Bioluminescência em Portugal



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
dos que voam é um parque muito arborizado e a luz é daquelas de sódio fraquinhas, a verdade é que eles são atraídos por luzes daí existirem predadores que usam luz para os enganar, uma maneira de os apanhar é com uma lanterna ligando e desligando

Obrigado pelos detalhes.

Segundo o que tenho observado (ao longo dos anos), os pirilampos são atraídos apenas por certas luzes e dentro de certas intensidades. Eventualmente as luzes de que falas, deviam estar com uma intensidade certa para eles.

Sim, sei que os Luciola podem ser atraídos por flashes luminosos. Até a luz do alarme de um automóvel pode atraí-los.

Mas normalmente apenas permanecem durante um bocado junto a estas luzes, pois passado um bocado, afastam-se rapidamente (embora nem sempre seja assim).



Os efeitos negativos do excesso de iluminações artificiais, na vida dos seres bioluminescentes, normalmente devem-se a outras razões (uma delas, é que dificultam a visibilidade para a comunicação por sinais luminosos num local que supostamente devia ser escuro).
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Tinha a luz sempre acesa, estava poisado e eram 23.00

Obrigado.

As hipóteses é que tanto podia ser do género Lamprohiza (talvez L. mulsanti):

2zoaik2.png


24g128o.jpg


7347650296_028c5aba40_z.jpg



Ou do género Lampyris:


070608-221129.jpg


LIHE0002_Fernando+Barragan_Hembra+de+Lampyris+iberica_reucida.JPG



E Nyctophila (menos provável):

609256633_33938fbcbf.jpg



Existem mais hipóteses, mas estas são as mais prováveis, especialmente a primeira e a segunda.
 
  • Gosto
Reactions: james

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Então e têm havido mais avistamentos?

As espécies de verão já estão em alta.

Aqui pela minha zona tem dezenas deles. Tenho-os observado praticamente todos os dias desde há cerca de dois meses.

Só não sei qual é a espécie. São pequenos e emitem luz a voar.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Em Óbidos juntam-se às dezenas durante em Junho (possivelmente época de acasalamento?) sendo bem visíveis ao anoitecer dos dias sem vento.

Resido na Lousã à 17 anos e ainda não tive o privilégio de ver aqui um (mas existem aqui também).
 
  • Gosto
Reactions: belem