Biodiversidade

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta manhã em Azinhoso @ 600 m com o teleconversor 1.4x - 840 mm * 1.6 igual a 1344 mm.

hmoWt95.png
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Hoje junto ao Rio Guadiana, na zona de Elvas, deparo-me com este pássaro sobre as ruínas da Ponte da Ajuda. Difícil de acreditar, mas a mim não me parece outra coisa senão uma gaivota. :lol: Confirmam?
GKCtQak.jpg

0O9O7yN.jpg
 
Última edição:

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Hoje junto ao Rio Guadiana, na zona de Elvas, deparo-me com este pássaro sobre as ruínas da Ponte da Ajuda. Difícil de acreditar, mas a mim não me parece outra coisa senão uma gaivota. :lol: Confirmam?
GKCtQak.jpg

0O9O7yN.jpg
Sim, é uma gaivota. O ângulo não é dos melhores, mas parece-me uma gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus). Não é incomum haver uma ou outra gaivota junto a barragens do interior...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Sim, é uma gaivota. O ângulo não é dos melhores, mas parece-me uma gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus). Não é incomum haver uma ou outra gaivota junto a barragens do interior...
Pois, segundo a informação presente neste site pode ser observada também no interior do país junto a rios e albufeiras, sendo que no Alentejo, a zona da Barragem do Caia é uma das referidas. Não fazia ideia e nunca tinha visto tal espécie por estes lados, daí ter achado estranho.
Obrigado!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)

Elevada mortalidade pode deixar amêijoa da Ria Formosa em perigo de extinção.​



Ontem, deu uma reportagem/investigação na CMTV sobre a mortalidade da amêijoa, mas não é só essa espécie que morre, as ostras também estão a morrer, só por acaso, não foram ao cerne da questão e lá veio à baila as alterações climáticas, tudo o que passa são elas as culpadas. Os anos seguidos duma ETAR em má funcionamento, mais os esgotos directos para a Ria, mais o assoreamento da barra da Armona, mais o molhe na barra Faro/Olhão que até à exitnção da Junta Autónoma dos Portos do Sotavento Algarvio tinham uma draga que tiraram a areia e que impedia a livre circulação das águas na Ria, será mesmo que a culpa é das alterações climáticas ou da forte poluição que existiu anos a fio na Ria, curioso é que toda a zona ribeirinha de Olhão que é designada por Olhão 3 e que podem consultar essa informação nos relatórios que o IPMA publica na secção dos bivalves, essa mesma zona está proibida e classificada como classe C que significa proibida e há vários anos que está classificada assim.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Hoje vi as primeiras andorinhas-dos-beirais aqui por Azambuja, nunca tinha visto andorinhas tão cedo! :eek:

Outra coisa... Este ano continuo a ter mosquitos a entrar-me em casa, isto em Janeiro! Sem frio, essa bichesa que costuma dar algum alivio no Inverno, este ano não desarma aqui na margem das lezírias dos Tejo. :mad:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Hoje vi as primeiras andorinhas-dos-beirais aqui por Azambuja, nunca tinha visto andorinhas tão cedo! :eek:

Outra coisa... Este ano continuo a ter mosquitos a entrar-me em casa, isto em Janeiro! Sem frio, essa bichesa que costuma dar algum alivio no Inverno, este ano não desarma aqui na margem das lezírias dos Tejo. :mad:

Por aqui o Inverno também não os aniquilou. Continuam a resistir. Sinais dos tempos...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje vi as primeiras andorinhas-dos-beirais aqui por Azambuja, nunca tinha visto andorinhas tão cedo! :eek:

Outra coisa... Este ano continuo a ter mosquitos a entrar-me em casa, isto em Janeiro! Sem frio, essa bichesa que costuma dar algum alivio no Inverno, este ano não desarma aqui na margem das lezírias dos Tejo. :mad:

Por aqui o Inverno também não os aniquilou. Continuam a resistir. Sinais dos tempos...

Confirmo. Mesmo aqui no cimo dos montes, Póvoa de Santa Iria, são nuvens de pequenos mosquitos que pairam sobre nós e picam mesmo. São especialmente visíveis nas duas horas antes do pôr-do-sol, em contra-luz. Também já entraram em casa, e esses não são pequenos.