Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depende dos velhos materiais de construção a que te referes, se for materiais, como as chapas de Lusalite, que tem amianto, aí sim, é um grave problema, mas agora se for tijolos de barro, dos antigos, o chamado tijolo de burro, que tenho por aqui muito de antigas construções que tinha no meu terreno, são óptimos para delimitar canteiros, funciona, muito melhor do que um lancil em cimento.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Eu hoje ouvi uma notícia por alto, de um novo material de construção desenvolvido numa universidade portuguesa, com reciclagem de materiais de construção usados + água não potável + hidrogénio resultante num novo tipo de tijolo mais resistente e a metade do preço! Não encontro o link mas é fabuloso!
E ser uma invenção nossa dá-me muito prazer! :D
 
  • Gosto
Reactions: Cinza

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Depende dos velhos materiais de construção a que te referes, se for materiais, como as chapas de Lusalite, que tem amianto, aí sim, é um grave problema, mas agora se for tijolos de barro, dos antigos, o chamado tijolo de burro, que tenho por aqui muito de antigas construções que tinha no meu terreno, são óptimos para delimitar canteiros, funciona, muito melhor do que um lancil em cimento.
São tipo tijolos e cimento. Nada de lusalite.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E ser uma invenção nossa dá-me muito prazer! :D

Claro, que sim, não estou com isto tudo a desvalorizar isso, até porque sou da opinião que nós portugueses temos excelentes ideias, que correr por esse mundo fora.
Somos de facto muito empreendedores, e nunca baixamos os braços perante as advercidades da vida, só isso merece todo o mérito.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
São tipo tijolos e cimento. Nada de lusalite.

Sim, apesar de que restos de cimento, não sei até que ponto não acaba por contaminar os solos, pois o cimento já envolve outros compostos qúimicos, o que já difere dos tijolos de barro, que eram simplesmente a argila, que depois ia ao forno.
Eu sempre que vejo aqui no meu terreno, alguns resto de cimento, prefiro apanhar e amontoar, num local apropriado.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim, apesar de que restos de cimento, não sei até que ponto não acaba por contaminar os solos, pois o cimento já envolve outros compostos qúimicos, o que já difere dos tijolos de barro, que eram simplesmente a argila, que depois ia ao forno.
Eu sempre que vejo aqui no meu terreno, alguns resto de cimento, prefiro apanhar e amontoar, num local apropriado.
O cimento é bastante poluidor. E poder ser reciclado é fantástico!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O cimento é bastante poluidor. E poder ser reciclado é fantástico!

Pois a ideia até é boa, pena é que não é acessível a toda a gente, pois para isso é preciso maquinaria, chamados de trituradores/britadores, que desfazem os pedaços de cimento, ao ponto de ficarem em estado de brita novamente, e aí já podem ser usados de novo na reciclagem. Muito entulho de obras, principalmente de obras privadas, ainda acabam por serem depositados em aterro, ou simplesmente deixados por aí á beira de estrada rural, ou na floresta.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Pois a ideia até é boa, pena é que não é acessível a toda a gente, pois para isso é preciso maquinaria, chamados de trituradores/britadores, que desfazem os pedaços de cimento, ao ponto de ficarem em estado de brita novamente, e aí já podem ser usados de novo na reciclagem. Muito entulho de obras, principalmente de obras privadas, ainda acabam por serem depositados em aterro, ou simplesmente deixados por aí á beira de estrada rural, ou na floresta.
A investigação mal saiu do laboratório. Já constituíram uma spin up, mas mal começaram.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois eu todos os anos planto meia dúzia de árvores num monte baldio aqui perto isento de eucaliptos e que apenas é usado pelo clube de caça da zona.

Plantar árvores no local raramente dá resultado pois os rebentos podem ser destruídos por animais, vegetação mais forte ou por intempéries (normalmente calor e seca).

Prefiro guardá-los em baldes durante um ano e depois plantar no local continuando a ir deitando um olho de vez em quando. Acho que nos últimos 10 anos já devo ter sido responsável por mais de 50 árvores autóctones desde Carvalhos Alvarinhos, Castanheiros, Nogueiras, Sobreiros e até umas Cerejeiras bravas.

Aqui ficam as deste ano. Neste caso, bolotas de Carvalho Alvarinho e uma castanha que encontrei num percurso que fiz aqui pelo Gerês.

VLPRBmb.jpg


IoWOsHa.jpg

Pois também já tentei assim (excepto vigiar as árvores depois de as transplantar ) mas antes de as transplantar os animais comiam-me os rebentos directamente dos vasos ou levavam-me bolotas às carradas e eu como tenho pouco tempo para tomar conta destas coisas, passei a escolher locais a dedo e a fazer boas sementeiras por lá.
Penso que é imprescindível, sempre que possível, usar variedades locais e plantar nos sítios certos.
Costumo também de colocar uns ramos a proteger os locais de sementeira, tanto por causa das intempéries como por causa dos animais. Dentro do buraco onde coloco a semente ponho algum húmus. Já vi que o método resulta, pois já consigo ver as árvores a crescer nesses locais. Mas isto resulta para mim porque assim semeio grandes quantidades, em pouco tempo e sem grandes preocupações.
Infelizmente tenho pouco tempo para tomar conta das árvores, senão faria como tu fazes que no fundo é algo semelhante ao meu método passado (parabéns já agora pela iniciativa e pelos resultados).
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu hoje ouvi uma notícia por alto, de um novo material de construção desenvolvido numa universidade portuguesa, com reciclagem de materiais de construção usados + água não potável + hidrogénio resultante num novo tipo de tijolo mais resistente e a metade do preço! Não encontro o link mas é fabuloso!

Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos

O plástico, por estar presente em diversos produtos que usamos em nosso dia a dia, pode ser considerado um dos grandes vilões quando falamos em descarte incorreto de materiais. Ao invés de ser encaminhado à reciclagem, grande parte do material é enviado a aterros sanitários, indo parar também nos oceanos, causando danos severos ao meio ambiente.

Leia mais: Plástico é reaproveitado para a construção de casas

Com o decorrer dos anos, os pedaços de plástico se fragmentam nos oceanos e, ao serem confundidos com alimentos, prejudicam a vida de todos os tipos de animais, desde seres microscópios até grandes peixes e aves. Para se ter ideia da gravidade do problema, segundo informações divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro deste ano, em 2050, é possível que os oceanos tenham mais resíduos de plásticos do que peixes.

http://www.condominiosverdes.com.br...e9AYl-QEYdJZoTJ7Fqd9HPvcPOmtq-oupV_GCoK_nCscs

@luismeteo3, seria esta notícia, que tinhas lido.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Tijolo é produzido a partir de plásticos retirados dos oceanos

O plástico, por estar presente em diversos produtos que usamos em nosso dia a dia, pode ser considerado um dos grandes vilões quando falamos em descarte incorreto de materiais. Ao invés de ser encaminhado à reciclagem, grande parte do material é enviado a aterros sanitários, indo parar também nos oceanos, causando danos severos ao meio ambiente.

Leia mais: Plástico é reaproveitado para a construção de casas

Com o decorrer dos anos, os pedaços de plástico se fragmentam nos oceanos e, ao serem confundidos com alimentos, prejudicam a vida de todos os tipos de animais, desde seres microscópios até grandes peixes e aves. Para se ter ideia da gravidade do problema, segundo informações divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro deste ano, em 2050, é possível que os oceanos tenham mais resíduos de plásticos do que peixes.

http://www.condominiosverdes.com.br...e9AYl-QEYdJZoTJ7Fqd9HPvcPOmtq-oupV_GCoK_nCscs

@luismeteo3, seria esta notícia, que tinhas lido.
Não é isso. Não tem nada a ver, mas parece muito interessante! O caminho futuro tem de ser este, reciclar + reciclar + reciclar + resíduos 0.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não é isso. Não tem nada a ver, mas parece muito interessante! O caminho futuro tem de ser este, reciclar + reciclar + reciclar + resíduos 0.

A noticia já é de 2016, mas sim de facto devemos de respeitar cada vez mais a políticas dos 3 R's.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Já não há espaço para outra política... o planeta não aguenta!

Portugal sobe sete lugares na pegada ecológica per capita

A organização ambientalista WWF coloca Portugal no 66.º lugar mundial em termos de pegada ecológica 'per capita', sete posições acima do lugar em 2016.

A organização ambientalista WWF coloca Portugal no 66.º lugar mundial em termos de pegada ecológica ‘per capita’, sete posições acima de 2016, mas aponta que o país ainda precisa de 2,19 planetas para “manter o atual estilo de vida”.

Os dados apresentados na edição deste ano do relatório Planeta Vivo referem-se a 2014, quando a pegada ecológica dos portugueses diminuiu, “uma possível consequência da crise económica que atingiu Portugal nesses anos”.

https://observador.pt/2018/10/30/portugal-sobe-sete-lugares-na-pegada-ecologica-per-capita/

Nós portugueses temos ainda muito que aprender, e muitos hábitos a mudar.