Canon 550d ou Nikon D90



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ui isso é muito relativo, tudo depende da opinião de cada pessoa.

Não sei se conheces esta review onde fazem uma comparação entre essas duas máquinas, mas aqui fica:

http://www.digitalreview.ca/content/Canon-Rebel-T2i-EOS-550D-Compared-to-Nikon-D90.shtml#specs

Assim de forma muito sucinta, diria que esta Nikon é a minha preferida para a fotografia e a Canon para o filme (já disponibiliza 1080p e a Nikon apenas 720).

Sim, já conhecia actioman, obrigado de qualquer das maneiras, hoje tive com as duas máquinas na mão e tudo indica que vá para a D90. Isto porque não tenho PC pra tratar nem ver HD, logo por aí não me atraia mesmo que o futuro seja isso ainda vai demorar mais uns anos bons a tornar-se algo "banal", a Nikon é melhor em foto, em relação há Canon (isto no geral, não neste caso em concreto), sempre me inclinei pra Nikon, mas a Canon é bastante tentadora, quando adquirir a máquina até ao final do mês colocarei aqui fotos da mesma.

Pontos que me atraíram na Nikon D90.

- Vídeos em AVI.
- Possibilidade de ligar a máquina há luz, o que dá um jeitão pra timelapses.
- Velocidade de disparo mais rápida
- Lentes mais baratas
- Maneabilidade da máquina nas mãos

Etc etc.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ambas são grandes máquinas, mas a Nikon D90 é de 2008, a Canon 550D de 2010. A última é mais evoluída em termos tecnológicos, muito mais pixels e vídeo full HD. De qualquer forma como máquina fotográfica pura e dura a Nikon deve ser ligeiramente melhor, mas acho que a diferença deve ser mínima para um utilizador não profissional comparativamente às vantagens do vídeo full HD e pixels da Canon. No fundo a competidora tecnológica desse segmento da 550D é a Nikon D7000, só que Nikon é mais caro claro.
Para um não profissional e sem ser possuidor de lentes de anteriores máquinas, a minha opção neste caso seria a Canon, daqui a 2 ou 3 anos se por acaso quiseres vender a máquina, a D90 vai valer menos por não ter o vídeo full HD e dos pixels a menos, aliás, elas desvalorizaram já mais do que é habitual por isso, no mercado de usados nacional já encontras corpo da D90 aí pelos 450/500€ conforme o uso.

É sempre uma opção difícil, no meu caso valorizo bastante o vídeo, não só pelo full HD mas também do vídeo da D90 não ter focagem automática, etc. Acho que termos full HD desfrutando das ópticas destas máquinas é uma pequena revolução com que poucos sonhávamos até há poucos anos atrás. Outros terão outras opiniões.
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Pensa em termos de vidro (lentes), na disponibilidade, no preço e na qualidade do mesmo. Corpos mudam-se, lentes são um investimento a (muito) longo prazo e que são tão ou mais caras que o corpo.
Agora em termos de melhor corpo, a resposta é simples.
O teorema em fotografia é:

"A melhor máquina é aquela que usas mais"

Transpondo esse teorema para o caso em debate, quais as características que vais usar mais? Qual o corpo que te fornece essas características? Depois de responderes a isso, a escolha será simples. :)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O que o Vince referiu e agora o bluejay destacou ainda mais, é importante: as objectivas!
Pensa que o investimento que começares a fazer de lentes, é algo que em principio te vai "agarrar" a uma determinada marca, pois algum dia se pensares trocar de máquina o investimento que tiveres em vidro pesará bastante para continuares na marca.

Eu por exemplo, um belo dia quis introduzir-me neste mundo das reflex, pela liberdade que nos dá ao fazer fotografia e claro pela qualidade da imagem. Não analisei bem este pormenor, fui comprando objectivas e hoje, apesar de não estar descontente com a marca, se pudesse voltar atrás talvez tivesse escolhido outra! Pois as objectivas da minha marca são caras e tem outro contra, não aparecem muitas lentes compatíveis de outras marcas.
No entanto posso afirmar que sou um feliz possuidor de uma Olympus, que apesar de não ser das marcas mais populares, tem qualidade e faz o que eu quero. Tomara eu ter mais tempo para lhe saber tirar mais partido. ;)
 

FSantos

Nimbostratus
Registo
16 Ago 2006
Mensagens
688
Local
Gondomar (115m)
Estive até há bem pouco tempo nessa batalha mental entre os dois modelos.
Acabei por optar pela 550D, só corpo, e uma lente Canon 15-85.
O conjunto funciona muito bem.
Relativamente aos 1080P, apesar da qualidade ser excepcional, tem um problema: a focagem é definida antes de começarmos a filmagem. Resolve-se em parte com reduzindo a abertura para aumentar a profundidade de campo mas não deixa de ser um inconveniente.
Para filmarem em HD convém comprarem um cartão SDHC de classe 10, conseguem gravar sem falhas e fotos continuas ou em modo RAW gravam muito mais rápido.
Os preços da Redcoon ou Pixmania habitualmente são os mais em conta.
Os kits de lentes que normalmente acompanham estas câmaras são fraquitos, construção e nitidez de imagem mediana.
Existem muitos links mas este permite fazer comparação directa entre modelos de diferentes marcas com lentes diferentes:

http://www.the-digital-picture.com/reviews/Canon-EOS-Rebel-T2i-550D-Digital-SLR-Camera-Review.aspx
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Costumo fazer compras na amazon (uk).

Em questão de celeridade, é 5 estrelas, em relação a garantia não sei porque nunca tive problemas.

[ame="http://www.amazon.co.uk/Nikon-D90-Digital-18-105-VR/dp/B001EO6WAI/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1298930676&sr=1-1"]http://www.amazon.co.uk/Nikon-D90-Digital-18-105-VR/dp/B001EO6WAI/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1298930676&sr=1-1[/ame]
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Já encomendei e paguei, vamos lá ver agora quanto tempo demora a chegar a casa :D

Parabéns pela bela compra! Agora queremos fotos, muitas fotos! :D

Normalmente se houver em stock são rápidos, 3 ou 4 dias e já cá a tens! :thumbsup:

E na loja da pixmania em Lisboa não havia? Podes pedir para a levantares lá, sai mais barato! ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E na loja da pixmania em Lisboa não havia? Podes pedir para a levantares lá, sai mais barato! ;)

Isso queria eu, mas os tipos não me deixaram, só podia ser ao domicilio, ao menos é ao domicilio mas grátis, agora é esperar. Sim, muita foto irá ser tirada :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Isso queria eu, mas os tipos não me deixaram, só podia ser ao domicilio, ao menos é ao domicilio mas grátis, agora é esperar. Sim, muita foto irá ser tirada :D

Mas olha que se já não é assim, já foi!

Venham lá então essas fotografias e já agora muito eventos meteorológicos para os registares! ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas olha que se já não é assim, já foi!

Mas ainda é, depende dos produtos, eu desconfio que só dá com produtos que eles tenham cá em stock, caso venham de uma Pixmania de fora (Europa) só já pode ser por uma transportadora.