A época de ciclones está quase a terminar. Foi anormalmente calma nas ilhas do Pacífico Sul. Ainda assim, nos próximos dias poderá surgir um ciclone ao largo de Vanuatu. O JTWC emitiu um aviso de formação de um ciclone e a MeteoFrance está a acompanhar a situação. A ilha da Nova Caledónia está na mira inicial.
Ciclone tropical Ernie teve uma intensificação explosiva nas últimas 24 horas.
Passou de categoria de baixa tropical para 5 na escala australiana (3/4 na Saffir-Simpson).
O ciclone deve se manter no mar e não esperado para fazer um landfall na Austrália.
O JTWC modela um cat. 3 na escala Saffir-Simpson com ventos a rondar os 100 nós (185 km/h) depois de amanhã imediatamente antes do ciclone atingir a NC. Há que esperar porque no Pacífico Sul as previsões têm o hábito de mudar abruptamente.
Ciclone Ernie já se enfraqueceu e deve se dissipar dentro de mais alguns dias.
Ciclone Cook se formou no Pacífico Sul e afetou nos últimas dias a Ilha de Vanuatu e deve afetar agora a região da Nova Caledônia como categoria 2/3 na escala Saffir-simpson.
Acumulados de chuva superiores a 300 mm, rajadas de ventos de mais de 150 km/h e ondas de até 6 metros podem ser registrados na Nova Caledônia.
O último ciclone a fazer landfall na Nova Caledônia foi Erica em 2003.
Em Vanuatu houve inundações e quedas de árvores, mas sem cortes do serviço de luz e telefonia. Não se reporta feridos.
Ciclone Cook
Radar
Inundação em Vanuatu
Um outro ciclone deve se formar próximo da cidade de Darwin dentro de alguns dias e ameaçar o norte da Austrália Ocidental. O nome será Frances.
Na Nova Caledónia foi encontrado 1 cadáver mas em geral os danos foram mínimos. Há registo de, pelo menos, 4 feridos.
Prevê-se que o ex-Cook seja a pior tempestade na NZ desde 1968. O passado verão foi extremamente seco na ilha do norte mas nas últimas semanas choveu muito.