Bioluminescência em Portugal



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,926
Local
Cabanas - Palmela (75m)
No passado dia 19 de Julho em Ponte de Sor fotografei este "bichinho", com uma luz bem intensa.
Foi a primeira vez que vi em larva.
A qualidade das imagens é muito má, telemovel velho...



Uploaded with ImageShack.us
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No passado dia 19 de Julho em Ponte de Sor fotografei este "bichinho", com uma luz bem intensa.
Foi a primeira vez que vi em larva.
A qualidade das imagens é muito má, telemovel velho...



Uploaded with ImageShack.us


Trata-se de uma fêmea adulta do género Lampyris (possivelmente L. iberica).

Já fiz investigação nessa região, da qual conheço as seguintes espécies:

Nyctophila reichii

Phosphaenopterus metzneri

Lampyris iberica (?)

Lamphroiza paulinoi
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então e este ano alguém tem visto alguma coisa?
Será possível dar detalhes, sobre a região, dias e as condições dos locais onde os insetos luminosos (ou outras formas de bioluminescência) foram observados?

Lanço também uma questão aos colegas do forum que sejam do Minho (e de outras partes do país, se quiserem responder): têm visto também vaga lumes que piscam uma luz amarela em vôo? Eles (Luciola lusitanica) aparecem logo ao anoitecer e ficam umas 2-3 horas ativos, podendo estender a sua atividade até mais tarde.


Não sei se ainda será cedo para este ano para a região Norte (são mais abundantes em Junho), mas a questão serve para também para anos anteriores.

Coloco esta questão, porque o local mais a Norte onde os encontrei foi em Trofa, mas não sei até onde poderão ir, pois infelizmente não fiz trabalho de campo mais a norte e junto ao litoral, em zonas como a de Viana do Castelo, por exemplo (onde já estive foi em Vila Verde e em Caldas do Gerês, por exemplo).

Observações feitas nos Açores e na Madeira, também têm muito interesse para mim, naturalmente.


PS: Já têm aparecido vaga-lumes (na Estremadura) desde o início de Abril.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,990
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Então e este ano alguém tem visto alguma coisa?
tender a sua atividade até mais tarde.

Não sei se ainda será cedo para este ano para a região Norte (são mais abundantes em Junho),

Boa tarde.

No final de abril e porque estava a escavar para fazer a minha pequena horta, vi um pirilampo mas parecia-me estar ainda "semi-adormecido".:p
Tinha uns 3 cm (+\-). Os meus filhos também já os "desencantaram" debaixo de rochas há uns 2 meses.

Parece-me cedo para observar os pirilampos a brilhar aqui pela zona norte; talvez em zonas mais quentes, com acumulação do calor diurno.
Aqui em Paços de Ferreira parece-me manifestamente cedo. Penso que a partir de junho, em que o calor noturno é mais notório, eles começam a aparecer.

Quanto a voar: ainda não vi nenhum nestes anos a voar. Não sei se todas as espécies voam, se apenas algumas e se a que temos cá voa...;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
épa isto irrita-me não é vaga-lume por amor de deus é pririlampo respeitem a lingua, este forum esta sediado em portugal e é o português de portugal,

Vaga-lume consta no dicionário de Português.


E obrigado a todos pelos relatos!

James, esse pirilampo piscava a luz?
Foi entre Esposende e Viana do Castelo que o vistes?
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
No passado sábado, por volta das 23-45h, observei aqui pela zona muitos pirilampos a brilharem. Foi a primeira vez que os vi por aqui e foi um espectáculo digno de registo, pois eles estavam a 3 metros de mim. Gostei muito! :thumbsup: