Céu cor de Abelha



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E da necessidade do céu estar nublado de uma cor homogénea para nevar?

Não gozem com a sabedoria popular. Por vezes provêm do conhecimento obtido ao longo dos séculos. O senso-comum pode ser tudo menos "comum" se bem analisado...
Acho que hoje em dia se desvaloriza muito esta questão; muitas vezes aquilo que era transmitido de geração em geração tende a perder-se. Se algumas vezes são conhecimentos errados, muitas das vezes são importantes para nós e futuras gerações.

Já alguém ouviu falar do céu com nuvens côr de Rôla?
Há uns largos anos (estava eu na secundária), um ex-emigrante em frança disse-me: "Vai nevar!" Perguntei-lhe como sabia e ele respondeu-me: " Aquelas nuvens são côr de rôla, e em frança sempre que eram assim nevava."
Fiquei intrigado com aquilo, mas o facto é que cerca de meia hora depois daquela conversa o nevão começou, proveniente de Norte, e manteve-se ao longo de várias horas. Pelas 11.30h da manhã a escola fechou e mandaram-nos para casa aproveitar o dia de "festa":D
 

cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
Não gozem com a sabedoria popular. Por vezes provêm do conhecimento obtido ao longo dos séculos. O senso-comum pode ser tudo menos "comum" se bem analisado...
Acho que hoje em dia se desvaloriza muito esta questão; muitas vezes aquilo que era transmitido de geração em geração tende a perder-se. Se algumas vezes são conhecimentos errados, muitas das vezes são importantes para nós e futuras gerações.

Já alguém ouviu falar do céu com nuvens côr de Rôla?
Há uns largos anos (estava eu na secundária), um ex-emigrante em frança disse-me: "Vai nevar!" Perguntei-lhe como sabia e ele respondeu-me: " Aquelas nuvens são côr de rôla, e em frança sempre que eram assim nevava."
Fiquei intrigado com aquilo, mas o facto é que cerca de meia hora depois daquela conversa o nevão começou, proveniente de Norte, e manteve-se ao longo de várias horas. Pelas 11.30h da manhã a escola fechou e mandaram-nos para casa aproveitar o dia de "festa":D

Subscrevo. O que me dá vontade de rir é o nome atribuído :confused:
Mas essa cor de rola como é? Também é "homogéneo", tal como me indicaram acerca da cor de abelha?
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Sim, é mais ou menos homogéneo. Atenção que a cor é levemente azulada (a fugir ao cinza claro); penso que é a cor do rôla selvagem já que a rôla domesticada tem um padrão a fugir ao beje\castanho muito claro.

No domingo passado pelas 8h da manhã estava eu à janela do meu local de trabalho e disse para outra pessoa: "Isto está com aspecto de querer nevar. A cor das nuvens é tipo a cor duma rôla". A outra pessoa riu-se. Eu respondi-lhe: "Se calhar vamos ter alguma surpresa...":D

Assim como o padrão de cor de um Pôr-do-sol nos dá uma ideia do que poderá ser o dia seguinte (é do senso comum) a côr das nuvens também pode dar uma ideia do que se aproxima.
 

cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
Sim, é mais ou menos homogéneo. Atenção que a cor é levemente azulada (a fugir ao cinza claro); penso que é a cor do rôla selvagem já que a rôla domesticada tem um padrão a fugir ao beje\castanho muito claro.

No domingo passado pelas 8h da manhã estava eu à janela do meu local de trabalho e disse para outra pessoa: "Isto está com aspecto de querer nevar. A cor das nuvens é tipo a cor duma rôla". A outra pessoa riu-se. Eu respomdi-lhe: "Se calhar vamos ter alguma surpresa...":D

Assim como o padrão de cor de um Pôr-do-sol nos dá uma ideia do que poderá ser o dia seguinte (é do senso comum) a côr das nuvens também pode dar uma ideia do que se aproxima.

Obrigado pelo esclareccimento :)
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Não gozem com a sabedoria popular. Por vezes provêm do conhecimento obtido ao longo dos séculos. O senso-comum pode ser tudo menos "comum" se bem analisado...
Acho que hoje em dia se desvaloriza muito esta questão; muitas vezes aquilo que era transmitido de geração em geração tende a perder-se. Se algumas vezes são conhecimentos errados, muitas das vezes são importantes para nós e futuras gerações.

Para mim é sempre um gosto ouvir expressões e a sabedoria de quem já por cá anda à mais tempo sobre os diversos assuntos.

E nestas coisas da meteorologia é um regalo ouvir os Homens da Terra, os Homens do Mar. Saber o que aconteceu em anos anteriores, as previsões por sinais que a natureza lhes dá, por exemplo, o caso exposto neste tópico, nestas coisas do tempo tem sempre uma opinião, podem nem sempre ter razão mas é algo que acho dever-se preservar.

Aproveitando a deixa do tópico, naqueles dias de finais de Dezembro em que a temperatura subiu significativamente, com muita humidade, em que quando se saia à rua era um bafo que se sentia, que sabemos foi motivado pela depressão vinda de SW que trazia ar quente, ouvi varias pessoas mais velhas à dizer que era sinal de tremores de terra, acreditem que fiquei bastante intrigado, não achei muita lógica, mas quando mais que uma pessoa o diz, faz interrogar qualquer um.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sim, é mais ou menos homogéneo. Atenção que a cor é levemente azulada (a fugir ao cinza claro); penso que é a cor do rôla selvagem já que a rôla domesticada tem um padrão a fugir ao beje\castanho muito claro.

No domingo passado pelas 8h da manhã estava eu à janela do meu local de trabalho e disse para outra pessoa: "Isto está com aspecto de querer nevar. A cor das nuvens é tipo a cor duma rôla". A outra pessoa riu-se. Eu respondi-lhe: "Se calhar vamos ter alguma surpresa...":D

Assim como o padrão de cor de um Pôr-do-sol nos dá uma ideia do que poderá ser o dia seguinte (é do senso comum) a côr das nuvens também pode dar uma ideia do que se aproxima.

Estabelecendo uma ponte entre a sabedoria popular e o conhecimento científico muita coisa tem lógica. A cor de rola nas nuvens como referido foi usada com outras palavras já desde sexta feira passada para nuvens que se falou na altura serem "azuladas" e que indicavam a presença de gelo. Ora a sabedoria popular faz uso muitas vezes de observações muito científicas. Se alguma sabedoria popular pode não fazer muito sentido, a maior parte funciona por anos de experiência na observação de fenómenos.
Esta é uma temática sem dúvida fascinante. Hoje possuímos outras ferramentas e muito mais informação... Mas isso só nos pode ainda trazer mais admiração por aqueles que sem uso das ferramentas conseguem chegar a conclusões semelhantes :)
 

cdm

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Mafra, 217 metros
Para mim é sempre um gosto ouvir expressões e a sabedoria de quem já por cá anda à mais tempo sobre os diversos assuntos.

E nestas coisas da meteorologia é um regalo ouvir os Homens da Terra, os Homens do Mar. Saber o que aconteceu em anos anteriores, as previsões por sinais que a natureza lhes dá, por exemplo, o caso exposto neste tópico, nestas coisas do tempo tem sempre uma opinião, podem nem sempre ter razão mas é algo que acho dever-se preservar.

Aproveitando a deixa do tópico, naqueles dias de finais de Dezembro em que a temperatura subiu significativamente, com muita humidade, em que quando se saia à rua era um bafo que se sentia, que sabemos foi motivado pela depressão vinda de SW que trazia ar quente, ouvi varias pessoas mais velhas à dizer que era sinal de tremores de terra, acreditem que fiquei bastante intrigado, não achei muita lógica, mas quando mais que uma pessoa o diz, faz interrogar qualquer um.

Também nessa ocasião ouvi dizer o mesmo. Aparentemente porque no sismo de 1969, ocorrido a 28 de Fevereiro desse ano, estava muito calor para a época do ano :confused:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Também nessa ocasião ouvi dizer o mesmo. Aparentemente porque no sismo de 1969, ocorrido a 28 de Fevereiro desse ano, estava muito calor para a época do ano :confused:

Será que agora se aplicou o mesmo ao sismo do Haiti?:(
Infelizmente mais 1 sismo violento a atingir um dos países mais pobres e , ao que parece, um dos mais violentos do mundo.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Noto que no dia em que houve o sismo a SW de Portugal há uns dias atrás, tb estava uma depressão intensa a SW, mas quantas não teve este mês.
Não recuso claro que possa haver uma causalidade ainda não compreendida.

Quanto ao céu cor de neve, vivendo num país cheio de neve como Viena, subscrevo a sabedoria popular.
Realmente aqui neva muito com estratos, e quando é com estratocúmulos ou cumulonimbos estes tem uma aparencia meio esbranquicada, homogénea e esbatida nos dias em que neva, e mais de contrastes de cores nos dias em que chove. São tantas vezes que neva que já deu para observar essa correlação. Não é sempre, mas quase sempre. Não sei qual a razão do fenómeno, provavelmente a baixa temperatura causa mudancas nas nuvens.


Será que agora se aplicou o mesmo ao sismo do Haiti?:(
Infelizmente mais 1 sismo violento a atingir um dos países mais pobres e , ao que parece, um dos mais violentos do mundo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Para mim é sempre um gosto ouvir expressões e a sabedoria de quem já por cá anda à mais tempo sobre os diversos assuntos.

E nestas coisas da meteorologia é um regalo ouvir os Homens da Terra, os Homens do Mar. Saber o que aconteceu em anos anteriores, as previsões por sinais que a natureza lhes dá, por exemplo, o caso exposto neste tópico, nestas coisas do tempo tem sempre uma opinião, podem nem sempre ter razão mas é algo que acho dever-se preservar.

Aproveitando a deixa do tópico, naqueles dias de finais de Dezembro em que a temperatura subiu significativamente, com muita humidade, em que quando se saia à rua era um bafo que se sentia, que sabemos foi motivado pela depressão vinda de SW que trazia ar quente, ouvi varias pessoas mais velhas à dizer que era sinal de tremores de terra, acreditem que fiquei bastante intrigado, não achei muita lógica, mas quando mais que uma pessoa o diz, faz interrogar qualquer um.

Eu também ouvi e ao longo dos anos também fui ouvindo, quando o tempo está abafado é sinal de tremores de terra, por acaso, o dia que fez o sismo em Dezembro o tempo estava abafado e fez, não sei se existe uma causa-efeito, mas é estas coisas que deixam uma pessoa intrigada.:unsure:

É como perguntar a um pescador como vai estar o tempo e ele dizer que vem tempestade ou com este vento nunca mais chove, ainda hoje estive à conversa com um pescador e ele diz que até ao fim do mês não choverá nada significativo, mas o mês de Fevereiro vai ser tempestuoso, devido ao fluxo de SW que tem dominado este Inverno.:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu também ouvi e ao longo dos anos também fui ouvindo, quando o tempo está abafado é sinal de tremores de terra, por acaso, o dia que fez o sismo em Dezembro o tempo estava abafado e fez, não sei se existe uma causa-efeito, mas é estas coisas que deixam uma pessoa intrigada.:unsure:

Ouvem-se todos os tipos de tretas quando ocorrem tremores de terra. Se estiver lua cheia ou nova foi da lua, se não estiver foi de outra coisa qualquer, do sol, dos planetas, de Deus ou do Diabo ou até da DARPA para aniquilar os negros e pobres. Agora no Haiti foi Lua minguante, graças a deus,a tragédia pelo menos poupou-nos a esses sermões da Lua cheia, mas não evitou que um evangelista qualquer dissesse que foi fúria divina, pelos pecados cometidos. O humano tem sempre que tentar encontrar explicações esotéricas naquilo que não compreende. Que alguns humanos não compreendem, diga-se.

Pergunta simples: Quantas vezes não esteve abafado no Algarve sem haver terramotos ? Imensas certamente. Portanto, sinceramente, não sei porque alimentam essas tretas! Já basta o que se vai lendo por aí.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ouvem-se todos os tipos de tretas quando ocorrem tremores de terra. Se estiver lua cheia ou nova foi da lua, se não estiver foi de outra coisa qualquer, do sol, dos planetas, de Deus ou do Diabo ou até da DARPA para aniquilar os negros e pobres. Agora no Haiti foi Lua minguante, graças a deus,a tragédia pelo menos poupou-nos a esses sermões da Lua cheia, mas não evitou que um evangelista qualquer dissesse que foi fúria divina, pelos pecados cometidos. O humano tem sempre que tentar encontrar explicações esotéricas naquilo que não compreende. Que alguns humanos não compreendem, diga-se.

Pergunta simples: Quantas vezes não esteve abafado no Algarve sem haver terramotos ? Imensas certamente. Portanto, sinceramente, não sei porque alimentam essas tretas! Já basta o que se vai lendo por aí.

Não existe qualquer relação entre a sismologia e os fenómenos atmosfericos isso parece-me obvio

Em relação à Lua é parece-me possível que esta tenha alguma influência na sismologia, é mais que sabido que a Lua é a principal força que causa as marés, será a Lua capaz de influenciar o magma do manto terrestre:unsure:? Se tal acontecer é possível que a Lua tenha alguma influência pois o manto terrestre que se encontra num estado semi-liquido e que por isso se sofrer com a influência Lunar pode causar movimentos nas placas tectónicas estabilizando-as e originando sismos:unsure:.

Não me parece assim tão ridículo que a Lua possa influenciar os sismos agora os condições atmosféricas é no mínimo ridículo;)

O que disse em cima é apenas uma suposição não tem nenhuma base cientifica;)
__________________