Biodiversidade

Tópico em 'Biosfera e Atmosfera' iniciado por psm 15 Nov 2008 às 20:50.

1. ClaudiaRM

ClaudiaRM
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    2 Dez 2009
    Local:
    Viseu
    Mas eu nunca achei que eram bicho mau nenhum. Só não as quero no mesmo sítio que eu!
    À vontade. Os apreciadores não têm de ser privados daquilo que apreciam apenas porque eu tenho um problema com aranhas. Nem elas têm culpa, coitadas. É a Natureza!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Conheço bem de perto esse projecto do vacaloura.pt, e é extremamente importante todo a informação que eles tem transmitido.
    Costumo fazer o registo anualmente, ou sempre que vejo de perto algum lucanídeo, neste plataforma.
    Já tenho agora em mente e o próximo projecto a construir até ao outono, será um abrigo, para toda a familia dos lucanídeos, e outros tipos de escaravelhos.

bluejay e MSantos gostaram disto.
  3. RStorm

RStorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Dez 2017
    Local:
    Montijo (18 m)
    A mim não me fazem impressão, aliás até acho os bichinhos lindos, apesar de já ter sofrido de aracnofobia durante a infância :p
    Acontece é que aqui no Montijo estou habituado a encontrar aranhas pequenas, agora quando vou a Pedrógão a conversa é outra: deparo-me com espécies "enormes" que nem fazia ideia que ocorriam em Portugal :lol:

João Pedro e Pedro1993 gostaram disto.
  4. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Ora essa, podes publicar o que tu quiseres. ;) Duvido que quando publicam fotos de cobras, também não exista aqui, alguém com fobia.

A minha fobia, depende da aranha, mas é um bicho com demasiado olhos e pernas. :lol: A aranha tipo aquela que chamamos de cavalos não me causa impressão.

Não devia contar isto, uma vez ia conduzir e apareceu uma aranha no tecto do carro, como ia sozinho, tive que manter a calma, encostei o carro na berma e peguei no pano que tinha no carro e matei ela contra o tecto, pensava eu que a bicha estava morta e começo a conduzir, vejo a bicha a andar no pano, porra ressuscitou abro o vidro e mando o pano janela fora e nunca mais vi o bicho e suspirei de alívio. :D

jonas_87, Pedro1993 e João Pedro gostaram disto.
  5. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Edward O. Wilson fala sobre Espanha, mas pode incluir toda Ibéria:

De ontem em Algendar (Menorca). Celastrina argiolus. Pico de abundância nestas semanas.

6. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Esta manhã voltei a ver alguns escaravelhos rinoceronte, mas já estavam mortos. Ultimamente tenho visto com alguma frequência abutres, esta manhã pude observar 4.

MSantos, magnusson73 e Pedro1993 gostaram disto.
  7. jpesilva

jpesilva
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Jul 2019
    Local:
    Porto
  8. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Passados mais de 4 anos, julgo que descobri o nome desta espécie. Penso tratar-se de um Cerambyx cerdo, uma espécie profundamente desconhecida no nosso país. Quatro anos depois, talvez já não exista:(, porque afinal trata-se uma espécie ameaçada/vulnerável e como se não bastasse uns anos depois fomos assolados por incêndios gigantescos. Foi um gosto tê-lo no meu quintal :hmm:

De qualquer modo li que é uma espécie protegida pela Diretiva Habitats como consta neste documento(http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/rn2000/resource/doc/rn-plan-set/inverteb/cer-cerdo), e de facto mais uma vez se refletirmos, as causas da vulnerabilidade parecem-me evidentes, o crescente número de incêndios, os desertos verdes de eucaliptal, as extensas malhas de pinhal e até outras áreas de monoculturas, nada têm contribuido para conservação de algumas espécies como esta. São estes pequenos grandes pormenores que colocam à vista a implacabilidade do Homem, no que toca à destruição das árvores autóctones, esta espécie precisa urgentemente de áreas de carvalhal, e isso não se consegue de um dia para o outro como é sabido. Acredito que esta seja uma das razões pela qual tão pouco se conhece desta espécie no nosso país.

#2888 Mr. Neves, 17 Jul 2019 às 01:55
    Última edição: 17 Jul 2019 às 08:02
  9. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Acho que é um escaravelho-rinoceronte. Luso, no passado dia 14.

Ainda ontem de manhã avistei mais um, aqui perto de casa, e bem mais desenvolvido que este, mas não levava nada para fazer uma foto.

10. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Sim diria que é um escaravelho rinoceronte femea, pois não tem o "corno" á frente, eu já fiz vários avistamentos mas foram sempre de machos.

MSantos gostou disto.
  11. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)

Um belíssimo exemplar, que nem mesmo caída no chão, se deixou morrer.

12. Gates

Gates
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Mar 2018
    Local:
    Francelos - Vila Nova de Gaia

O meu sapo de estimação.
    Quando cai chuva lá aparece ele num dos cantos do relvado cá de casa. Já tem pelo menos 8 anos...

13. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)

Seria uma boa ideia, para algumas cadeias de hipermercados portugueses adoptarem, e fazerem uma campanha de sensibilização ao mesmo tempo.

14. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    É uma boa ideia. Mas demasiado redutor, há muito mais insectos polinizadores, não são só que só as abelhas que polinizam! ;)

#2894 MSantos, 22 Jul 2019 às 09:08
    Última edição: 22 Jul 2019 às 09:40
    Pedro1993 e criz0r gostaram disto.
  15. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    C.Piedade/Belver/Porto
    Excelente iniciativa. Noto que já começa a existir uma sensibilização por parte da população relativamente a este grande problema. Oxalá isto se pudesse estender ao nosso País, visto que o uso de glifosatos e outros herbicidas perigosos, continuam a ser a ordem do dia.

João Pedro e Pedro1993 gostaram disto.

Partilhar esta Página