Carrasco (Quercus coccifera) de porte arboreo?

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Ola viva a toda a gente um grande voto de bom ano para este ano gregoriano civil de 2012 :D

Queria comentar aqui um assunto que tem despertado a minha curiosidade. Eu sou originario da zona de Cascais e aqui encontra-se muito Quercus coccifera, o Carrasco, nativo, espontâneo. Mas muitos destes Carrascos são pequenitas arvores de porte arboreo. Ora por tudo quanto é sitio eu ouço sempre dizer que o Carrasco é arbustivo ficando sempre raso? Alguém me sabe elucidar? Obrigado desde ja
 


chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Em Sintra e nalguns sitios em Cascais também vejo arbusto, mas ha uns que são bem verticais com tronco central. Ja vi também perto do Magoito. Não digo que sejam muito altos mas sei la alguns 3m ou mais!
 

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Como curiosidade, devo referir que aqui em Bragança chamamos "carrascos" ás vossas "azinheiras"...:unsure:

é verdade sim senhora também sabia disso, e mais ainda também posso dizer que ja ouvi a minha tia-avo alentejana (perto do Alqueva) dizer que uma azinheira jovem, ainda pequenita antes de ser podada é um carrasco! estupido como sou não perguntei mais detalhes naquele momento, fica para a proxima!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Um dos maiores carrascais que conheço fica perto do Castelo dos Mouros, na Serra de Sintra.
Alguns exemplares atingem um bom tamanho, nessa zona.

Carrascos de porte arbóreo são normalmente um vestígio da floresta primitiva local, pois necessitam de condições muito particulares para atingir tal tamanho, não só de humidade, temperatura, mas como também, por exemplo, de algum isolamento em relação ao fogo e ao corte de madeira, que foi prática corrente durante vários séculos, em numerosas zonas da Estremadura e da Península de Setubal.


Por isso é que, normalmente, só vemos exemplares relativamente pequenos.
 

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Ola belem

Não conheço esse carrascal perto do castelo. Achas que me poderias indicar no google maps mais ou menos onde fica? Gosto sempre de ter sitios para ir visitar em Sintra e gostava de ver esses carrascos. Semana passada vi em Sintra, perdido no caminho para a peninha pois não soubemos ir là ter :lmao:, Quercus pyrenaica, faginea, sobreiros, etc.

Acho que também ja ouvi dize que ha Quercus não-sei-quantos-das-Canarias em Sintra mas não sei se é verdade?

JA agora aproveito para tirar mais uma duvida - o Quercus lusitanica ou carvalhiça existe mesmo como espécie à parte ou hoje em dia é considerado como um cerquinho, portanto Quercus faginea?

Em relação a estes carrascos que tenho em mente, olha, ha uns no parque de palmela em cascais, outros na ribeira dos mochos que agora abriu ao publico, outros sei là perdidos entre prédios aqui e acola... quando tu dizes que são restos de floresta primitiva local, tu queres dizer que são individuos que descenderam dessa floresta primitiva, pois decerto que os carrascos que eu vejo não teem centenas de anos??

Ontem mesmo vim de carro para França e passei aqui pelo sul em regiões onde ha a "Guarrigue" que é colonizada por muita azinheira e carrasco mas mesmo aqui não tenho ideia que os carrascos sejam de porte arboreo, enfim não sei.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ola belem

Não conheço esse carrascal perto do castelo. Achas que me poderias indicar no google maps mais ou menos onde fica? Gosto sempre de ter sitios para ir visitar em Sintra e gostava de ver esses carrascos. Semana passada vi em Sintra, perdido no caminho para a peninha pois não soubemos ir là ter :lmao:, Quercus pyrenaica, faginea, sobreiros, etc.

Acho que também ja ouvi dize que ha Quercus não-sei-quantos-das-Canarias em Sintra mas não sei se é verdade?

Boa noite.

Os carrascais de Sintra, ficam mesmo junto ao castelo.

Quanto ao Q. canariensis, não conheço a sua presença em Sintra.



JA agora aproveito para tirar mais uma duvida - o Quercus lusitanica ou carvalhiça existe mesmo como espécie à parte ou hoje em dia é considerado como um cerquinho, portanto Quercus faginea?

É mesmo uma espécie à parte.



Em relação a estes carrascos que tenho em mente, olha, ha uns no parque de palmela em cascais, outros na ribeira dos mochos que agora abriu ao publico, outros sei là perdidos entre prédios aqui e acola... quando tu dizes que são restos de floresta primitiva local, tu queres dizer que são individuos que descenderam dessa floresta primitiva, pois decerto que os carrascos que eu vejo não teem centenas de anos??

Carrascos de grande tamanho, fazem parte de zonas mais abertas e soalheiras, sem grandes perturbações, logo assim, mais provavelmente, faziam parte de uma floresta primitiva.

Sim, normalmente os carrascos que se vêm, não têm centenas de anos.
 

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Boa noite.

Os carrascais de Sintra, ficam mesmo junto ao castelo.

Quanto ao Q. canariensis, não conheço a sua presença em Sintra.

OK fica apontado! Um dia destes vou la vê-los. O Castelo continua a ser a pagantes? Tive muitos anos sem ir e um dia dei de caras com uma bilheteira à porta!

É mesmo uma espécie à parte.
OK sera que ha em Sintra?

Carrascos de grande tamanho, fazem parte de zonas mais abertas e soalheiras, sem grandes perturbações, logo assim, mais provavelmente, faziam parte de uma floresta primitiva.

Sim, normalmente os carrascos que se vêm, não têm centenas de anos.

Um dia destes a ver se tiro umas fotos para mostrar aqui.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
OK fica apontado! Um dia destes vou la vê-los. O Castelo continua a ser a pagantes? Tive muitos anos sem ir e um dia dei de caras com uma bilheteira à porta!


OK sera que ha em Sintra?



Um dia destes a ver se tiro umas fotos para mostrar aqui.


Sim, tem que se pagar.
Mas segue uma PM.


Sim, existem Q. lusitanica em Sintra.


Ok, aguardo essas fotos.
 

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Sim, existem Q. lusitanica em Sintra.
Ah boa! Sera que se conseguem distinguir bem dos Q. faginea? Eu sou leigo nestas matérias. Ja agora visto haver tantas variedades de Quercus nessa area incluindo até Q. pyrenaica quais seriam os mais antigos e parte da floresta primitiva? Todos eles simultaneamente? Ou sucessões de espécies diferentes?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ah boa! Sera que se conseguem distinguir bem dos Q. faginea? Eu sou leigo nestas matérias. Ja agora visto haver tantas variedades de Quercus nessa area incluindo até Q. pyrenaica quais seriam os mais antigos e parte da floresta primitiva? Todos eles simultaneamente? Ou sucessões de espécies diferentes?

Sim distinguem-se relativamente bem.

Todos os Quercus que formem florestas maduras e que tenham crescimento espontâneo, são exemplos de floresta climácica e primitiva. Quais os mais antigos? Os que tiverem mais idade.

Podem crescer em simultâneo ou não, tudo tem a haver com as especificidades de cada local.
 

Bergidum

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
118
Local
Comarca del Bierzo. León. España.
Hay varias subespecies de Quercus coccifera, (carrasco en ciertas partes de Portugal) La de la zona de Setúbal, Cascais,... es Q. coccifera ssp. Rivas-Martinezii, que puede alcanzar porte arbóreo, hasta 15-20 m. En el resto de la península y países del Mediterráneo occidental está la subespecie coccifera, siempre arbustiva, y en el Mediterráneo oriental la ssp calliprinos, arbustiva aunque de mayor tamaño que la ssp coccifera.
 

chicoria

Cirrus
Registo
3 Jan 2012
Mensagens
18
Local
PT/FR
Acho que também ja ouvi dizer que ha Quercus não-sei-quantos-das-Canarias em Sintra mas não sei se é verdade?

Acabei de me lembrar que confundi Sintra com a Arrabida! Lembrei-me de ter visto aqui no forum alguém mencionar que era nesta ultima que havia Carvalhos das Canarias, para além de em Monchique.