...
Chuva negra inexplicável
Ainda não há uma explicação lógica para a queda de chuva negra que tem marcado as últimas semanas em Estarreja e Cacia, na zona de Aveiro.
Não há uma indicação segura de que os dois casos estejam relacionados, no entanto, António Pinto, da Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira, pede intervenção do Ministério do Ambiente. Até porque a situação “é cada vez mais frequente”.
A Protecção Civil municipal está já a analisar a informação disponível, tendo solicitado o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para apurar as causas desta chuva negra que tem atingido as populações de Estarreja e Cacia.
http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=53&ContentId=198637
Chuva negra em Esgueira e Cacial
Chuva negra misturada com cinzas, sobre roupas, carros, casas, animais, plantas, produtos hortícolas, pastagens, tem caído em Cacia e Esgueira, Aveiro, segundo denuncia em comunicado a Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira.
A chuva cai misturada com uma substância «negra, parecendo ser um qualquer óleo que só se consegue remover, com muita dificuldade, das superfícies com um desengordurante, como sabão ou detergente».
Segundo a associação, a frequência do seu aparecimento «é cada vez maior» e a associação pede a intervenção do Ministério do Ambiente», através da deslocação de técnicos para «identificar a matéria negra de que todos falam, com vista à identificação do poluidor que terá o dever de resolver a questão e proceder às indemnizações a que estiver obrigado».
http://www.oln.pt/noticias.asp?id=11946&secc=1