Caramulo e a neve!!!



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Porque será que a Serra do Caramulo com cerca de 1100 metros, pouca vez seja contemplada com o elemento branco, quando este caí em outros locais com cotas bem inferiores...

Uma das razões para que tal aconteça pode ser a proximidade com o mar;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Uma das razões para que tal aconteça pode ser a proximidade com o mar;)

Sim, e o problema é mesmo esse, é a primeira serra após o litoral, logo, é a que serve de barreira aos ventos marítimos, a continentalidade está muito pouco presente, a neve só marca presença caso venha de NE, caso contrário o ar húmido e "morno" vindo do mar impede que neve na serra por mais alta que seja.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Também tudo depende que orientações que têm as serras, se for uma serra orientada pra norte sul é mais complicado acumular neve, possivelmente só na costa norte, o Caramulo por exemplo tá SW pra NE o que torna complicado ter alguma neve. Na Peneda é o facto de estar tão a norte que proporciona que neve, embora seja com pouca frequência.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A proximidade ao mar não pode explicar tudo. A Serra da Freita estará ainda mais próxima do mar, a cota semelhante, e tem nevões bastante consideráveis.

O Caramulo tem-me intrigado por vezes, nos últimos dias calhou estar precisamente nessa região e passei no Caramulo ou imediações à procura do elemento branco, sem sucesso, valeu ter enchido a barriga de granizo como há imensos anos não via (se calhar mais de 20 anos), trovoadas foram 3 dias delas, quanto a isso não me posso queixar :)
Tenho atribuído isso da neve ao factor litoral e latitude, tal como a Lousã que raramente é beneficiada com neve.

E sempre pensei que na Serra da Freita ou Arada também não devia nevar grande coisa. Tens realmente registos fidedignos de que neva regularmente na Serra da Freita nestes eventos "médios", como neva em Montemuro por exemplo ?
Poderia ajudar nesta discussão, se assim fosse, não seria apenas uma questão de latitude ou litoral. Será que a pouca neve no Caramulo poderia ser precisamente efeito de ter umas serras ligeiramente mais altas a norte/noroeste ? (Arada/Freita) Mas para isso dava mesmo jeito saber se por exemplo nestes dias nevou nessas serras em questão.

jodkwqmu.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A retenção e conservação de frio também é muito importante.
A nossa posição geográfica, não ajuda a que tenhamos eventos frequentes de neve a cotas médias, e quando as condições se verificam é num curto espaço de tempo. Logo é essencial a extensão da área "em altitude" para a retenção do frio nesse curto espaço de tempo.

Pegando por exemplo no mapa da temperatura média anual.

semttulo6f.png


O Caramulo, apesar dos seus quase 1100m de altitude, tem uma temperatura média superior a outras regiões à cota 900m de Montemuro, por exemplo.

Assinalo no mapa Várzea da Serra (lugar de referência por ir lá com alguma frequência).
Está a cerca de 900-950m de altitude. A essa altitude, num outro local, talvez a neve fosse residual, mas como está encaixada no meio daquele sistema montanhoso (sempre na casa dos 800-1200m), tem a capacidade de reter bastante frio. Suficiente para que neve com alguma frequência.

E mesmo em condições ideias para grandes nevões, e estou agora a lembrar-me do episódio de Novembro de 2008, no Caramulo, por exemplo o manto de neve espesso estende-se acima dos 900m, enquanto que noutros sistemas maiores o manto vai até aos 700m.

Exemplo:

serra2tb3.png



Em pior situação está ainda a Gardunha.
Mais alta, numa posição mais interior, mas com ainda menos área em altura. E também prejudicada pela Serra da Estrela que retém a precipitação.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bem não tenho registos, mas como sou da zona e ando sempre à procura do elemento branco, tenho esta ideia, comparando a Freita (Arada) com o Caramulo, neva com muito mais facilidade na Freita, já assisti a um nevão na Freita com acumulação a partir dos 700m(+/-) e o Caramulo estar sem neve.
Agora Montemuro ganha sem dúvida, ainda esta semana (Terça) por volta das 11h apanhei um nevão perto de Cinfães, aqui neva com mais facilidade. A questão é que Montemuro já fica numa segunda linha relativamente ao mar, tem pela frente toda a zona montanhosa de São Pedro do Sul, a que chamamos Serra de São Macário, que não tenho a certeza se fará parte da Freita, tenho ideia que sim. Penso que o lado Norte da Serra faz parte do Concelho de Arouca (Freita ou Arada) a parte sul concelho de S.Pedro do Sul (São Macário). Mas o importante a reter é que Montemuro está mais abrigado da influência marítima.

O Caramulo tem-me intrigado por vezes, nos últimos dias calhou estar precisamente nessa região e passei no Caramulo ou imediações à procura do elemento branco, sem sucesso, valeu ter enchido a barriga de granizo como há imensos anos não via (se calhar mais de 20 anos), trovoadas foram 3 dias delas, quanto a isso não me posso queixar :)
Tenho atribuído isso da neve ao factor litoral e latitude, tal como a Lousã que raramente é beneficiada com neve.

E sempre pensei que na Serra da Freita ou Arada também não devia nevar grande coisa. Tens realmente registos fidedignos de que neva regularmente na Serra da Freita nestes eventos "médios", como neva em Montemuro por exemplo ?
Poderia ajudar nesta discussão, se assim fosse, não seria apenas uma questão de latitude ou litoral. Será que a pouca neve no Caramulo poderia ser precisamente efeito de ter umas serras ligeiramente mais altas a norte/noroeste ? (Arada/Freita) Mas para isso dava mesmo jeito saber se por exemplo nestes dias nevou nessas serras em questão.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A Serra d'Arga é uma elevação de Portugal Continental, erguendo-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro).
so um pouco de off topic. por exemplo no mapa do André a Arga tem 797 mts, na wikipedia aparece com 825 mts. qual esta errado?é que precisava de saber as alturas exactas das serras..
desculpem o off topic
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Em pior situação está ainda a Gardunha.
Mais alta, numa posição mais interior, mas com ainda menos área em altura. E também prejudicada pela Serra da Estrela que retém a precipitação.



Tens razão André, esta semana nevou bem na encosta virada a sul ( pa Gardunha) com acumulação aos 1000m e a Gardunha com 1250m, aproximadamente, sem acumulação nenhuma, mas quando as entradas são de O costuma ter grande precipitação por vezes mais que nós aqui na encosta da Covilhã.

De salientar que no nevão de Novembro 2010 a Zona da Gardunha teve uma cota de 400 metros e a encosta da Covilhã de 600m com acumulação aos 700m com uma entrada de SO, nevando no Fundão em zonas de 400m, reteve mais frio na cara N e nós virados para sul varreu o frio, nevando aos 600 mas com acumulação entre 700m 800m, foi estranho
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A Serra d'Arga é uma elevação de Portugal Continental, erguendo-se a 825 metros de altitude (Alto do Espinheiro).
so um pouco de off topic. por exemplo no mapa do André a Arga tem 797 mts, na wikipedia aparece com 825 mts. qual esta errado?é que precisava de saber as alturas exactas das serras..
desculpem o off topic

Na carta hipsométrica de Portugal tem os tais 797m.
semttulo2oa.png


No entanto as cartas militares dão conta de elevações com maior altitude em redor desses 797m. O ponto máximo é 825m no Alto do Espigueiro.

semttulo4g.png
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
O Caramulo tem-me intrigado por vezes, nos últimos dias calhou estar precisamente nessa região e passei no Caramulo ou imediações à procura do elemento branco, sem sucesso, valeu ter enchido a barriga de granizo como há imensos anos não via (se calhar mais de 20 anos), trovoadas foram 3 dias delas, quanto a isso não me posso queixar :)
Tenho atribuído isso da neve ao factor litoral e latitude, tal como a Lousã que raramente é beneficiada com neve.

E sempre pensei que na Serra da Freita ou Arada também não devia nevar grande coisa. Tens realmente registos fidedignos de que neva regularmente na Serra da Freita nestes eventos "médios", como neva em Montemuro por exemplo ?
Poderia ajudar nesta discussão, se assim fosse, não seria apenas uma questão de latitude ou litoral. Será que a pouca neve no Caramulo poderia ser precisamente efeito de ter umas serras ligeiramente mais altas a norte/noroeste ? (Arada/Freita) Mas para isso dava mesmo jeito saber se por exemplo nestes dias nevou nessas serras em questão.

Não vivo suficientemente próximo da Freita para ser capaz de dizer quando neva e quando não neva. Mas há uns anos quando lá fui dar um passeio fiquei absolutamente surpreendido pela quantidade de neve que encontrei, 2 dias depois de ter deixado de nevar. Não deu para subir até ao ponto mais alto da serra, que ainda não estava limpa. Aliás, sei de fonte segura que o concelho de Arouca tem limpa-neves, pelo que a frequência de bons nevões não deve ser assim tão rara.

Deixei na altura uma pequena reportagem no fórum. http://www.meteopt.com/forum/portugal/neve-em-arouca-serra-da-freita-2-dezembro-2008-a-2788.html
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
O

Será que a pouca neve no Caramulo poderia ser precisamente efeito de ter umas serras ligeiramente mais altas a norte/noroeste ?

Das Serras que fazem fronteira entre os distritos de Aveiro e Viseu, O caramulo apesar da sua altitude não ser muito diferente das que lhe ficam um pouco a norte, suponho que existem 3 factores que poderão determinar a fraca incidência de neve sobretudo nos seus pontos mais elevados. Conheço razoavelmente a região e há uns anos estive no seu ponto mais alto, o Caramulinho e o tipo de paisagem em redor serviu para tirar algumas conclusões! 1º É uma Serra com orientação mais visível de SW/NE tal como boa parte das principais em Portugal e um ponto a destacar é o seu isolamento da Freita, Arada e Montemuro que pela ligação tão próxima entre estas certamente terão melhores condições para a queda de neve e o seu historial assim o define.
2º factor é que a sua área de maior elevação acima dos 1000m abrange um espaço rectangular muito estreito com uma largura muito limitada apesar do seu comprimento ser mais extenso, mas talvez não o suficiente para criar condições para a queda de neve.
Um 3º factor pode ser também a sua grande proximidade com o Litoral encontrando directamente sobretudo pela frente Oeste as planuras que constituem boa parte do distrito de Aveiro; de sublinhar que dos seus pontos mais elevados se avista e muito bem (em dias razoavelmente limpos) toda a área costeira que abrange a linha de costa desde sensivelmente Ovar até à Figueira da Foz e que se sabe ser de grande exposição às massas de ar marítimo e uma das barreiras bem directas que este encontra é precisamente o Caramulo!