Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não deixa de ser extraordinário ver esses animais a passearem-se num dos locais com uma das maiores densidades populacionais do país. Parecem-me exemplares de porco vietnamita. Já tinha conhecimento da sua existência em Espanha, pelos vistos também estão presentes em Portugal. É uma espécie que pode acasalar com o javali e produzir exemplares híbridos. Acaba por ser uma ameaça ao património genético da população de javalis da península.

Pois também já tinha ouvido falar disso em tempos, agora os javalis vão-se aproximando das praias, das cidades, e consequentemente das pessoas, o que vai criando o hábito neles e deixam de ter medo dessa mesma aproximação, mas não que com isto dizer que as pessoas devem de se aproxiamar demasiada, pois não deixam de ser uma animal selvagem, e nunca se sabe qual será a sua abordagem, e no caso de ser femeas, com crias, ficam ainda mais agressivas.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Começou há dias a caça à rola-brava, espécie quase extinta em Portugal. Desde os 12 anos de idade que não oiço nem vejo uma rola-brava.

As causas do desaparecimento da espécie são múltiplas. Entretanto a rola-turca proliferou nos meios urbanos e semi-urbanos a partir da década de 90, sendo já considerada uma praga em alguns locais.

Creio que se justifica a proibição da caça à rola, mas a medida não terá muito efeito se outros países europeus e africanos não seguirem o mesmo exemplo, a começar por Espanha e por Marrocos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Começou há dias a caça à rola-brava, espécie quase extinta em Portugal. Desde os 12 anos de idade que não oiço nem vejo uma rola-brava.

As causas do desaparecimento da espécie são múltiplas. Entretanto a rola-turca proliferou nos meios urbanos e semi-urbanos a partir da década de 90, sendo já considerada uma praga em alguns locais.

Creio que se justifica a proibição da caça à rola, mas a medida não terá muito efeito se outros países europeus e africanos não seguirem o mesmo exemplo, a começar por Espanha e por Marrocos.

Pois é, já foi um bom terem restringido a caça á rola-brava, mas se a tivessem proibido de vez, não farial mal algum, mas depois lá está é um problema que não depende só de Portugal, pois são aves migradoras, e nos países africanos, como Marrocos, não existe qualquer tipo de legislação e civismo, comem-nas em petiscos, principalmente.
Já á muto tempo que eu andava a dizer que era preciso existir esta restrinção ou mesmo a sua proibição, mas toda a gente faz "orelhas moucas", até que foi preciso sairem os resultados dos censos, para verem que o cenário era negro.
Eu tenho uma pena de em 26 anos, nunca ter visto um exemplar de rola-brava, e sempre vivi, no campo, mas parece que vai assim continuar, infelizmente.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Acho que acabou de me entrar em casa uma vespa velutina. Estava na cozinha e entrou completamente desorientada uma coisa que primeiro me pareceu uma abelha mas maior, mais alongada. Odeio insectos e fiquei logo a tremer que nem varas verdes. Na altura nem me passou pela cabeça o que pudesse ser. Só não queria que eu ou os gatos fossemos picados pelo que tentei fazê-la sair pela varanda da cozinha. Uma boa meia hora nisto. Fui buscar um pano, depois a vassoura e dei-lhe umas vassouradas (de longe!) para a tentar enxotar para a rua mas nada. Lembrei-me de ir ver se tinha Raid e dei-lhe uma bufadelas daquela bodega. Ficou ainda mais desorientada e caiu para trás do microondas onde lhe despejei metade do recipiente de Raid em cima. Depois fui buscar o aspirador de mão, aspirei a coisa 'monstruosa', despejei o aspirador na sanita e puxei o autoclismo. Estava a tentar acalmar-me (já disse que odeio insectos?) e lembrei-me daquele desgraçado que morreu picado por uma vespa velutina. Toca de googlar imagens e era tal e qual! Será possível ou eu estou completamente louca?
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Era isto, tal e qual. Estas asonas enormes quase do comprimento do corpo. E fazia um barulho quando estava a voar desorientada(o)...

EQJ9akI.jpg
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Era isto, tal e qual. Estas asonas enormes quase do comprimento do corpo. E fazia um barulho quando estava a voar desorientada(o)...

EQJ9akI.jpg

É mesmo a vespa asiática, infelizmente tem proliferado a um ritmo alucinante, e agora está neste momento em força pelo ribatejo, tem sido destruídos dezenas de ninhos primários e secundários, alguns deles estão dentro das caixas dos estores, a mais de 12 metros de altura, o que dificulta e muito na sua remoção.
E o futuro sobre a convivencia com esta vespa, não prevejo que seja fácil, os apicultores tem lutado, com tudo o que tem á mão, para reduzir pelo menos os seus individuos, ou para matar a rainha.
Compreendo a tua fobia, com insctos, e mais ainda com a vespa velutina, mas é preciso calma nestas situações.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e frederico

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
É mesmo a vespa asiática, infelizmente tem proliferado a um ritmo alucinante, e agora está neste momento em força pelo ribatejo, tem sido destruídos dezenas de ninhos primários e secundários, alguns deles estão dentro das caixas dos estores, a mais de 12 metros de altura, o que dificulta e muito na sua remoção.
E o futuro sobre a convivencia com esta vespa, não prevejo que seja fácil, os apicultores tem lutado, com tudo o que tem á mão, para reduzir pelo menos os seus individuos, ou para matar a rainha.
Compreendo a tua fobia, com insctos, e mais ainda com a vespa velutina, mas é preciso calma nestas situações.

Ia-me dando uma coisa e só me lembrei do que pudesse ser depois de me ter livrado dela. No ano passado houve aqui um ninho delas bem em frente a uma das minhas varandas. Mal queria acreditar quando pesquisei e me apercebi que era aquilo.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
É mesmo a vespa asiática, infelizmente tem proliferado a um ritmo alucinante, e agora está neste momento em força pelo ribatejo, tem sido destruídos dezenas de ninhos primários e secundários, alguns deles estão dentro das caixas dos estores, a mais de 12 metros de altura, o que dificulta e muito na sua remoção.
E o futuro sobre a convivencia com esta vespa, não prevejo que seja fácil, os apicultores tem lutado, com tudo o que tem á mão, para reduzir pelo menos os seus individuos, ou para matar a rainha.
Compreendo a tua fobia, com insctos, e mais ainda com a vespa velutina, mas é preciso calma nestas situações.

Com o país recheado de ruínas, casas devolutas, armazéns abandonados, prevejo uma luta difícil.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Com o país recheado de ruínas, casas devolutas, armazéns abandonados, prevejo uma luta difícil.

É verdade, nesse caso pode-se dizer o mesmo dos pombos nas cidades, pois é nesse mesmos locais que eles nidificam.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
É mesmo a vespa asiática, infelizmente tem proliferado a um ritmo alucinante, e agora está neste momento em força pelo ribatejo, tem sido destruídos dezenas de ninhos primários e secundários, alguns deles estão dentro das caixas dos estores, a mais de 12 metros de altura, o que dificulta e muito na sua remoção.
E o futuro sobre a convivencia com esta vespa, não prevejo que seja fácil, os apicultores tem lutado, com tudo o que tem á mão, para reduzir pelo menos os seus individuos, ou para matar a rainha.
Compreendo a tua fobia, com insctos, e mais ainda com a vespa velutina, mas é preciso calma nestas situações.

A Vespa velutina é de facto um grande problema e em expansão. Na minha zona do Sul do Ribatejo ainda não vi nenhuma, mas mais tarde ou mais cedo vão acabar por chegar. :unsure:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A Vespa velutina é de facto um grande problema e em expansão. Na minha zona do Sul do Ribatejo ainda não vi nenhuma, mas mais tarde ou mais cedo vão acabar por chegar. :unsure:

Aqui já foram detectados pelo menos 10 ninhos, no concelho de Torres Novas, e também em algumas freguesia do concelho de Santarém.
Já que não a conseguimos erradicar de vez, pelo menos temos de a coseguir controlar.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por falar em espécies invasoras, há quem diga que existem peixes gato gigantes em Montargil (e já há algum tempo).
Provavelmente até já existiram peixes semelhantes em Portugal (ainda que num passado distante), mas pouco se sabe sobre as consequências da presença desta espécie em alguns dos nossos ecossistemas aquáticos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por falar em espécies invasoras, há quem diga que existem peixes gato gigantes em Montargil (e já há algum tempo).
Provavelmente até já existiram peixes semelhantes em Portugal (ainda que num passado distante), mas pouco se sabe sobre as consequências da presença desta espécie em alguns dos nossos ecossistemas aquáticos.

Pois também já houve registo de alguns peixes gato, no rio Tejo, com alguns 80 quilos e vários metros de comprimento, este tipo de peixes invasores, acabam por colocar em risco as nossas espécies de peixes autóctones, podendo reduzir as suas populações rapidamente.
E o mesmo se passa em relação ás tartarugas exóticas vendidas nas lojas, muito pequenas, e depois acabam por crescer, e já não cabem nos aquários, e as pessoas descartam-se delas, para as charcas, ou barragens.

Pescador desportivo captura peixe com mais de 30 quilos no Tejo

https://www.rederegional.com/index.php/sociedades/21461-pescador-desportivo-captura-peixe-com-mais-de-30-quilos-no-tejo
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)