Carros a GPL, alguém tem um ?



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Um dos problemas dos carros a GPL é o facto de não estarem autorizados a a estacionar nos parques subterrâneos. De resto pelo que tenho ouvido até são bons, são mais económicos e menos poluentes do que os carros a gasolina.;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Um dos problemas dos carros a GPL é o facto de não estarem autorizados a a estacionar nos parques subterrâneos. De resto pelo que tenho ouvido até são bons, são mais económicos e menos poluentes do que os carros a gasolina.;)

Isso já foi levantado, tal como o selo obrigatório. Só estão à espera pela regulamentação da lei.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Isso já foi levantado. Só estão à espera pela regulamentação da lei.

Sim, eu vi isso no vídeo que colocaste, mas esse problema era um dos maiores entraves à expansão dos carros a GPL, mas felizmente vai deixar de ser. Provavelmente vamos assistir a uma explosão do numero de carros a GPL nos próximos anos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
De resto pelo que tenho ouvido até são bons, são mais económicos e menos poluentes do que os carros a gasolina.;)

Parece-me precisamente o contrário. Os consumos sobem e sai caro porque a instalação é bastante cara.

Carros a gasolina, são a gasolina, quem não a puder suportar que tenha gasóleo, mas GPL não se justifica. É caro, mais gastador, pouco estético e ainda aumenta o peso do carro, retirando espaço.

Temos cá em casa 2 carros a gasolina e 1 a gasóleo, nenhum tem sistema GPL.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Parece-me precisamente o contrário. Os consumos sobem e sai caro porque a instalação é bastante cara.

Carros a gasolina, são a gasolina, quem não a puder suportar que tenha gasóleo, mas GPL não se justifica. É caro, mais gastador, pouco estético e ainda aumenta o peso do carro, retirando espaço.

Temos cá em casa 2 carros a gasolina e 1 a gasóleo, nenhum tem sistema GPL.

A instalação é cara, mas a nível de consumos acho que é melhor, a acreditar no vídeo da SIC que o Mário publicou.
Os a carros a GPL consomem mais, mas o combustível também é muito mais barato do que a gasolina/gasóleo, acabando por compensar o investimento inicial ao fim de alguns anos, com o que se poupa no combustível.
Dizes que é pouco estético mas no exterior do carro não se nota diferença nenhuma, a não ser a placa que indica que o carro é a GPL.
Eu não conheço ninguém que tenha um carro a GPL, mas parece-me que não deve ser uma má opção.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Conheço uma pessoa que tem um carro a gasolina (1.6) a GPL e ele diz que aquilo compensa, que o consumo era talvez 1 a 2 litros a mais do que a gasolina..a última vez que atestou o depósito de gás, o preço era de 0.66€/litro, menos de metade do preço da gasolina.

Curioso é fazer 340km com ele e a luz de reserva da gasolina sempre acesa:lol:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Boas,
Posso falar por experiência própria, tenho carro a GPL de origem desde 2010.

Carros a gasolina, são a gasolina, quem não a puder suportar que tenha gasóleo, mas GPL não se justifica. É caro, mais gastador, pouco estético e ainda aumenta o peso do carro, retirando espaço.

Temos cá em casa 2 carros a gasolina e 1 a gasóleo, nenhum tem sistema GPL.

Daniel existe alguma confusão com GPL, com os acidentes que tal possa causar, etc... Vou tentar falar resumidamente acerca do conceito, da segurança, das vantagens e também das desvantagens.

O GPL é uma mistura de gás butano e gás propano (semelhante ao que usamos em casa) e ao contrário do que acontece com a gasolina (que 95 octanas é 95 octanas em todo o lado), no GPL as variações de composição podem variar bastante de posto para posto, (daí as diferenças de preço entre gasolineiras: na zona de Viseu varia de 0.65€/L a 0.83€/L) o que poderá influenciar o consumo do veículo e por conseguinte os km feitos com um depósito.

Em relação à segurança do depósito e ao factor inflamável do combustível, sei, por conversas que tive com peritos, que o depósito é feito de uma liga metálica (aço?) que garante a total indeformabilidade do mesmo; em caso de aumento de temperatura a válvula de segurança garante a libertação controlada do gás para evitar explosão.
E esta será a principal razão para o não estacionamento em parques subterrâneos (só em PT e na HU é que estas regras se observam):
- Os parques subterrâneos na maior parte das vezes apresentam apenas ventilação no tecto, ora o gás, sendo mais denso acumula-se junto ao chão em caso de fuga, o que aumenta o risco de explosão.

Consumos e economia: como o carro veio de origem já instalado não posso falar acerca do custo da mesma, mas o mesmo carro a gasóleo custaria mais 5000 EUR, daí ter ficado logo esta opção fora de questão.
Já fiz médias a gasolina e a GPL e as contas são muito simples: O GPL compensa...

(C. Misto)GASOLINA: 5.9L/100km = 5.9 x 1.57 = 9,26€/100Km
(C. Misto) GPL: 8.1L/100km = 8.1 x 0.70 = 5,67€/100Km
Faço cerca de 2500km/mês - Poupança mensal de 90€. Anual: 1080 EUR é muita Euro.:eek:

A vantagem principal é ser mais económico, depois exitem outras: nunca ter fila para abastecer :), ser mais limpo (para abastecer é carregar num botão), ser menos poluente, menos desgastante para os consumíveis do motor do carro, etc.

As desvantagens também existem, e a do estacionamento subterrâneo é realmente uma, embora costume ir a Centros comerciais onde existem parques reservados a GPL e exteriores, como Fórum Coimbra, Castelo Branco, Palácio do Gelo, etc, Outra desvantagem é o facto de ainda não estar estabelecida uma rede real de abastecimento a GPL, por exemplo em Viseu apenas existem 2 locais para abastecer, em Coimbra também apenas 2, Castelo Branco nenhum (apenas na A23).

E pronto, espero ter esclarecido, qualquer dúvida informem, e tentarei explicar tendo por base a minha experiência.

E sem dúvida nenhuma que voltaria a comprar o mesmo carro e a fazer o mesmo investimento.:thumbsup::thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Tudo depende dos kms que se fizerem. Se fizerem poucos kms será difícil recuperar o investimento que ainda é razoável.
Pela minha experiência pessoal, e com o carro a fazer uns 200 kms diários, o investimento foi recuperado em menos de 1 ano e a partir daí sempre foi a poupar.
Digamos que consigo fazer pelo menos 500 kms com uns 30,00€, coisa pouca... Por exemplo uma viagem daqui para o Algarve fica-me em menos de 25,00 de GPL.
Não tenho nada a apontar contra a opção que fiz pelo GPL, com excepção do já referido problema com o estacionamento subterrâneo e também com a perda de capacidade da mala em virtude do alojamento do depósito de GPL. Neste momento tenho aqui GPL a 0,77€/ litro, que é perto de metade do valor do litro de gasolina. Apenas posso dizer mais que com GPL tenho um pouco menos de potência e mais consumo por litro (talvez +10%), mas como o carro é mesmo para transportar e não para fazer corridas, estou totalmente satisfeito, nem penso mudar tão brevemente.
jPdF tens 3 pontos de abastecimento em Coimbra (pelo menos), na Galp da rotunda da Fucoli, na BP em Eiras e no Jumbo (na saída de Coimbra em direcção a Ceira e à Lousã), onde ainda hoje abasteci a 0,699 por litro.
Por vezes não entendo se podemos pagar menos porque vamos pagar mais...
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Que interessante, existem Hummers a GPL, ou os donos não gostam deles, ou então não têm amor ao dinheiro.

http://auto.trovit.pt/automoveis/hummer-gpl

Até mesmo Porsches :lmao:

http://auto.sapo.pt/porsche/s.aspx?bid=52&fid=3

Pensam que aqui é mais um caso dos velhos do Restelo do costume, muito cépticos de mudanças, por mais evidente e compensatória seja a questão.

É verdade. Eu já vi Porches Cayennes a abastecer no GPL, mas não tinham distico de GPL. Porque seria?...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É verdade. Eu já vi Porches Cayennes a abastecer no GPL, mas não tinham distico de GPL. Porque seria?...

Pura vergonha. Só prova que por fora não se nota que o carro possuiu GPL, esteticamente nada muda.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Epa...desculpem lá mas colocar um CAYENNE a GPL é incoerente!!! :eek: Nao me digam que quem dá um balurdio por uma maquina daquelas nao tem dinheiro para o sustentar.... :confused:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas,
Posso falar por experiência própria, tenho carro a GPL de origem desde 2010.

Cá em casa gastamos cerca de 400 litros de combustível por mês, no entanto, com os vários milhares de km que fazemos por mês com os carros, somos muito cépticos em relação ao GPL. Sinto-me inseguro em relação ao muito calor das zonas onde residimos e por onde andamos. Outro factor é o carro deixar de ser abastecido a gasolina para valer a pena o investimento. A autonomia vai ficar imensamente reduzida, porque se vai usar um depósito de GPL (que certamente não terá os mesmos 73 litros de capacidade do depósito de gasolina que uso) e, para além disso, gastando ainda mais com GPL, a autonomia irá reduzir-se bastante. Para quem faz tantos km, passaria a vida a atestar o carro. Tenho também uma forte convicção que os carros a GPL têm problemas mecânicos mais depressa, os motores saturam-se mais facilmente com esse tipo de combustível e facilmente se começa a verificar que começa a haver má combustão.

Em relação à perda de potência, pagar para reduzir a autonomia, perder potência, mesmo que seja com poupanças a curto prazo, não sei se compensará. Escolhi um determinado carro a gasolina por uma questão de espaço, conforto, gosto pessoal, mas também para poder usufruir dos 180 cv de potência que tem quando são necessários, em grandes viagens, subidas acentuadas, etc, ora, quase como a metáfora dos Cayennes a GPL, não me parece muito lógico usar GPL cá em casa quando geralmente colocamos gasolina 98 e, uma vez por outra, gasolina 95.

De resto, pode ser que um dia mude de opinião, aguardemos. :lol: