Cheias - Alto Alentejo (5 Nov 2006)

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Local
Elvas
Caros amigos aqui lhes deixo esta foto reportagem, atrasada é bem certo, mas devido ao problema do fórum e à minha falta de net até hoje! :mad:

Por aqui foi um caos, na noite do Sábado passado (04/11/2006), pelo menos 4 carros inundados e muita chuva durante 2H :eek:, das 19h ás 21h, infelizmente eu não estava na cidade :(. Houve queda de raios em vários pontos da cidade, inclusive na casa dos meus pais, que ficaram sem TV, telefone e muitos aparelhos eléctricos :surprise: :sad: .

No dia seguinte, Domingo, fiz aproximadamente 100 km em quase 2H, entre Ponte de Sor e Elvas, quando é habitual ser em pouco mais de 1H. Especialmente entre Alter do Chão e Monforte muitas estradas inundadas devido a ribeiras excessivamente cheias! Nalguns locais, inclusive com 100 m de estrada inundada, é certo que não com mais de 20 a 30cm de água, mas ainda assim só uma estrada tinha sinalização e mesmo essa estava obsoleta, uma vez que avisava apenas quem circulava num sentido, estado a estrada inundada nas duas faixas, foi junto a Alter do Chão na N-369. Uma verdadeira experiência in loco do estado de tempo e os seus efeitos :shocking:. Aqui ficam as fotos.

As duas que se seguem são da ribeira de Seda, junto à Barragem do Maranhão (Avis):

dsc02881mediumgj2.jpg

dsc02882mediumgv2.jpg

Algumas fotos de como estavam os campos, peço desculpa de não se ver melhor, mas como não ia sozinho e a estrada não estava para paragens, tirei tudo em andamento e dentro da viatura (aproveitei e fui dando banho a câmara fotográfica) :D.

dsc02905mediummj3.jpg

dsc02890mediumhq2.jpg

dsc02887mediumwv9.jpg

Estas de como se encontravam as estradas em muito locais, a velocidade teve de ser quase sempre baixa e com bastante atenção, pois em períodos de maior precipitação não era perceptível onde a estrada estava submersa.

dsc02893mediumnb4.jpg

dsc02901mediumxb9.jpg

dsc02900mediumox4.jpg

dsc02895mediumco0.jpg

dsc02904mediumma4.jpg

dsc02903mediumzz0.jpg

Um pormenor de um período de chuva literalmente torrencial, daqueles que nos obriga a circular a 10 km/h ou mesmo a parar :shocking:! Como ficou escuro de repente tive de ligar as luzes e tal como no nevoeiro, os máximos ainda eram pior que os médios, só mesmo os faróis de nevoeiro puderam ajudar, era impressionante e dá para vermos realmente o nada que somos perante a força da Natureza :surprise:!

dsc02913mediumrp7.jpg

Estas 2 fotos são da piscina das Termas da Sulfúrea, em Cabeço de Vide! Se alguém lá entrasse ficava com todos os seus males curados :rolleyes:!

dsc02911mediumie8.jpg

dsc02910mediumio8.jpg

Por fim e para mostrar que nem tudo foi susto, a determinada altura em que o Sol espreitou nas minhas costas puderam-se ver diversos arco-íris, os quais não consegui captar à devida altura, apenas esta ficou, digamos que "aceitável". :hehe: ;)

dsc02883alg1.jpg

Bravo kim!

Esta foto parece tirada dentro de uma máquina de lavagem automática ... assustador....
Quem viu o Alentejo em 2005 quem vê agora :thumbsup: :thumbsup:

dsc02913mediumrp7.jpg

Muito bom, Kim.:thumbsup:

Quando fui para Espanha passei por Elvas e o tempo já prometia bastante algazarra. Estou tb a preparar a meteo-reportagem da minha viagem e, quando no dia 5, cheguei a Portugal, ao atravessar a ponte em Castro Marim, deparei-me com este cenário (nem se conseguia ver a estrada mas o cretino do motorista nem abrandou...ia a 100km/h e assim continuou). Como o sol já se tinha posto teve que ser a PB (quase não havia luz):

292962989_cf4eacb747.jpg

Bela foto-reportagem Kim...:thumbsup:

Aqui no norte desta vez escapamos à molhadela e ficamos com os pés secos!:D

Boa reportagem KIM:thumbsup:
pena que não tenhas saído do carro:p :p :D
A saturação sdos solos é enorme, pelo que meleva a pensar que estes dias seguintes serão uma benção, mas não por muito tempo:unsure: :sad:

Obrigado a todos :thumbsup:, continuo a achar que exageram, mas pronto! O que me leva a pensar que vocês andam enganados comigo :rolleyes:! Aposto que pensam que como sou alentejano, vivo num monte, ou tenho uma herdade, com uma bela casa recheada de enchidos, petiscadas a torto e direito, ele é uma vaca assada ele é um porco no churrasco, uma bela adega de tintol... e nada de nada, até sou abstémio e tudo! :cool: até sou bem citadino :lol: e de campo apenas gosto por algum tempo, mas não muito! :D :p Por isso nada de graxa! :lmao: ;)

Agora o amigo Luís França passar por aqui e não dizer nada, é que está mal! então eu alguma vez deixaria de passar por uma das vossas povoações sem dizer nada!! É que nem pensar! :mad: ;)

Boa reportagem KIM:thumbsup:
pena que não tenhas saído do carro:p :p :D
A saturação sdos solos é enorme, pelo que meleva a pensar que estes dias seguintes serão uma benção, mas não por muito tempo:unsure: :sad:
Isso é que é querer bem a alguém! Se calho a sair do carro agora era só atchins! :p

Os solos estão realmente saturados, coisa que há algum tempo não se via com esta dimensão, ainda hoje vi alguns terrenos que mais parecem pântanos! :shocking:

Última edição:
Bela reportagem como sempre, bem ilucidativa da "tromba de água" que caíu nessa zona! :thumbsup:

Um dia tens que fazer também umas fotos das planicies alentejanas que nesta altura do ano ficam muito bonitas!

Que belas fotos, realmente a chuva faz muita falta à imensidão alentejana. A partir de dia 18 temos mais água:rain: :rain:

Kim, já me esquecia de te voltar a dizer para arranjares um saco impermeável para as tuas foto-reportagens (eu tenho um); assim já podes guiar com a máquina de fora durante uma boa borrasca e filmar os atascanços em plena estrada (conto fazer isso na semana que vem, a partir do dia 18). Arranjas um suporte na porta do carrito (tipo controlo remoto), podes encharcar à vontade a máquina que ela não se estraga. Vais a este site www.antoniohipolito.com , dás o modelo da tua bomba e ficas a saber o modelo do saco (é da EWA-MARINE); depois é só encomendar e vires cá buscá-la a Carnaxide.
De caminho dizes qq coisa e eu levo-te lá com todo o gosto (não te esqueças dos enchidos e da paiola), eu levo os copitos :lmao: :lmao: :lmao:

Excelente dica Luís! :thumbsup: Tu não sabes há quanto tempo ando há procura de uma coisa assim, o mais porreio são as caixas para as máquinas de filmar para andar debaixo de água! :w00t: Obrigado. Agora vamos é ver os preços, na marca da máquina, queriam quase outra "máquina" por uma caixa destas! :angry:

Agora essa estrutura que referes hehehe, isso é de loucos! se te apanham multam-te na certa! ;)
Quanto à paiola e aos enchidos, não tem problema eu paro num hipermercado e faço de conta que são lá do monte! hehehehe :lmao:

Última edição: