tinha visto, não sei se será uma espécie comum ou não, mas realmente chamou me a atenção. Estranho , a serem larvas de insecto, procriarem nesta altura. As larvas que conheço normalmente só aparecem na Primavera e Verão...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
ONU declara 20 de maio Dia Mundial das Abelhas
pexels-photo-553251-1.jpeg


Data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Insetos podem visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando como agentes fundamentas ao equilíbrio dos ecossistemas. Animais também são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores.

O próximo 20 de maio será observado pela ONU como o Dia Mundial das Abelhas. Data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Insetos podem visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando como agentes fundamentas ao equilíbrio dos ecossistemas. Animais também são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores.

As abelhas e outros polinizadores — como as mariposas, morcegos e pássaros — permitem a reprodução de diferentes espécies de plantas, incluindo de vegetais consumidos como alimento pelos seres humanos.

O 20 de maio foi escolhido para a data por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.

Insetos invasores, pesticidas, mudanças no uso da terra e a prática da monocultura reduzem os nutrientes disponíveis na natureza e representam uma ameaça às colônias de abelhas.

https://nacoesunidas.org/onu-declara-20-de-maio-dia-mundial-das-abelhas/
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mais de 20 aves deram à costa cobertas de petróleo no Norte do país
Revista de Imprensa JE
10:05
A Polícia Marítima está a investigar a causa da contaminação, mas a autarquia afasta razões para alarmismo.


Nas últimas semanas, o Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) recebeu 18 aves cobertas de crude, com vida, e outras três mortas, na costa norte do país, entre Viana do Castelo e a praia da Barra.

“A maior parte foi entregue pela Polícia Marítima. Ainda não tivemos conhecimento de mais casos”, explicou ao “Jornal de Notícias” a bióloga Marisa Ferreira. Ao que o JN apurou, os pássaros encontrados com vida foram 13 airos, três tordas mergulheiras e dois gansos-patola.

A Polícia Marítima está a investigar a causa da contaminação, mas a autarquia afasta razões para alarmismo. A Câmara Municipal de Matosinhos afirmou ao mesmo jornal que não existe “qualquer razão para alarme”.

No início da semana, a revista PNAS Proceedings of the National Academy of Sciences divulgou um estudo onde mostra que o ruído das fábricas de petróleo e gás dificulta a reprodução de pássaros e pode até causar-lhes stress pós-traumático.

Os cientistas concluíram que pássaros expostos ao ruído ganhavam alterações nos níveis de cortisol que estarão também relacionadas com o aumento da ansiedade provocada pelo barulho das firmas.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...-cobertas-de-petroleo-no-norte-do-pais-254234
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro:D), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017 que congelei, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma;)

Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia:lol:, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa:rolleyes:

Há uns tempos encontrei este artigo da WILDER, estão cá escritas muitas dicas
(http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/ajude-as-aves-dos-seus-jardins-a-passar-o-inverno/);)

Verdilhão (Carduelis chloris)
7le7OX3.jpg

K4WOzqw.jpg


Toutinegra-de-cabeça-preta (Sylvia melanocephala)
3NXG1jF.jpg


Chamariz (Serinus serinus)
5MJ0OpM.jpg


Chapim-azul (Cyanistes caeruleus)
PqcaLfH.jpg


Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula)
2Q2wF4m.jpg


Para quem quem quiser colocar "comedouros" deste tipo, tem que os manter asseados com alguma frequência, para não arranjarem muitos fungos. Nesta foto o comedouro estava já a precisar de limpeza, deixei-o à chuva alguns dias e foi o suficiente para ficar sujo e com o girassol "todo grelado". Não convém deixar à chuva estes comedouros, mas como os chapins andavam famintos e o tempo estava agreste acabei por deixar:

Chapim-real (Parus major)
fNMrxTi.jpg
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro:D), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma;)

Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia:lol:, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa:rolleyes:

Há uns tempos encontrei este artigo da WILDER, estão cá escritas muitas dicas
(http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/ajude-as-aves-dos-seus-jardins-a-passar-o-inverno/);)

7le7OX3.jpg

K4WOzqw.jpg

3NXG1jF.jpg

5MJ0OpM.jpg

PqcaLfH.jpg

2Q2wF4m.jpg


Para quem quem quiser colocar "comedouros" deste tipo, tem que os manter asseados com alguma frequência, para não arranjarem muitos fungos. Nesta foto o comedouro estava já a precisar de limpeza, deixei-o à chuva alguns dias e foi o suficiente para ficar sujo e com o girassol "todo grelado". Não convém deixar à chuva estes comedouros, mas como os chapins andavam famintos e o tempo estava agreste acabei por deixar:
fNMrxTi.jpg

Excelente ideia, aliás são estas coisas, que para nós parecem até insignificantes, ou melhor para a maioria das pessoas, e que para as aves, são de extrema importancia, este alimentadores, bem como bebedouros.
Eu na minha horta tenho sempre os tanques, com água sempre de nível, ou seja até á extremidade da parede, e por dia são dezenas as aves, que lá param para descansar, e beber água, e algumas até aproveitam para tomarem banho.
Outra coisa imporante que também faço, é plantar árvores, que no auge da sua floração, servem de alimento ás abelhas, e depois formam pequenas bagas, que as aves adoram, e ainda me fazem propagação vegetativa, a custo zero, do que depois aproveito-as para plantar novamente.
E dentro de poucas semanas, fou fazer uma sebe, que quando ela estiver já adulta irá servir de refugio á biodiversidade.
Será cerca de 40 metros, onde vou plantar marmeleiros, medronheiros, loureiros, e depois árvores de maior porte como sobreiros, e faço assim uma vedação natural, entre o meu terreno, e o do vizinho.
Nos primeiros ano, tenho de lhe colocar rega, mas depois assim que árvores já estiverem estabelecidas, já não irão precisar mais de água.
E muitas plantas aromáticas e melíferas estão quase a serem semeadas nas bandejas, estou apenas a aguadar, que chegue a primavera.
Depois é só aguardar que as minhas "meninas" abelhas me presenteiem com um mel multifloral delicioso.
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro:D), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma;)

Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia:lol:, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa:rolleyes:

Há uns tempos encontrei este artigo da WILDER, estão cá escritas muitas dicas
(http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/ajude-as-aves-dos-seus-jardins-a-passar-o-inverno/);)

7le7OX3.jpg

K4WOzqw.jpg

3NXG1jF.jpg

5MJ0OpM.jpg

PqcaLfH.jpg

2Q2wF4m.jpg


Para quem quem quiser colocar "comedouros" deste tipo, tem que os manter asseados com alguma frequência, para não arranjarem muitos fungos. Nesta foto o comedouro estava já a precisar de limpeza, deixei-o à chuva alguns dias e foi o suficiente para ficar sujo e com o girassol "todo grelado". Não convém deixar à chuva estes comedouros, mas como os chapins andavam famintos e o tempo estava agreste acabei por deixar:
fNMrxTi.jpg

Espetacular a diversidade de espécies e respetivas plumagens.

Grandes fotos!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Venho com este post apelar à disponibilização de alimentos para aves nos nossos quintais, em particular para os que residem nas zonas muito afetadas pelos incêndios de 2017. O fogo destruiu, como é sabido, imensos habitats, e as aves como tantos outros seres, estão a sofrer agora as consequências da falta de alimentos, e como se não bastasse estamos no inverno, o que piora a situação. Este ano dei-me até ao trabalho de comprar dióspiros e pendurá-los no meu diospireiro (já que a fome foi tanta que ficou tudo comido antes de Dezembro:D), as toutinegras parecem gostar da ideia, já as felosas preferem o dióspiro partido, para além disso fui recolhendo alguma fruta em 2017 que congelei, como amoras, figos, romãs, passas (os Piscos adoram passas) enfim as delicias de muitos. Por vezes em nossas casas, há sempre alguma fruta que se estraga, e até pão, no entanto há sempre quem os coma;)

Aumentei ainda a quantidade de sementes disponíveis, nomeadamente de girassol, milho e misturas de alpista, o girassol é o preferido, no entanto convém não abusar, porque muito girassol pode trazer problemas para a saúde das aves, pelo que tento também fazer alguma rotatividade das sementes, se bem que alguns não gostam lá muito da ideia:lol:, é sempre difícil fazer este controle, porque não podemos distinguir quem abusa e quem não abusa:rolleyes:

Há uns tempos encontrei este artigo da WILDER, estão cá escritas muitas dicas
(http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/ajude-as-aves-dos-seus-jardins-a-passar-o-inverno/);)

7le7OX3.jpg

K4WOzqw.jpg

3NXG1jF.jpg

5MJ0OpM.jpg

PqcaLfH.jpg

2Q2wF4m.jpg


Para quem quem quiser colocar "comedouros" deste tipo, tem que os manter asseados com alguma frequência, para não arranjarem muitos fungos. Nesta foto o comedouro estava já a precisar de limpeza, deixei-o à chuva alguns dias e foi o suficiente para ficar sujo e com o girassol "todo grelado". Não convém deixar à chuva estes comedouros, mas como os chapins andavam famintos e o tempo estava agreste acabei por deixar:
fNMrxTi.jpg

Excelente iniciativa, óptimas fotos! :thumbsup:

Que espécies tens tido? Conheço uma pessoa que vive em Castelo Rodrigo que até melro azul, pega azul e outras espécies mais raras já conseguiu atrair ao comedouro. :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Excelente iniciativa, óptimas fotos! :thumbsup:

Que espécies tens tido? Conheço uma pessoa que vive em Castelo Rodrigo que até melro azul, pega azul e outras espécies mais raras já conseguiu atrair ao comedouro. :)
Aqui onde vivo também vejo muitos tipos diferentes de aves pequenas e grandes... até águias, bandos de perdizes e poupas. Uma espécie que se tem reproduzido muito e que foi introduzida pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) é o esquilo. Já se vêem muitos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Excelente ideia, aliás são estas coisas, que para nós parecem até insignificantes, ou melhor para a maioria das pessoas, e que para as aves, são de extrema importancia, este alimentadores, bem como bebedouros.
Eu na minha horta tenho sempre os tanques, com água sempre de nível, ou seja até á extremidade da parede, e por dia são dezenas as aves, que lá param para descansar, e beber água, e algumas até aproveitam para tomarem banho.
Outra coisa imporante que também faço, é plantar árvores, que no auge da sua floração, servem de alimento ás abelhas, e depois formam pequenas bagas, que as aves adoram, e ainda me fazem propagação vegetativa, a custo zero, do que depois aproveito-as para plantar novamente.
E dentro de poucas semanas, fou fazer uma sebe, que quando ela estiver já adulta irá servir de refugio á biodiversidade.
Será cerca de 40 metros, onde vou plantar marmeleiros, medronheiros, loureiros, e depois árvores de maior porte como sobreiros, e faço assim uma vedação natural, entre o meu terreno, e o do vizinho.
Nos primeiros ano, tenho de lhe colocar rega, mas depois assim que árvores já estiverem estabelecidas, já não irão precisar mais de água.
E muitas plantas aromáticas e melíferas estão quase a serem semeadas nas bandejas, estou apenas a aguadar, que chegue a primavera.
Depois é só aguardar que as minhas "meninas" abelhas me presenteiem com um mel multifloral delicioso.

A disponibilidade de água é também muito importante sim, aqui arranjei 4 pratos de vasos para servirem de bebedouros/piscinas, comprei-os com tamanhos todos diferentes, isto porque nem todos gostam de tomar banho nos mesmos pratos, os pássaros de maior porte (ex: Melros, Rolas etc) tomam, como é evidente, no prato maior e os mais pequeninos, como as Felosas, tomam no prato mais pequeno. E sim tudo o que sejam soluções arbustivas ou arbóreas que produzam bagas, são o melhor que se pode arranjar para todas as (Sylvias sp.) e não só:D, já ando a equacionar há algum tempo arranjar uma solução destas, ando pensar entre, mirtileiro, framboeseira, amoreira, pilriteiro, para ver se atraio para cá novas espécies.

Espetacular a diversidade de espécies e respetivas plumagens.

Grandes fotos!

Muito obrigado, belem:D. A diversidade e quantidade até já foram mais, mas os malditos incêndios acho que delapidaram fortemente o nº. de indivíduos das populações:(

Excelente iniciativa, óptimas fotos!

Que espécies tens tido? Conheço uma pessoa que vive em Castelo Rodrigo que até melro azul, pega azul e outras espécies mais raras já conseguiu atrair ao comedouro.

Obrigado, MSantos :D. Não tenho tido nenhumas raridades (e quando tenho nunca são assíduos), como visitantes assíduos tenho os Chapins azuis e reais, os Verdilhões, os Chamarizes, as Felosas-comuns, os Rabirruivos-pretos, as Toutinegras-de-barrete-preto, as Rolas-turcas, e claro, Pardais aos montes. Com menos assiduidade, Pisco-de-peito-ruivo, Toutinegra-de-cabeça-preta, Melro-preto, Carriça e Chapim-rabilongo. Tenho feito esforços no sentido de atrair os Pintassilgos e os Tentilhões, mas infelizmente, só os vejo passar aqui nas redondezas e não vêm até aqui, no entanto na semana passada, surgiu um tentilhão fêmea no quintal;), pode ser que venham para cá. Ainda assim conto com 32 espécies já avistadas aqui.

Quanto ao Melro-azul e à Pega-azul (conhecida também como Charneco:D), são espécies bastante localizadas, o que torna muito complicada a sua observação se não estivermos nos locais corretos. Essas espécies encontram-se bem distribuídas nas regiões mais interiores do país (e não só), mas abundam particularmente na Beira interior/Cova da Beira, onde está compreendida a Figueira de Castelo Rodrigo, por isso não admira que essa pessoa tenha registos dessas aves. Algo fora do comum seria eu avistar aqui essas espécies.

Hoje fotografei a Felosinha (Phylloscopus collybita) a manjar o dióspiro -
Construí também uma casinha já há algum tempo para eles, mas não sei ainda se vão gostar de lá fazer nidificações:
69O8OLz.jpg

qmzABVi.jpg