Bem... Esse tipo de acontecimentos eram normais nos meados do século XIX em países como a Inglaterra e Alemanha que eram países industrialmente pesados nos quais produziam muita energia através do carvão e como todos nos sabemos o carvão larga muitas particulas é a energia mais poluente até hoje criada entao as quantidades de particulas de carvão eram tantas no ar que as pessoas chegavam a tossir (isto nas grandes cidades) e a sair particulas negras para o lenço e para além de afectar as pessoas tambem afactava as nuvens e tambem era habitual chuva tanto acida como negra. Os primordios da revolução industrial foram anos muito sujos em todos os sentidos.
Excesso de poluiçao meus amigos So pode ser isso...e ja n ser chuva acida, ja é uma sorte...mas pouco falta!! TRISTEZA!!!
Não sou nenhum especilista quimico mas, para mim são chuvas ácidas (tem várias tipos), devido ao excesso Gases tais como de SO2, NO, O3, CO e PM10 - Partículas suspensas, que depois de subirem para a atmosfera e através de um processo químico desencadeado pela condensação (onde as particulas suspensas servem para aglotinarem e formarem as gotícolas) transforma em H2SO3 e H2SO4, chuvas sulforosas. Um processo comum na década de 50 e 60 na Alemanha (na região da Bavária e sobretudo na Floresta Negra).
Pois é quase certeza poluição da zona industrial de Estarreja, seria bom investigarem porquê, pois parece não haver qualquer explicação e não é normal chover uma especie de oleo. No início do mês também houve queda de neve amarela na Sibéria, na região de Omsk, que também é fortemente industralizada. Link: Google News As explicações oficiais remeteram para uma tempestada de areia no Kazakhstan, embora os testemunhos digam que a neve era ligeiramente oleosa e tinha cheiro.