Ciclone SIDR (Índico Norte/Golfo de Bengala 2007)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bangladesh: Ajuda chega todas as zonas devastadas por furacão

As equipas de socorro conseguiram chegar a todos os distritos do sul de Bangladesh assolados há uma semana pelo ciclone Sidr, indicou hoje o exército, acrescentando que o número de mortos, que oficialmente é de 3.500, continua a aumentar. «Chegámos a todas as partes com material de socorro e prosseguimos com as nossas operações», declarou o comandante Emdadul Islam na sala de controlo das forças armadas, que faz um registo das vítimas do pior ciclone a atingir o país nos últimos 16 anos.
O número de mortos, que oficialmente é de 3.447 - apesar de o Crescente Vermelho estimar que é entre 5.000 e 10.000 mortos - continua a aumentar, acrescentou o oficial. O ciclone Sidr deixou quatro milhões de desabrigados e provocou uma destruição inimaginável, segundo o chefe de governo interno, Fajruddin Ahmed.
A ajuda está a chegar a conta-gotas, apesar de a comunidade internacional prometer 140 milhões de dólares. O governo de transição do Bangladesh, no poder desde Janeiro e em estado de emergência, mobilizou as forças armadas para socorrer os sete milhões de pessoas que carecem de alimentos e água potável.
Bangladesh é um país muçulmano laico rural com 144 milhões de habitantes, onde 40% da população vive com menos de um dólar por dia.

Diário Digital