Censura sobre Alterações Climáticas

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Se você está à espera dos políticos e gestores, então estamos arrumados, meu caro!

Têm que ser os cidadãos a tomar a iniciativa de se informar e mobilizar, caso contrário duvido que cheguemos a algum lado.

É o que temo... iniciativa nos cidadãos só quando falta o pão ou há guerra. Veja o caso dos combustíveis, das quotas do leite, dos cereias, etc... isto finalmente começou a mexer, porquê?
Por isso continuo a achar que a pressão tem que ser feita nos bastidores junto dos influentes da sociedade, quem decide, para isso estão os lobbies, o IPCC existe para influenciar os decisores políticos e não a sociedade. Por isso as informações emanadas do IPCC são as que chegam aos media com maior impacto, porque estes foram legitimados por quem decide.
 


José M. Sousa

Cumulus
Registo
16 Mai 2008
Mensagens
258
Local
Lisboa
É o que temo... iniciativa nos cidadãos só quando falta o pão ou há guerra. Veja o caso dos combustíveis, das quotas do leite, dos cereias, etc... isto finalmente começou a mexer, porquê?
Por isso continuo a achar que a pressão tem que ser feita nos bastidores junto dos influentes da sociedade, quem decide, para isso estão os lobbies, o IPCC existe para influenciar os decisores políticos e não a sociedade. Por isso as informações emanadas do IPCC são as que chegam aos media com maior impacto, porque estes foram legitimados por quem decide.

Eu tenho os mesmos receios que você. No entanto, de nada nos serve sermos descrentes. Aliás, do meu ponto de vista, este fórum tem com certeza, e poderá vir a ter mais ainda, um papel importante na divulgação destes assuntos.

Só que os decisores políticos só se mexem se a sociedade se mexer. O próprio IPCC recorre à opinião pública para alertar/pressionar os decisores políticos. Os lobbies, também podem ser de cidadãos. O problema actual é que os lobbies que prevalecem evitam que se tomem medidas de fundo, porque são lobbies de interesses muito particulares que só vêem o seu interesse de muito curto prazo.