Dan
Moderação
Pode parecer estranho, mas aqui na minha zona sempre ouvi chamar a esta espécie de Vaca Loura. Não sei dizer o motivo porque pelos vistos Vaca Loura é um escaravelho que nada tem a ver com esta espécie.Há umas semanas também vi um exemplar perto de Coruche. Esta espécie tem um curioso nome vernáculo, o Arrebenta-bois!
Pode parecer estranho, mas aqui na minha zona sempre ouvi chamar a esta espécie de Vaca Loura. Não sei dizer o motivo porque pelos vistos Vaca Loura é um escaravelho que nada tem a ver com esta espécie.
Espécie muito comum, agora nesta altura e durante o verão vejo várias na estrada quando faço caminhadas.
Por aqui os arrebenta-bois são muito comuns agora em abril e maio. Lucanus cervus, nunca vi por aqui, mas já vi um num bosque mais para o litoral. Um escaravelho que é relativamente comum por estas bandas é o escravelho-rinoceronte, mas mais para o mês de junho.
Atenção Algarvios:
Dia da Biodiversidade assinala-se em Lagoa durante uma semana
Com atividades formativas e informativas.barlavento.sapo.pt
Frases como: "vi um pomar de laranjeiras de 100 hectares que foi todo arrancado sabe-se lá para fazer o quê" ou "Onde antes se semeava milho, onde cresciam prados e se produziam silagens" é mesmo de quem vive alienado da quebra de precipitação no sudoeste na última década, e não vive nem depende da agricultura.Desastre ambiental de proporções únicas no país. Zona protegida, só para rir. Nem o sudoeste vamos conseguir deixar aos nossos filhos e netos.
Destruição de habitats, envenenamento de solos e linhas de água, perda irreparável de biodiversidade.
E por último, todo aquele plástico vai degradar-se, fragmentar-se e acabar no oceano.
A “imensidão” de habitats na costa do Sudoeste alentejano está coberta de plástico
Falta água, há novas explorações agrícolas debaixo de plástico. Chegam quase até às arribas, em plena zona protegida. A fauna e a flora ressentem-se. Como vai Odemira proteger a sua costa selvagem?www.publico.pt