Clima da Madeira

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ao verificar alguns arquivos de livros encontrei esta preciosidade sobre o clima da Madeira, que me sugeriu abrir um tópico dedicado ao Clima da Madeira.


Os dados que em seguida apresentamos, resumem o que se sabe sôbre o clima da Madeira.

Temperatura. No Funchal não há, em regra, nem frios nem calores excessivos; a temperatura á sombra raras vezes desce abaixo de centigrados, ou sobe acima de 26ºc sendo somente em dias de leste que o termometro regista aqui temperaturas um tanto elevadas. A pequena variação no grau de calor de mês para mês e de estação para estação, é um dos caracteristicos do clima do Funchal, sendo de notar também que durante o dia não sofre a temperatura grandes alterações.
As observações feitas no Pôsto Meteorologico do Funchal no periodo de 9 anos (1909 a 1909) apresentam os seguintes resultados com relação á temperatura media do Funchal, em graus centigrados:

Janeiro ......................... 15,00
Fevereiro........................ 14,92
Março............................ 15,35
Abril............................ 16,24
Maio............................. 17,32
Junho............................ 19,16
Julho............................ 20,78
Agosto........................... 22,19
Setembro......................... 21,47
Outubro ......................... 19,97
Novembro......................... 17,50
Dezembro......................... 15,80

A temperatura media no referido periodo foi 17,97, e se procurarmos a diferença entre a maxima e a minima das medias mensais (22,19 e 14,92), acharemos 7,27. A maxima absoluta foi 37,3 em 13 de Agôsto de 1907, e a minima absoluta 4,5 em 25 de Fevereiro de 1904, sendo a diferença, portanto, 32,8.
A media das medias anuais foi 18,61 desde 1865 a 1893, e 18,67 desde 1865 a 1874.
Pelo que respeita ás estações do ano, a media das respectivas temperaturas desde 1901 a 1909, foi a seguinte:

Inverno.......................... 15,24
Primavera........................ 16,30
Verão............................ 20,71
Outono........................... 19,64

A temperatura media no Poiso (1400 m.) foi 13,4 nos meses de Julho a Novembro de 1904, e no Areeiro (1800 m.) 12,2 nos meses de Junho a Outubro de 1895. 0 sr. Guilherme Teles de Meneses, a quem se devem estas (Observações meteorologicas, viu o termometro no Areeiro marcar 2 graus abaixo de zero em Novembro de 1895, e lemos nas Excursões na Madeira, do falecido Padre Pontes, que quando a temperatura no Funchal é 14 graus centigrados, o termometro está ás vezes no Paul da Serra a zero e abaixo de zero.
A tabela seguinte, extraída das observações feitas pelo sr. Adolfo Cesar de Noronha, mostra a temperatura media, á sombra, da vila do Pôrto Santo (15 m. acima do nivel do mar), desde Dezembro de 1900 a Novembro de 1901 e desde Junho a Dezembro de 1902:

Dezembro....... 18,6 || Junho........... 21,3
Janeiro........ 17,3 || Julho........... 22,5
Fevereiro...... 17,4 || Agosto.......... 24,0
Março.......... 17,9 || Setembro........ 23,8
Abril.......... 19,0 || Outubro......... 21,7
Maio........... 20,1 || Novembro........ 20,0

A mais alta temperatura observada durante o referido periodo foi 29,2, a 24 de Agôsto de 1902; a mais baixa foi 12,0, a 10 de Janeiro de 1901. Estas temperaturas, e em especial a ultima, não devem ser consideradas como extremas absolutas, visto o observador se não ter servido do termometro de maxima e minima nas suas observações.
A maior fôrça solar no Funchal, diz o Dr. Mason, apresenta-se ordinariamente das 0 até ás 11 horas da manhã, e mais de uma vez tivemos ocasião de notar durante o ano de 1907, que em dias claros, os termometros expostos ao sol marcam ao meio dia temperaturas mais altas do que ás 3 horas da tarde. Segundo o Dr. Mason, a maior fôrça absoluta do sol é 76, 11 centigrados e a media maxima 46,96, sendo as medias das estações as seguintes: inverno 34,90; primavera 49,50; verão 56,11; e outono 47,35. Em Agosto de 1907, em ocasião de leste e com o céu claro, vimos o termometro do pôsto de S. Lourenço marcar ao sol 62,5, á hora do meio dia, e 59,2 ás 3 horas da tarde.

Pressão atmosferica.
A pressão media nas diferentes estações, a seguinte:
Inverno ....... 764,94 = 1019hpa
Verão ......... 763,45 = 1017hpa
Primavera...... 763,05 = 1017hpa
Outono......... 762,40 = 1016hpa

A mais baixa pressão atmosferica observada até hoje no Funchal737,61 (982hpa), deu-se em 23 de Janeiro de 1868, com tempo calmo, tendo havido porém nesse dia um violento vendaval em Tenerife, que derrubou o celebre dragoeiro do vale de Orotava.

Há registo de uma pressão inferior a 970hpa em Julho de 1894, mas não me pareceu de fonte segura esses dados.


Humidade. Entre 800 e 1000 metros, no lado sul da Madeira, e entre 700 e 800 do lado norte, vêem-se com frequencia densos nevoeiros cingirem os montes, principalmente durante o dia, em razão das condições termicas se tornarem desfavoraveis á conservação da agua no estado vaporoso e diáfano, mas para cima e para baixo dessas altitudes a umidade cresce gradualmente, sendo já pouco apreciavel na altitude de 1700 metros.
O maior grau de secura observa-se nas ocasiões de leste, podendo a humidade relativa descer então até 18 por cento.
As medias que em seguida apresentamos, referem-se á humidade relativa e á tensão do vapor de agua desde 1901 a 1905, segundo os dados colhidos no Posto Meteorologico do Funchal:
umidade relativa
Janeiro ..... 62,2
Fevereiro.... 62,7
Março ....... 57,5
Abril ....... 61,3
Maio ........ 61,5
Junho........ 65,1
Julho ....... 66,3
Agôsto ...... 63,0
Setembro..... 62,3
Outubro...... 63,4
Novembro..... 65,3
Dezembro..... 64,6

Maxima media mensal nos 5 anos 68,9 (Outubro, 1904). Minima media mensal nos 5 anos 55,6 (Março, 1902). Media dos 5 anos 62,9. Media das estações: inverno 63,1; primavera 60,1; verão 64,8: outono 61.6.
TENSÃO DO VAPOR
Janeiro.............. 8,97
Fevereiro............ 9,08
Março................ 8,51
Abril................ 9,56
Maio................. 9,99
Junho................11,85
Julho................13,59
Agosto...............13,92
Setembro.............13,20
Outubro..............11,95
Novembro.............10,86
Dezembro............. 9,70

Maxima media mensal durante os 5 anos 14,14 (Agosto, 1904). Minima media mensal durante o mesmo periodo 7,77 (Março, 1904). Media dos 5 anos 10,93.
Segundo White, a umidade relativa media em Santo Antonio da Serra foi 76 % em Junho e Julho de 1850, e 72 % em Agôsto do mesma ano; e segundo o sr. Teles de Meneses, foi essa humidade de 58,8 % no Poiso e de 65,6 % no Areeiro, nos períodos atrás mencionados.
Os dados seguintes mostram a umidade relativa media na vila do Pôrto Santo nos meses de Junho a Dezembro de 1902:

Junho.................. 70,2
Julho.................. 72,2
Agosto................. 67,3
Setembro............... 71,1
Outubro................ 70,0
Novembro............... 76,0
Dezembro............... 76,1


Chuvas. As chuvas caem em todos os meses do ano na região alta da Madeira, mas no Funchal faltam algumas vezes, principalmente durante o verão. As primeiras chuvas fortes aparecem geralmente em Outubro; e desde então até Abril chove mais ou menos copiosamente no Funchal, mas sem que as precipitações atmosfericas tenham um caracter periodico bem acentuado. Em Maio e Junho há ás vezes falta de chuva, e em Julho e Agosto não cai em certos anos uma unica gota de agua no Funchal. As chuvas do outono são em regra mais copiosas e violentas que as do inverno.
As medias que em seguida apresentamos referem-se á quantidade de chuva, em milimetros, recolhida pelo udometro do Pôsto Meteorologico do Funchal, no periodo decorrido de 1901 a 1909:

Janeiro............. 78,3
Fevereiro........... 79,8
Março .............. 58,8
Abril............... 33,4
Maio................ 21,4
Junho............... 16,0
Julho............... 2,9
Agosto.............. 6,7
Setembro............ 20,4
Outubro............. 97,4
Novembro............137,3
Dezembro............ 85,4

Em 1901, ano muito chuvoso, caíram no Funchal 1138mm de chuva; em 1906, ano muito sêco, apenas 488mm. Em Junho de 1904, em Julho de 1903, 1905 e 1909, e em Agosto de 1901, 1903, 1905, 1906, 1908 e 1909, não caíu chuva alguma no Funchal. A maxima chuva diaria foi 155,mm I em 10 de Novembro de 1901.
No Funchal chove em media durante 79 dias por ano, tendo sido de 101 o maior numero de dias chuvosos registados até hoje em 1 ano, e de 52 o menor. De Dezembro de 1900 a Novembro de 1901 houve no Pôrto Santo 40 dias de chuva forte e 84 de chuva fraca, ou chuviscos.





Ventos. Das observações sôbre a direcção dos ventos feitas na Ponta de S. Lourenço desde 1901 a 1909, vê-se que o vento que mais domina ali em todo o ano é o NE., seguindo-se-lhe o NNE., o N., o NW , o SW. e o E.. O primeiro destes ventos dura do meado de Abril até o fim de Outubro, podendo aparecer porém noutras epocas, e em geral não é sentido directamente na cidade, embora se reconheça pela agitação que produz na superficie do mar, fora da baía.
O vento N. sopra ás vezes no inverno com grande fôrça, e é ele que produz a neve e o granizo que aparecem na montanha durante essa estação. Os ventos de W., NW. e SW. dão uma grande porporção de chuvas, sendo os dois ultimos muito violentos ás vezes nos primeiros meses do ano. Os ventos dos quadrantes desde o SW. até o SE. pelo S. trazem por vezes uma grande agitação nas aguas da baía, sendo maior então o grau de umidade da atmosfera no Funchal.
Diz o Dr. Barral que se examinarmos o que acontece nas diferentes estações, achamos os ventos de N. até E. predominando no verão e no outono, e menos no inverno; os ventos do SW. ao NW., mais na primavera e outono, e também no inverno, sem que sôbre isto se possa estabelecer regra bem fixa.
Sente-se algumas vezes na Madeira particularmente durante o verão, um vento quente e sêco a que os habitantes chamam leste, e que dura em geral 1 a 3 dias.

Fonte: Elucidário Madeirense, volume 1, 1939
 


Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Boa noite:

É a minha primeira entrada neste fórum.

Interesso-me particularmente pelo clima da Madeira, particularmente por questões fitoclimáticas.

Gostaria de lhe perguntar se em zonas como o Fanal, as Queimadas, a Fajã da Nogueira, por exemplo, é habitual a existência de geadas e em que alturas do ano.

Em àparte, felicito-o por morar em Santana. Se eu pudesse escolher um lugar para viver, seria provavelmente aí: a costa norte da Madeira, e a serra norte é o sítio mais belo que alguma vez vi (e vivi em florestas húmidas tropicais e temperadas, pelo que sei do que estou a falar).
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite:

É a minha primeira entrada neste fórum.

Interesso-me particularmente pelo clima da Madeira, particularmente por questões fitoclimáticas.

Gostaria de lhe perguntar se em zonas como o Fanal, as Queimadas, a Fajã da Nogueira, por exemplo, é habitual a existência de geadas e em que alturas do ano.

Em àparte, felicito-o por morar em Santana. Se eu pudesse escolher um lugar para viver, seria provavelmente aí: a costa norte da Madeira, e a serra norte é o sítio mais belo que alguma vez vi (e vivi em florestas húmidas tropicais e temperadas, pelo que sei do que estou a falar).

Antes de mais, bem vindo ao forum, e espero que esta seja a primeira de muitas participações por aqui. :thumbsup:
Quanto à questão que me coloca, é difícil lhe dar uma resposta em concreto dos locais referidos. De alguns estudos que tive acesso, um refere que na Costa Norte ocorrem geadas a partir dos 600 ou 700 metros e que estas eram desconhecidas na zona sul.
Pessoalmente acho baixo estes valores de altitude, e penso serem mais prováveis acima dos 800 metros. Os meses mais propícios são Janeiro e Fevereiro, mas os registos desses eventos são escassos. Talvez não tanto pela escassez da ocorrência, mas talvez por esta se dar nas zonas mais altas da ilha de montanha e floresta, a população da Madeira vive na sua grande maioria nas zonas baixas da ilha, perto da costa.
É sem dúvida um bom local para viver, especialmente para quem gosta de estar em contacto com a Natureza.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Rog, só hoje é que reparei neste Post...

Uma preciosidade como as que já nos tens habituado...

Fiquei curioso com o parâmetro Força do Solar, colocar o termómetro ao Sol para medir a "força" do Sol... devia ser um método de medição dos índices UV à moda antiga :)
Os meteorolgistas devem ter chegado á conclusão que este parâmetro não é muito interessante para caracterizar um clima pois não é utilizado nas caracterizações climáticas hoje em dia.

Para quando criar a Fundação Rog Berardo :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa noite:

É a minha primeira entrada neste fórum.

Interesso-me particularmente pelo clima da Madeira, particularmente por questões fitoclimáticas.

Gostaria de lhe perguntar se em zonas como o Fanal, as Queimadas, a Fajã da Nogueira, por exemplo, é habitual a existência de geadas e em que alturas do ano.

Em àparte, felicito-o por morar em Santana. Se eu pudesse escolher um lugar para viver, seria provavelmente aí: a costa norte da Madeira, e a serra norte é o sítio mais belo que alguma vez vi (e vivi em florestas húmidas tropicais e temperadas, pelo que sei do que estou a falar).

Bem-vindo Rodrigo!
Se quiseres apresentar-te passa pelo Post das Apresentações: http://www.meteopt.com/showthread.php?p=38625#post38625
 

grandeurso

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
81
Local
Caniço, Ilha da Madeira
Caro Rog:

Em conversa com familiares meus aqui da Madeira e colegas de profissão, disseram-me que, na infância deles ( há cerca de 30 anos) chovia muito mais no Funchal do que hoje em dia, mesmo dias seguidos a chover.
Como são várias pessoas a afirmarem tal facto, obviamente que deve haver um fundo de verdade. Contudo, também sei que a memória das pessoas é relativamente curta e poderá haver algum exagero nessas afirmações.

Na sua opinião e talvez com dados concretos, é verdade que chovia muito mais aqui nas décadas de 70/80?
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Caro Rog:

Em conversa com familiares meus aqui da Madeira e colegas de profissão, disseram-me que, na infância deles ( há cerca de 30 anos) chovia muito mais no Funchal do que hoje em dia, mesmo dias seguidos a chover.
Como são várias pessoas a afirmarem tal facto, obviamente que deve haver um fundo de verdade. Contudo, também sei que a memória das pessoas é relativamente curta e poderá haver algum exagero nessas afirmações.

Na sua opinião e talvez com dados concretos, é verdade que chovia muito mais aqui nas décadas de 70/80?

Boas,
A Madeira de uma maneira geral mantêm uma época regular de chuvas e um meses com menos precipitação, mas este quadro é por vezes alterado por anos mais chuvosos e outros mais secos, muito por influência da posição do Anticiclone e de algumas depressões mais cavadas no no Atlântico. Olhando para a história da Madeira, de uma forma geral a Madeira é atingida por tempestades mais intensas numa média de uma vez por década. E por vezes é essa a recordação que fica, e passado vários anos, recordam sempre que no tal tempo é que chovia muito...
Algumas tempestades intensas na Madeira: 1993 que provocou mortes no Funchal e chegou a desabar casas perto das ribeiras.
Março de 1984 fez enormes prejuízos, derrubou uma ponte no Faial.
20 Dezembro 1977 quatro mortes.
Rrea00119771220.gif


De uma forma geral, os meses logo a seguir ao Verão, Outubro e Novembro são os mais intensos com chuva, trovoadas, e com possibilidade de por vezes provocar tempestades mais intensas, muito por influência de algumas ondas mais ou menos tropicais.. Nos meses de inverno chove mas de uma forma mais equilibrada.

Num período de 30 anos, que é a actual normal climática, pode-se fazer um equilibrio das situações.

2001901378614088434_rs.jpg


pegando apenas agora num curto espaço de tempo, por exemplo de 1901 a 1909, fica logo o registo de um mês de novembro muito chuvoso possivelmente dentro de um espaço de tempo onde ocorreram algumas tempestades mais severas neste mês.

2001954355077098341_rs.jpg


Fosse este espaço de tempo prolungado por mais 20 anos por exemplo de 1901 a 1930 e teriamos algo muito parecido à normal climática 1969-1990.
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Desculpem-me a insistência; mas no Fanal, na Fajã da Nogueira, no Montado dos Pessegueiros, nas Queimadas, no Ribeiro Frio, há geadas ou não?
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Desculpem-me a insistência; mas no Fanal, na Fajã da Nogueira, no Montado dos Pessegueiros, nas Queimadas, no Ribeiro Frio, há geadas ou não?

Bom dia,
Não lhe consigo dar uma resposta tão direita quanto desejável, porque não tenho dados suficientes que possa afirmar que nessas localidades possa existir geada.
Pela via das hipóteses:
altitudes..
Fanal +/-1230m
Fajã da Nogueira +/- 700m
Montado dos Pessegueiros +/- 1205m
Queimadas +/- 900m
Ribeiro Frio +/- 860m

Penso que não serão locais que todos os anos sejam visitados pela geada, embora possa ocorrer em alguns anos mais frios. Com que frequência? Não sei. Pode ser de três em três anos como uma vez por 10 anos, não tenho dados suficientes para afirmar isso. Regular será possivelmente no Pico do Areeiro, no Pico Canário, no Paúl da Serra... embora o Fanal e o Montado dos Pessegueiros devido à altitude, sejam grandes candidatos.
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Caro Rog,

Muito obrigado. Eu estive em Fevereiro passado no Fanal, num dia em que no Pico do Areeiro estavam penso que 2º sem nenhum vento: condições ideais para geada, mas no Fanal estava talvez menos frio.

Enfim, se conseguir saber alguma coisa pode dizer-me? As pessoas que eu conheço na Madeira (o meu sogro vive lá) não sabem dizer-me, também.

Vou amanhã à Madeira, pode ser que consiga alguma informação; se conseguir não deixarei de a transmitir, mas não penso que consiga.

Sobre o clima da Madeira em geral, há um bom resumo num livro do Dr. Raimundo QUintal: A MAdeira de carro e a pé. É breve, mas completo.

Mais uma vez obrigado.
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Pois lá estive na Madeira com a esperança de um pouco de ar fresco e de nevoeiros cerrados.

Claro que, indo com estas esperanças, tive de apanar vento leste. Calor, mas sobretudo, a maravilhosa luz da Madeira, que foi a razão de eu lá ir, estava ausente. Enfim, esteve presente nos dois últimos dias, depois de eu fazer uma lesão pelos caminhos diabólicos das serras da madeira.

Por cá sei que esteve muito mais quente e que entretanto refrescou; claro que agora que eu cheguei aqueceu outra vez.

É a isto que se chama o espírito de contradição inerente a todas as coisas deste mundo, uma lei muito importante para quem quer saber com o que contar.

Voltando ao tópico. Sim, no Fanal, nas Queimadas, no Ribeiro Frio, há bastantes geadas. No Paúl da Serra neva por vezes, gela muitas vezes, e há sobretudo granizo.

Claro que todos sabem que a Madeira tem tantos microclimas como o Continente inteiro. Mas em geral o Norte é muito mais húmido e chuvoso, mesmo durante o verão, e mais fresco; o Sul é quente, subtropical e o Funchal é subtropical sobre o seco.

Quando os ventos vêm de Leste, há uma massa de ar africana, seca e muitas vezes cheia de pó, horrível. Diz-se que dura no máximo uma semana (o dito é 1, 3, 5, ou 7 dias, mas desta vez apanhei claramente 4...).

Se a temperatura do continente continua a subir assim ainda me mudo para a Madeira!
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Caro Rog:

Em conversa com familiares meus aqui da Madeira e colegas de profissão, disseram-me que, na infância deles ( há cerca de 30 anos) chovia muito mais no Funchal do que hoje em dia, mesmo dias seguidos a chover.
Como são várias pessoas a afirmarem tal facto, obviamente que deve haver um fundo de verdade. Contudo, também sei que a memória das pessoas é relativamente curta e poderá haver algum exagero nessas afirmações.

Na sua opinião e talvez com dados concretos, é verdade que chovia muito mais aqui nas décadas de 70/80?

Tenho uma casa no Caniço de Baixo, e acho que não tem havido grandes alterações climáticas nos últimos 20 anos. Claro que as pessoas se lembram dos fenómenos extremos.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acompanhei os dados do Funchal ( e não só) durante uns 2 anos e acontecia algo estranho, sobretudo no verão: De dia registava-se um valor e depois quando esses dados deveriam ser armazenados pelo INM, colocavam no valor da máxima uns 2 graus a menos...
Foi sempre assim a aviar, mas às vezes lá punham os valores correctos, mas os erros dados anteriormente deixavam-os estar.
Daí essa média do Funchal está uns bons furos abaixo da realidade.
Curiosamente colocaram uma estação automática do lado oeste da cidade e os valores eram mais elevados em cerca de 1 a 2 graus em relação ao Funchal. Assim para esta zona acredito nuns 19 graus reais ou mais de média anual.
Ponta do Sol tem valores mais elevados de temperatura do que o Funchal assim como tem níveis mais altos de insolação.
Alguém tem dados sobre temperaturas como na Fajã dos Padres? Neste local perfeitamente ao nível do mar, os rochedos da encosta sobranceira, armazenam o calor do sol durante o dia e libertam-no durante a noite lentamente.... É um dos locais mais belos e quentes da Madeira. Deverá ter médias anuais superiores a 20 graus.
A fajã da Madalena do Mar também é um local com excelentes condições climáticas.
Nestas fajãs faz-se o cultivo de vários frutos tropicais.
Por vezes questiono-me... Que clima tem a Madeira? Atlântico na vertente Norte e Mediterrâneo na vertente Sul ? Atlântico no Norte não terá, porque nunca vi alguém a cultivar bananas, cana de açucar num clima temperado marítimo. Os climas temperados marítimos têm INVERNO a sério e médias anuais em geral abaixo dos 11,12 de média anual....
Mediterrâneo no sul como ???... A oliveira, símbolo do clima mediterrânico ( pois só cresce e produz nesse clima, normalmente) não é produtiva ao nível do mar, o inverno, se é que pode chamar de inverno, não baixa dos 15 graus de média andando até em alguns pontos nos 16,17... Assim as oliveiras não conseguem ter um período de dormência no inverno, os cepos das vinhas normais apodrecem com a falta de frio... Um clima mediterrânico, em que não dá para produzir vinho e azeite? O que aprendi na escola foi esta definição errada para o clima madeirense, que a meu ver está mais próximo de uma definição subtropical e oceânica. A comprovar isso está a sua própria floresta nativa, a floresta macaronésica de tipo subtropical chamada laurissilva ( de folha larga).
Se alguém tem uma ideia concreta sobre que clima é este o da Madeira, que avance e diga....;):D
Tenho mesmo que ir pra cama que isto não são horas e amanhã há trabalho loool.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se alguém tem uma ideia concreta sobre que clima é este o da Madeira, que avance e diga....

Penso que não se pode dar uma ideia única do clima da Madeira, mas sim um conjunto de ideias diferentes, pois o clima da Madeira não é um, mas sim um conjunto variado de microclimas. O relevo duma pequena e montanhosa ilha, a localização e os ventos alísios fazem da Madeira uma amálgama de microclimas que permitem por vezes tomar banho no mar ao mesmo tempo que cai neve ou granizo nos Picos.

Alguns link's bastante interessantes sobre o clima da Madeira, o primeiro mais cientifico, os outros com uma vertente mais histórica/tradicional.

Clima do Arquipélago da Madeira
http://madeira-gentes-lugares.blogspot.com/2007/06/clima-do-arquiplago-da-madeira.html

Centro de Estudos de História do Atlântico - Clima
http://www.ceha-madeira.net/elucidario/c/cli.htm

Centro de Estudos de História do Atlântico - Granizo/Neve/Geada/Dente de Cão
http://www.ceha-madeira.net/elucidario/g/gra12.htm