Bioluminescência em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Johnny

Parece-me que é uma fêmea do género Lampyris.
Estava sempre poisada?


CptRena

Como brilhavam esses pirilampos? Piscavam e voavam, piscavam poisados ou estavam sempre com a luz acesa ( voar ou poisados)?
Desculpa as questões, mas pode ser que me ajude a perceber do que se podiam tratar. Mira ( em que região)? Pergunto isto porque conheço vários locais com esse nome.


Aristocrata

Então normalmente só avistam pirilampos aí, pelo Verão, não é?
E desse género?



E obrigado a todos pelos relatos!
Vão ser muito úteis.
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
CptRena

Como brilhavam esses pirilampos? Piscavam e voavam, piscavam poisados ou estavam sempre com a luz acesa ( voar ou poisados)?
Desculpa as questões, mas pode ser que me ajude a perceber do que se podiam tratar. Mira ( em que região)? Pergunto isto porque conheço vários locais com esse nome.

Piscavam e pelo que deu para perceber, é que estava mesmo muito escuro e só se viam as "luzinhas dos rabitos", estavam poisados.
Quanto ao local é Mira, Coimbra, perto da Lagoa de Mira.
Esqueci-me de especificar anteriormente.

Cumprimentos
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Aristocrata

Então normalmente só avistam pirilampos aí, pelo Verão, não é?
E desse género?
...

Olá Belem;)
Estes pirilampos só se avistam acesos durante o verão, mas encontram-se durante praticamente todo o ano em locais mais abrigados, atrás de lajes de pedra\cimento ou outros locais como buracos de muros.
A luz que emitem é constante, não cintila sequer. E apenas os vejo poisados.

Do que me lembro, os pirilampos apresentam manchas brancas nas bordas externas de ambos os lados. Penso que serão Lampyris nocticula, mas para confirmar vou estar atento para tirar fotografias.
Deste género tenho a certeza de já ter visto:
imgp8610medium.jpg

Imagem deste sítio: ALCAIDE - ALDEIA DA GARDUNHA
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Um insecto com um cérebro minúsculo e capacidade de computação mínima tornou-se o primeiro animal que comprovadamente usa a Via Láctea para se orientar, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista "Current Biology".

Apesar de haver outros animais que usam as estrelas como orientação, o escaravelho, cujos olhos não conseguem distinguir constelações específicas, é o primeiro que se sabe que usa a mancha luminosa criada pela Via Láctea, dizem os cientistas, da universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

Essa capacidade, explicam os investigadores, permite-lhes andar a direito quando empurram as bolas de estrume que lhes servem de alimento, evitando andar em círculos e regressar ao monte de estrume, onde poderiam encontrar competidores.

"Os escaravelhos não querem saber em que direcção vão, só precisam de se afastar da guerra por alimentos que continua no monte de estrume", disse o cientista Marcus Byrne, da universidade sul-africana.

A equipa de Byrne já antes provara que estes insectos usam o Sol, a Lua e a luz polarizada como orientação. Nas suas experiências, colocaram 'capuzes' nos animais, impedindo-os de ver a luz.

Descobriram também que os escaravelhos sobem para cima das suas bolas de estrume, onde fazem uma "dança" de orientação que lhes permite localizar as fontes de luz e orientar-se.

Agora, novas experiências realizadas sob um céu nocturno simulado no planetário da universidade mostraram que os escaravelhos também usam a Via Láctea.

Os cientistas suspeitam que os escaravelhos têm uma hierarquia de preferência quando se trata de escolher uma fonte de luz, pelo que, se a Lua e a Via Láctea estiverem visíveis ao mesmo tempo, os escaravelhos usarão uma em detrimento da outra.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=94069


Interessante e lembra-me se o mesmo não sucederá com outros insetos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Interessante este tópico.:thumbsup:

No meu segundo local de seguimento, costumo ver muitos(vaga lumes), talvez o sitio em questão seja propicio a isso,não sei, trata-se de um pequeno vale encaixado com bastante vegetação,pouca iluminação pública, e algumas casas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Interessante este tópico.:thumbsup:

No meu segundo local de seguimento, costumo ver muitos(vaga lumes), talvez o sitio em questão seja propicio a isso,não sei, trata-se de um pequeno vale encaixado com bastante vegetação,pouca iluminação pública, e algumas casas.

Olá

Obrigado pelo relato.

Costumas de ver muitos?
Em que meses do ano?
Como brilham?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Olá

Obrigado pelo relato.

Costumas de ver muitos?
Em que meses do ano?
Como brilham?

Sim costumo, pois tenho analisado as inversões térmicas desse local e tenho por hábito de ir para uma zona do vale ( a mais fria), que é totalmente escura, e então aí já os vi várias vezes, vão voando a uma altura de 1/1,5m do solo, o seu brilho até é intenso,sempre a piscar,é engraçado.
Não sei precisar os meses,mas penso que foi por volta de Novembro,possivelmente passei por eles muitas mais vezes, e não devo ter reparado. Entretanto, ainda este ano lembro-me de ver alguns parados no chão, bem luminosos mas sem piscar,neste caso, encontravam-se junto a casa dos meus familiares,a uns 200 metros da tal zona onde costumo encontra los em maior número.:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Imagens fresquinhas de hoje à tarde:

igp3110.jpg

igp3111.jpg


O meu filho mais velho lá andou à procura de bichos. Para além de minhocas, aranhas e uma sardanisca (que está bem aconchegada dentro de casa) este espécime também foi "vítima" da sua curiosidade - mas já está no mesmo local onde o apanhou - colocou-o lá por iniciativa própria.;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado, Aristocrata pelo testemunho.

Trata-se de uma larva de Lampyris (não é possível para já identificar a espécie).


Então e alguém tem encontrado vaga lumes este ano? Ou outros seres bioluminescentes?


LIHE0002_Fernando+Barragan_Hembra+de+Lampyris+iberica_reucida.JPG


Fêmea adulta de Lampyris iberica, uma nova espécie para Ciência (descoberta em Portugal no ano de 2008).


http://pirilampos-lightalive.blogspot.pt/
 
Última edição: