Chuva negra inexplicável

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
...

Chuva negra inexplicável
Ainda não há uma explicação lógica para a queda de chuva negra que tem marcado as últimas semanas em Estarreja e Cacia, na zona de Aveiro.
Não há uma indicação segura de que os dois casos estejam relacionados, no entanto, António Pinto, da Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira, pede intervenção do Ministério do Ambiente. Até porque a situação “é cada vez mais frequente”.

A Protecção Civil municipal está já a analisar a informação disponível, tendo solicitado o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para apurar as causas desta chuva negra que tem atingido as populações de Estarreja e Cacia.
http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=53&ContentId=198637

Chuva negra em Esgueira e Cacial
Chuva negra misturada com cinzas, sobre roupas, carros, casas, animais, plantas, produtos hortícolas, pastagens, tem caído em Cacia e Esgueira, Aveiro, segundo denuncia em comunicado a Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira.

A chuva cai misturada com uma substância «negra, parecendo ser um qualquer óleo que só se consegue remover, com muita dificuldade, das superfícies com um desengordurante, como sabão ou detergente».

Segundo a associação, a frequência do seu aparecimento «é cada vez maior» e a associação pede a intervenção do Ministério do Ambiente», através da deslocação de técnicos para «identificar a matéria negra de que todos falam, com vista à identificação do poluidor que terá o dever de resolver a questão e proceder às indemnizações a que estiver obrigado».
http://www.oln.pt/noticias.asp?id=11946&secc=1
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem...:shocking: :shocking:

Esse tipo de acontecimentos eram normais nos meados do século XIX em países como a Inglaterra e Alemanha que eram países industrialmente pesados nos quais produziam muita energia através do carvão e como todos nos sabemos o carvão larga muitas particulas é a energia mais poluente até hoje criada entao as quantidades de particulas de carvão eram tantas no ar que as pessoas chegavam a tossir (isto nas grandes cidades) e a sair particulas negras para o lenço e para além de afectar as pessoas tambem afactava as nuvens e tambem era habitual chuva tanto acida como negra.

Os primordios da revolução industrial foram anos muito sujos em todos os sentidos.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Não sou nenhum especilista quimico mas, para mim são chuvas ácidas (tem várias tipos), devido ao excesso Gases tais como de SO2, NO, O3, CO e PM10 - Partículas suspensas, que depois de subirem para a atmosfera e através de um processo químico desencadeado pela condensação (onde as particulas suspensas servem para aglotinarem e formarem as gotícolas) transforma em H2SO3 e H2SO4, chuvas sulforosas.
Um processo comum na década de 50 e 60 na Alemanha (na região da Bavária e sobretudo na Floresta Negra).:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois é quase certeza poluição da zona industrial de Estarreja, seria bom investigarem porquê, pois parece não haver qualquer explicação e não é normal chover uma especie de oleo.

No início do mês também houve queda de neve amarela na Sibéria, na região de Omsk, que também é fortemente industralizada.
Link: Google News

As explicações oficiais remeteram para uma tempestada de areia no Kazakhstan, embora os testemunhos digam que a neve era ligeiramente oleosa e tinha cheiro.