Biodiversidade



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Finalmente a razão a vir ao de cima.

Por acaso alguém aqui do fórum já andou (é mesmo "andar", não é passar de automóvel ) pelos caminhos da Serra de Sintra e presenciou os crimes ambientais que por lá estão a ser cometidos a coberto desta absurda lei ? Faz algum sentido abrir faixas de vários metros em trilhos e caminhos onde nem sequer há trânsito de veículos comuns, por exemplo??
Sabem o que acontece quando se faz isso? Transformam a floresta em ilhas e por entre as ilhas passa o vento que vai destruindo as árvores que cresceram sustentadas em conjunto mas não estão preparadas para ficarem sem apoio na periferia das ilhas. Cada vez alargam mais os caminhos e as faixas desarborizadas e vulneráveis, sob a paranóia desta lei. Este é apenas um exemplo. Mas não me vou cansar a dar relatos de outros problemas que cada vez mais estão a surgir devido a esta lei e ao "ódio" que em geral grassa neste país contra as árvores que não dão lucro, sobretudo imediato.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Finalmente a razão a vir ao de cima.

Por acaso alguém aqui do fórum já andou (é mesmo "andar", não é passar de automóvel ) pelos caminhos da Serra de Sintra e presenciou os crimes ambientais que por lá estão a ser cometidos a coberto desta absurda lei ? Faz algum sentido abrir faixas de vários metros em trilhos e caminhos onde nem sequer há trânsito de veículos comuns, por exemplo??
Sabem o que acontece quando se faz isso? Transformam a floresta em ilhas e por entre as ilhas passa o vento que vai destruindo as árvores que cresceram sustentadas em conjunto mas não estão preparadas para ficarem sem apoio na periferia das ilhas. Cada vez alargam mais os caminhos e as faixas desarborizadas e vulneráveis, sob a paranóia desta lei. Este é apenas um exemplo. Mas não me vou cansar a dar relatos de outros problemas que cada vez mais estão a surgir devido a esta lei e ao "ódio" que em geral grassa neste país contra as árvores que não dão lucro, sobretudo imediato.


No Parque Natural de Montesinho está acontecer o mesmo. Na sexta-feira passada fui até à aldeia de Montesinho e à barragem da serra Serrada com o intuito de ver e fotografar neve. Fiquei incrédulo ao ver o cenário na estrada que vai do cruzamento do Portelo até à aldeia de Montesinho. Estão a abrir faixas de vários metros dos dois lados da estrada. Era uma panóplia de maquinaria pesada pela estrada a fora e muitas árvores no chão. Eu até disse em jeito de desabafo para a minha esposa que hoje em dia temos o instituto da destruição da natureza e biodiversidade.
Passamos do extremo de não fazer nada para o extremo de destruir tudo.
Já cheguei ao ridículo de ver figueiras e nogueiras cortadas por causa desta lei.
 

Devas

Cumulus
Registo
23 Jul 2017
Mensagens
175
Local
Bragança/Tomar/Leiria
Para atestar que esta lei na faz sentido nenhum deixo aqui um artigo do JN de 10 de dezembro de 2023 sobre um estudo da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Primeiro registo gráfico de um exemplar vivo de chacal-dourado (Canis aureus) em Ibéria. Limite das províncias de Burgos e Álava




A menos que haja uma surpresa, a espécie acabará por chegar também a Portugal.


Segundo registo gráfico oficial do chacal-dourado (Canis aureus) na Ibéria. Província de Saragoça, perto da cidade.



 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Biodiversidade na flora, pela Serra da Carregueira, Belas, Sintra.

Deixo aqui alguns marcos fotográficos do meu passeio pela "mata" de Belas, numa zona circundante à Quinta das Águas Livres (com porções do aqueduto em bom estado), a sul da serra de Casal de Cambra, ladeado pela Unidade Especial da Polícia a nascente, e o vale da ribeira de Belas a poente.

Contexto geográfico:

1710286669750.png


1. Cardo (Galactites tomentosus)

geeCdK6.png


2. Alguém precisa de cortiça? :hehe:
Sobreiro (Quercus suber)

ZT0RYHw.png


3. Azulzinha? Erva das sete-sangrias? Outro?
Na foto parece roxa mas era mais azul.

WBjUgTW.png


4. Tojo (Ulex europeaeus)

kPf3wC3.png


5. Abrótea (Asphodelus ramosus)

915QrOM.png


6. Soagem ou língua-de-vaca (Echium plantagineum)

AfdQKe1.png


7. Mamona (Ricinus communis)
Invasora!

WqyjO36.png


8. Rosmaninho (Lavandula stoechas)

af0Sidi.png


Apesar da diversidade, toda a mata é muito composta pelo inimigo número 1: eucalipto.
 
Última edição:

Neves89

Cirrus
Registo
26 Abr 2019
Mensagens
85
Local
Lomba, Gondomar
Estive hoje pela praia do torrão da lameira em ovar e pude observar que no areal nas dunas andavam lá muitos bichinhos destes cujo o nome não sei, mas o que mais me impressionou foi a rapidez com que ingeriu um mosquito morto que tinha mesmo tamanho que ele. Já agora quem souber o nome do animal agradeço :)
 

Attachments

  • 20240317_141320.jpg
    20240317_141320.jpg
    238.5 KB · Visto: 14
  • 20240317_141341.jpg
    20240317_141341.jpg
    259.3 KB · Visto: 14