O Jeff Master do Wunderground falou hoje do sistema de Espanha e diz que provavelmente foi um sistema com algumas características hibridas, embora predominantemente não tropical. De qualquer forma, o sistema ainda não morreu, e manteve hoje alguma convecção entre o sul de Espanha e Marrocos, e o Tropical RADMSIS do CIRA (Cooperative Institute for Research in the Atmospher) colocou esta manhã um floater sobre ele, ou seja, pelo menos está a despertar a curiosidade cientifica/meteorológica. Mas parece estar agora a dissipar.
Boas! Já no meu blog eu havia referido algo do género... Podem verificar: http://meteorologiapt.blogspot.com/2007/09/furaces-na-pennsula-ibrica.html
Oi, isso que referes nunca aconteceu. Ou explicando melhor, aconteceu mas não naquele local. A imagem resultou dum erro do software de processamento das imagens de satélite. Se reparares com atenção nesta que te deixo podes ver o sombreado dos EUA com a costa leste completamente deslocada para o meio do Atlântico, deslocando também os 2 furacões da imagem para o Mediterrâneo quando na realidade estavam no Atlântico. Por acaso conheço as imagens com o erro bastante bem, porque os dois furacões da imagem afectaram Portugal, mas não o continente. Os furacões da imagem são o Bonnie e o Charley de 1992 e ambos atravessaram o arquipélago dos Açores, o que foi algo de invulgar com 2 ciclones tropicais a afectar quase de seguida o arquipélago. Não provocaram muitos danos, mas pelo menos uma pessoa morreu na ilha de S.Miguel devido ao Bonnie.
No Domingo passado andou mais um daqueles sistemas suspeitos próximo de Itália, uma espécie de SCM com circulação.
Depois de muitos anos de discussão, oficialmente o Mediterrâneo passa a ter alguma vigilância tropical embora sem zona (RSMC) definida pela OMM. O objectivo é quando ocorrer um sistema, haja pelo menos alguns dos recursos normais que costuma haver para outras regiões, invests, floaters satélite, modelos, estimativas dvorak, etc. Os Invest's terão a letra M, ou seja, 90-99M
Já tinha sido referido no seguimento da Europa, parece que se faz história hoje, apesar dos sistemas suspeitos de "tropicalidade" do Mediterrâneo não serem novidade, é a primeira vez em que oficialmente um é classificado como ciclone tropical, o 01M NONAME, não tem é direito a nome pois não existe uma lista de nomes nesta região. Foi inicialmente lançado como Invest 99L mas deveria ter sido com a letra M e não L que é do Atlântico, desconheço a razão. O Invest parece ter sido lançado pelo NRL (Marinha americana) Mediterranean Sea: DATE/TIME LAT LON CLASSIFICATION STORM 07/1800 UTC 41.1N 5.3E T2.5/2.5 01M 07/1200 UTC 40.6N 5.9E ST1.5 INVEST O aspecto durante o dia era de um ciclone subtropical/híbrido, embora a partir do início da tarde tenham explodido umas torres com convecção profunda mesmo no centro, o que fez com que o classificassem como tropical, embora o NHC nunca o fizesse com tão poucas horas, o NHC normalmente entende que isso tem que persistir mais tempo. Nesta altura tem um "eye-like"