Centro Geodésico de Portugal

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Olá!

Morando eu a 15km em linha recta do centro geodésico de Portugal Continental, avistando-o mesmo de minha casa, hoje fui até lá mais uma vez, e tirei algumas fotos que gostava de partilhar com todos devido ao simbolismo do local.

O centro geodésico de Portugal continental encontra-se em Vila de Rei. Este ponto, assinalado por um marco geodésico, encontra-se no cume da serra da Milriça e tem o nome de Picoto da Milriça. Uma visita a este local impoem-se não só pelo simbolismo do local como pela vista que se alcança podendo vislumbrar-se em dias limpos Serra da Estrela.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Marco geodésico










Museu da Geodesia
http://www.cm-viladerei.pt/co.php?id=/cultura/museudageodesia




Vila de Rei vista do cimo da Serra da Milriça.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
como é que determinaram esse local como o centro geodesico do pais?
belas paisagens de montes e vales até onde a vista alcança:thumbsup:

Através de muitos cálculos e triangulações. :p
Procura por Geodesia. ;)


Boas fotografias ac_cernax!

Nunca tive oportunidade de visitar esse lugar, mas parece ser um miradouro muito interessante. :)
 

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
688
Local
Alváres - Góis
Optimas fotos e lindas paisagens.
Passo em Vila de Rei muitas vezes. Tenho que tirar umas horas para visitar o centro.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Excelente reportagem! :)

Conheço muito bem o local (apenas não visitei ainda o museu). A vista é de facto magnífica e recomenda-se uma visita, não só ao local como a toda a bonita zona do pinhal interior (que se calhar muitos Portugueses não conhecem bem :D ).

Já agora este local é bastante acessível através da renovada estrada N2 nesta área!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Excelente reportagem! :)

Conheço muito bem o local (apenas não visitei ainda o museu). A vista é de facto magnífica e recomenda-se uma visita, não só ao local como a toda a bonita zona do pinhal interior (que se calhar muitos Portugueses não conhecem bem :D ).

Já agora este local é bastante acessível através da renovada estrada N2 nesta área!

O museu também ainda não foi desta, pois ainda nunca estive lá durante o horário em que está aberto. Mas o local em si, pela beleza e simbolismo vale a visita e como o vitamos disse e bem, porque não aproveitar para conhecer a zona do pinhal interior...!? Não iriam dar o tempo por perdido certamente, pois esta região tem muito para oferecer, até se deveria apostar ainda mais no sector do turismo nesta zona, pois penso que esta região têm potencial.:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
até se deveria apostar ainda mais no sector do turismo nesta zona, pois penso que esta região têm potencial.:thumbsup:

Uma falha grave de há muitos anos a meu ver. Recentemente existem alguns esforços visíveis (nomeadamente na Sertã) de recuperação de património e embelezamento de espaços históricos. Mas desde a albufeira do zêzere com uma dinamização do Trízio, à aposta no turismo rural, à criação de roteiros pelos vales e serras, divulgação das praias fluviais, expansão do eno-turismo (e aqui não esqueço as famosas vinhas de Cernache do Bonjardim que se destacam na zona, pela produção de vinhos com boa qualidade, nomeadamente os brancos), recuperação dos espaços e forte aposta na Albufeira do Cabril (para mim um dos ex-libris da região, nomeadamente o monte da Senhora da Confiança e a deslumbrante paisagem que abarca)... enfim... and so on, and so on... Acho que há muito a ser feito :)

Desculpem o off topic mas tinha de ser :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Já tive a oportunidade de visitar este local a vista vale a pena:) Fui num dia limpo de Verão e conseguia-se ver a Serra da Estrala:cool: