Biodiversidade

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
http://pixdaus.com/pics/1263231436NmQhfPD.jpg

Garrano negro.
Testes genéticos em ossos de cavalos selvagens ibéricos, revelaram que na P. Ibérica, além de terem existido cavalos selvagens baios, também existiram cavalos selvagens negros.

Quanto ao leirão-cinzento, o que é preciso é mais e concertado trabalho de campo, pois quase certamente existe no Gerês.
O último estudo que vi, feito no Gerês, confirmava isso mesmo.


portugalapesoajo003.jpg


No me extraña.

En España existen dos razas de caballos muy antiguas, en el Norte país. Muy diferentes de los caballos andaluces, y en ambos casos el único color que tienen es el negro.
Una de las razas se le admite una "estrella" blanca en la frente.

CABALLO ASTURCÓN (montañas de ASTURIAS). Ya hablaban de él los romanos.

http://es.wikipedia.org/wiki/Asturcón_(caballo)

CABALLO DE LOSA, o CABALLO LOSINO. (Castilla Vieja, el lugar donde se originó Castilla, la actual provincia de BURGOS). Únicamente hay un grupo de unos 150 caballos.

http://www.caballolosino.es/
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Garrano, Losino, Asturcón, Jaca, Caballo Gallego, Potoka, entre outros, são exemplos de raças muito primitivas ibéricas, desde o Noroeste até ao Nordeste. A reconstrução, do cavalo selvagem ibérico local, é perfeitamente possível, bastando realizar um bom trabalho de selecção genotípica e fenotípica.

E atenção, que relativamente ao estudo de que falei, apenas foram analizados os ossos de cavalos selvagens ibéricos de uma região ( na Cantábria).
Claro que em outras regiões, podem ter havido cavalos com pelagens diferentes em proporções distintas. Uma das que provavelmente, pode ter existido também, foi a «Appaloosa» ou «Leopard spotted coat»! Sim, esta pelagem foi confirmada através de testes genéticos e assim confirma a veracidade de algumas pinturas rupestres em França.
A possibilidade de terem existido cavalos assim também na P. Ibérica, prende-se com facto de algumas raças de origem ibérica, terem mantido esse genótipo e fenótipo.
Esta pelagem, que parece doméstica à primeira vista, era mais útil nas fases glaciares do Pleistoceno. Boa parte do norte da Peninsula ( sobretudo nas montanhas) estava coberta por neve, durante uma boa parte do ano. Em alguns locais, até durante todo o ano.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Deixo-vos aqui estas imagens de espécies com as quais me deparei num passeio no Gerês, no dia 28 de outubro.

No caminho entre a barragem de Vilarinho das Furnas, estes animais estavam a deleitar-se com o sol outonal ao fim da tarde.
Dúvidas:
- que espécie de rã é esta? Será uma rela? Tem apenas cerca de 1 cm de comprimento;
- Que espécie de víbora é esta? Será uma víbora (de seoane)? Aparentemente é um juvenil e com cerca de 30 cm de comprimento.

O tritão é juvenil; a mão é do meu filho de 5 anos...;) E sim, ficou bem e "vivinho da silva":D
Este meu filho é especialista em apanhar lagartixas, aranhas, centopeias, gafanhotos, caracóis, rãs (que colecciona, ora numa espécie de aquário ora numa pequena piscina tomando banho com elas - no verão!), formigas, escaravelhos, lagartas, minhocas, etc., etc.. Já o mais novo vai no mesmo caminho:pray::pray::pray:


tritaomao.jpg


tritao.jpg



sapoa.jpg



gafanhoto.jpg



cabecacobra.jpg


cobra2j.jpg


cobrasg.jpg

Ora bem, deixo aqui a identificação dos animais fotografados.

Tritão-de-ventre-laranja (Triturus boscai)
sapo-comum (Bufo bufo)
Gafanhoto-de-asas-azuis (Oedipoda caerulescens)
Cobra-de-água-de-colar (Natrix natrix)
espero ter ajudado:)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Lontra saiu do mar e sentou-se numa esplanada da Foz do Porto
24.01.2012

Uma lontra apareceu hoje, por volta das 12h30, numa praia da Foz, no Porto, deslocou-se até uma esplanada próxima e regressou pouco depois ao seu meio natural.

Fonte da Polícia Marítima disse à Lusa que apesar das tentativas não foi possível apanhar o animal, “aparentemente saudável”, que acabou por conseguir fugir.

Ilda Martins, que testemunhou esta incursão da lontra marinha pelas praias do Porto, contou à Lusa que o mamífero “saiu do mar, deslocou-se até à esplanada da Pizza Hut e sentou-se numa cadeira”.

Contudo, acrescentou a testemunha, o animal pouco usufruiu da beleza natural da zona, uma vez que com a chegada da Polícia Marítima e dos muitos curiosos que se foram juntando acabou por fugir.
http://www.publico.pt/Local/lontra-saiu-do-mar-e-sentouse-numa-esplanada-da-foz-do-porto-1530496
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Muito bom, que pena não haverem mais documentários sobre a fauna da Ibéria. Ou mesmo Europa no geral. Já não aguento mais documentários sobre leões no Serengueti :angry:

No outro dia vi uma série tipo Wild Russia. Muito boa também.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
^^

Muito bom, que pena não haverem mais documentários sobre a fauna da Ibéria. Ou mesmo Europa no geral. Já não aguento mais documentários sobre leões no Serengueti :angry:

No outro dia vi uma série tipo Wild Russia. Muito boa também.

:lmao::lmao::lmao:

Es verdad, yo también estoy cansado de los documentales de leones.

Ya se por donde va a escapar la cebra. Ya se que gacela va a ser cazada por el leopardo: veo 100 gacelas y ya se que gacela va a morir.

Por veces estoy por pensar que es una actuación de teatro, siempre el mismo león, la misma cebra, el mismo leopardo, la misma gacela, etc......

Y también fico cansado das imagenes dos ñus (os que parecen touros delgados), cuando estao a pasar o río onde fican os cocodrilos a espera de que os ñus crucen e podan cazar algunos.

Eu por veces estou a pensar en que acontecería de fazer un ponte sobre o rio onde os ñus podan cruzar sen perigro. Estou a imaginar os cocodrilos no rio olhando para eles sen poder apanhar nenhumo. Ibamos reir. :lol::lol::lol:
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Será que a qualidade da agua do Tejo está tão melhor?
Ainda se vê muito esgoto...algum tratado, outro não...depois há o problema do rio Trancão, que drena uma area metropolitana enorme e recebe todo o tipo de porcarias..

O resultado de dezenas de anos de destruição do Estuário são as lamas toxicas que ainda estão nos sedimentos, a contaminação biológica dos sapais...a destruição das ostreiras que filtravam as aguas...

Ainda estamos a milhas de ter um Tejo saudavel..mas devagar devagarinho talvez se chegue lá.

O futuro deste pais depende da conservação dos recursos, temos muitos e bons recursos que precisam de ser revitalizados e muito bem geridos e cuidados.
Se um dia a nossa salvação for apenas o que temos, agradeceremos ás gerações anteriores por terem feito um esforço para anular os erros que foram cometidos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,212
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)