Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Macho de Lucanus cervus num jardim de Braga hoje à tarde:
20250618_122416.webp

Outro mais pequeno estava nas redondezas:

Última edição:
No mesmo jardim (as fêmeas já tinham conseguido furar a casca do carvalho e o macho estava a tirar proveitto disso (para assim aceder à seiva e às cópulas):

As pinças do macho não servem para furar a casca e aceder à seiva, mas antes para lutar com outros machos.
As pinças das fêmeas, mais curtas mas muito fortes é que conseguem fazer o trabalho duro de abrir a casca.
Duas fêmeas estavam a beber seiva e o macho aproveitou para copular com uma delas.

Última edição:
Papilio machaon (Borboleta cauda-de-andorinha).

Também é raro vê-la por aqui, mas avisto sempre todos os anos uma ou duas.
Eu juro que não via um exemplar destes à tantos anos. Foi uma bela surpresa.
Quando era criança em Tomar via destas todos os anos, provavelmente 1 ou 2 exemplares como tu.

Não fazia ideia que essa espécie se tivesse tornado tão rara. Por aqui ainda se vai vendo com alguma frequência.
Pelo menos por aqui.
O normal por aqui são as borboletas brancas, 2 espécies as pequeninas e as maiores a borboleta branca da couve, as castanhas sarimpiintadas, desculpa não sei os nomes científicos, tenho de pesquisar, aparece poucas vezes a borboleta branca de asa-delta, e mais raramente, também apareceu hoje, aquela de cor de limão, e no inverno aparece outra que eu já partlhei por aqui, com asas pretas, vermelho e pintas brancas, se não me falha a memória. Tenho de pesquisar e fazer uns registos.

Há uns bons 10 anos, na beira baixa, na ribeira do Paúl, vi uma espécie de borboleta muito pequena, que nunca tinha visto, era branca azulada, e não ultrapassava os 15mm de envergadura.
Cheguei a tirar fotos, mas perdi-as, tlm antigo. Outro avistamento surpreendente na ribeira foi umas lesmas gigantes, cerca de 10cm.

No Gerês havia imensas dessas lesmas "gigantes".
A borboleta de 15mm com essas cores não conhecia, mas em Sintra, na Serra, e muito raramente aqui, encontrava uma desse tamanho, talvez um pouco maior mas não mais de 3 cm:

RS_20120331_2532c.webp

Foto de 31 de Março 2012, zona da Malveira da Serra/Cabeço do Vento.

Estou indeciso entre ser uma Lysandra bellargus ou Polyommatus bellargus, mas estes nomes parece que se referem à mesma espécie. Este era um macho ( a fêmea é cor de chocolate, surpreendentemente bastante diferente). Um nome popular é Adonis azul (Adonis blue) ou Niña celeste, pelo que pude ler na Wiki.

Última edição: