Biodiversidade

Gates

Cumulus
Registo
16 Mar 2018
Mensagens
282
Local
Francelos - Vila Nova de Gaia
https://www.publico.pt/2021/05/22/l...nseguiram-primeira-nidificar-portugal-1963618


Flamingos conseguiram pela primeira vez nidificar em Portugal
As aves escolheram áreas protegidas para efectuar a postura. O ICNF acredita que haja um considerável número de ninhos nos locais de nidificação onde em breve os ovos vão eclodir.

Vigilantes da Natureza e técnicos do Centro de Estudos de Migrações e Protecção de Aves (CEMPA) do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., (ICNF) confirmaram, pela primeira vez, a existência de duas colónias de flamingos (Phoenicopterus roseus) a nidificar em duas áreas protegidas sob a gestão do ICNF.

Através de comunicado, enviado na noite de ontem, o ICNF recorda que em 2010 houve “uma primeira tentativa de nidificação da espécie mas sem sucesso”, apesar de nos últimos anos, a população de flamingos ter aumentado em Portugal, “inclusive em muitas zonas húmidas onde antes era pouco observada”.

Contudo, apesar do aumento significativo, esta espécie tão procurada por tantos investigadores e visitantes, continuava sem nidificar no nosso país, observa o ICNF, salientando que as razões científicas para que a situação se alterasse ainda “não são conhecidas”.


Com base na observação feita pelos Vigilantes da Natureza e técnicos do Centro de Estudos de Migrações e Protecção de Aves (CEMPA) do ICNF, é possível constatar um aumento das áreas de alimentação e repouso desta espécie em Portugal, acompanhado pela diminuição da actividade humana devida às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Para além das razões identificadas, é do conhecimento da comunidade científica que os locais onde os flamingos se reproduzem estão a sentir os efeitos da seca, desde há vários anos.

O ICNF estima que haja nos locais de nidificação um número “considerável de ninhos nas duas colónias” admitindo que “muito em breve” se possa assistir à chegada dos primeiros juvenis nascidos em território nacional.

Pela sensibilidade do momento, aquele organismo lembra a importância de não perturbar as áreas escolhidas por esta espécie para nidificar, pois em breve “os ovos vão eclodir” e será então possível acompanhar o crescimento dos pequenos flamingos.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um chapim azul que tem um ninho nesta sebe, mesmo em frente à minha janela.
22091612_S0IeM.jpeg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais algumas feitas em Azinhoso:

nlQhOOL.jpg



oO3fAM9.jpg


rzRNxI1.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Também fotografado em Azinhoso.

O pássaro é muito comum, mas apanhá-lo com o jantar no bico já não é muito frequente :D

r4A3ypF.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais duas, estas feitas hoje em Azinhoso.

Não sei por onde tinha andado, mas este amigo estava completamente "despenteado" :D

5SS9xCE.jpg



jUzt0UR.jpg
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Mais duas, estas feitas hoje em Azinhoso.

Não sei por onde tinha andado, mas este amigo estava completamente "despenteado" :D

5SS9xCE.jpg



xWB8VBK.jpg

Boas fotos!:thumbsup:

A primeira é um rabirruivo-preto juvenil (Phoenicurus ochruros)

A segunda é uma Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas fotos!

A primeira é um rabirruivo-preto juvenil (Phoenicurus ochruros)

A segunda é uma Escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus)
Boas,

Tenho visto uma ave parecida com o rabiruivo, todo preto parece-me... De início pensei que fosse um melro, mas o cantarolar diferenciado e com uns sons bem engraçados e diferenciados deixaram-me reticente, parece que tem ninho no telhado dos meus sogros.. Alguém me consegue ajudar a decifrar qual será a ave?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas,

Tenho visto uma ave parecida com o rabiruivo, todo preto parece-me... De início pensei que fosse um melro, mas o cantarolar diferenciado e com uns sons bem engraçados e diferenciados deixaram-me reticente, parece que tem ninho no telhado dos meus sogros.. Alguém me consegue ajudar a decifrar qual será a ave?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Sem foto é difícil! Mas se faz ninho no telhado e é maioritariamente preto e se já descartaste a hipótese melro, é provável que seja rabirruivo mesmo. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mais três fotos de hoje aqui em Azinhoso, na zona da Ponte Romana a cerca de 2.5 km da Aldeia.

Simpática cobra ( cobra de escada - Rhinechis scalaris ou Elaphe scalaris ) a saír de um buraco:

RC3eBNw.jpg




2u8CDMX.jpg



Hora do Lanche :D


FmmS3eR.jpg
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Sem foto é difícil! Mas se faz ninho no telhado e é maioritariamente preto e se já descartaste a hipótese melro, é provável que seja rabirruivo mesmo. :D
Parece um pouco mais pequeno que um melro, o mais estranho é os vários cantos que faz e bastante diferenciados

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Parece um pouco mais pequeno que um melro, o mais estranho é os vários cantos que faz e bastante diferenciados

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Deverá ser um estorninho-preto (Sturnus unicolor). ;)