Cheias - Alto Alentejo (5 Nov 2006)

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Caros amigos aqui lhes deixo esta foto reportagem, atrasada é bem certo, mas devido ao problema do fórum e à minha falta de net até hoje! :mad:

Por aqui foi um caos, na noite do Sábado passado (04/11/2006), pelo menos 4 carros inundados e muita chuva durante 2H :eek:, das 19h ás 21h, infelizmente eu não estava na cidade :(. Houve queda de raios em vários pontos da cidade, inclusive na casa dos meus pais, que ficaram sem TV, telefone e muitos aparelhos eléctricos :surprise: :sad: .

No dia seguinte, Domingo, fiz aproximadamente 100 km em quase 2H, entre Ponte de Sor e Elvas, quando é habitual ser em pouco mais de 1H. Especialmente entre Alter do Chão e Monforte muitas estradas inundadas devido a ribeiras excessivamente cheias! Nalguns locais, inclusive com 100 m de estrada inundada, é certo que não com mais de 20 a 30cm de água, mas ainda assim só uma estrada tinha sinalização e mesmo essa estava obsoleta, uma vez que avisava apenas quem circulava num sentido, estado a estrada inundada nas duas faixas, foi junto a Alter do Chão na N-369. Uma verdadeira experiência in loco do estado de tempo e os seus efeitos :shocking:. Aqui ficam as fotos.

As duas que se seguem são da ribeira de Seda, junto à Barragem do Maranhão (Avis):

dsc02881mediumgj2.jpg


dsc02882mediumgv2.jpg


Algumas fotos de como estavam os campos, peço desculpa de não se ver melhor, mas como não ia sozinho e a estrada não estava para paragens, tirei tudo em andamento e dentro da viatura (aproveitei e fui dando banho a câmara fotográfica) :D.

dsc02905mediummj3.jpg


dsc02890mediumhq2.jpg


dsc02887mediumwv9.jpg


Estas de como se encontravam as estradas em muito locais, a velocidade teve de ser quase sempre baixa e com bastante atenção, pois em períodos de maior precipitação não era perceptível onde a estrada estava submersa.

dsc02893mediumnb4.jpg


dsc02901mediumxb9.jpg


dsc02900mediumox4.jpg


dsc02895mediumco0.jpg


dsc02904mediumma4.jpg


dsc02903mediumzz0.jpg


Um pormenor de um período de chuva literalmente torrencial, daqueles que nos obriga a circular a 10 km/h ou mesmo a parar :shocking:! Como ficou escuro de repente tive de ligar as luzes e tal como no nevoeiro, os máximos ainda eram pior que os médios, só mesmo os faróis de nevoeiro puderam ajudar, era impressionante e dá para vermos realmente o nada que somos perante a força da Natureza :surprise:!

dsc02913mediumrp7.jpg


Estas 2 fotos são da piscina das Termas da Sulfúrea, em Cabeço de Vide! Se alguém lá entrasse ficava com todos os seus males curados :rolleyes:!

dsc02911mediumie8.jpg


dsc02910mediumio8.jpg


Por fim e para mostrar que nem tudo foi susto, a determinada altura em que o Sol espreitou nas minhas costas puderam-se ver diversos arco-íris, os quais não consegui captar à devida altura, apenas esta ficou, digamos que "aceitável". :hehe: ;)

dsc02883alg1.jpg
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bravo kim!

Esta foto parece tirada dentro de uma máquina de lavagem automática ... assustador....
Quem viu o Alentejo em 2005 quem vê agora :thumbsup: :thumbsup:

dsc02913mediumrp7.jpg
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Muito bom, Kim.:thumbsup:

Quando fui para Espanha passei por Elvas e o tempo já prometia bastante algazarra. Estou tb a preparar a meteo-reportagem da minha viagem e, quando no dia 5, cheguei a Portugal, ao atravessar a ponte em Castro Marim, deparei-me com este cenário (nem se conseguia ver a estrada mas o cretino do motorista nem abrandou...ia a 100km/h e assim continuou). Como o sol já se tinha posto teve que ser a PB (quase não havia luz):

292962989_cf4eacb747.jpg
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Bela foto-reportagem Kim...:thumbsup:

Aqui no norte desta vez escapamos à molhadela e ficamos com os pés secos!:D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boa reportagem KIM:thumbsup:
pena que não tenhas saído do carro:p :p :D
A saturação sdos solos é enorme, pelo que meleva a pensar que estes dias seguintes serão uma benção, mas não por muito tempo:unsure: :sad:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Obrigado a todos :thumbsup:, continuo a achar que exageram, mas pronto! O que me leva a pensar que vocês andam enganados comigo :rolleyes:! Aposto que pensam que como sou alentejano, vivo num monte, ou tenho uma herdade, com uma bela casa recheada de enchidos, petiscadas a torto e direito, ele é uma vaca assada ele é um porco no churrasco, uma bela adega de tintol... e nada de nada, até sou abstémio e tudo! :cool: até sou bem citadino :lol: e de campo apenas gosto por algum tempo, mas não muito! :D :p Por isso nada de graxa! :lmao: ;)

Agora o amigo Luís França passar por aqui e não dizer nada, é que está mal! então eu alguma vez deixaria de passar por uma das vossas povoações sem dizer nada!! É que nem pensar! :mad: ;)

Boa reportagem KIM:thumbsup:
pena que não tenhas saído do carro:p :p :D
A saturação sdos solos é enorme, pelo que meleva a pensar que estes dias seguintes serão uma benção, mas não por muito tempo:unsure: :sad:
Isso é que é querer bem a alguém! Se calho a sair do carro agora era só atchins! :p

Os solos estão realmente saturados, coisa que há algum tempo não se via com esta dimensão, ainda hoje vi alguns terrenos que mais parecem pântanos! :shocking:
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Bela reportagem como sempre, bem ilucidativa da "tromba de água" que caíu nessa zona! :thumbsup:

Um dia tens que fazer também umas fotos das planicies alentejanas que nesta altura do ano ficam muito bonitas!
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Que belas fotos, realmente a chuva faz muita falta à imensidão alentejana. A partir de dia 18 temos mais água:rain: :rain:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Kim, já me esquecia de te voltar a dizer para arranjares um saco impermeável para as tuas foto-reportagens (eu tenho um); assim já podes guiar com a máquina de fora durante uma boa borrasca e filmar os atascanços em plena estrada (conto fazer isso na semana que vem, a partir do dia 18). Arranjas um suporte na porta do carrito (tipo controlo remoto), podes encharcar à vontade a máquina que ela não se estraga. Vais a este site www.antoniohipolito.com , dás o modelo da tua bomba e ficas a saber o modelo do saco (é da EWA-MARINE); depois é só encomendar e vires cá buscá-la a Carnaxide.
De caminho dizes qq coisa e eu levo-te lá com todo o gosto (não te esqueças dos enchidos e da paiola), eu levo os copitos :lmao: :lmao: :lmao:

Excelente dica Luís! :thumbsup: Tu não sabes há quanto tempo ando há procura de uma coisa assim, o mais porreio são as caixas para as máquinas de filmar para andar debaixo de água! :w00t: Obrigado. Agora vamos é ver os preços, na marca da máquina, queriam quase outra "máquina" por uma caixa destas! :angry:

Agora essa estrutura que referes hehehe, isso é de loucos! se te apanham multam-te na certa! ;)
Quanto à paiola e aos enchidos, não tem problema eu paro num hipermercado e faço de conta que são lá do monte! hehehehe :lmao:
 
Última edição: