É a minha vez de caracterizar o clima da minha terra!

Moro num dos milhentos cogumelos que rodeiam o norte da cidade de Lisboa. Mais propriamente no extremo nordeste da freguesia de Odivelas. 10metros a oeste começa a freguesia de Famões, e 50metros a norte começa a freguesia da Ramada.
Segundo o Google Earth, este lugar situa-se mais ou menos a 136m de altitude, e está ladeado a norte e noroeste por duas serras: a Serra de Casal de Cambra (250m de altitude) e a Serra da Amoreira (315m de altitude). A zona circundante de oeste a nordeste encontra-se completamente livre, pelo que daqui consigo ter uma óptima visão sobre a Amadora, Benfica, Monsanto, Alvalade, Aeroporto, e até mesmo nos pontos mais altos da Serra da Arrábida. Do telhado, 2 andares a cima, a vista é muito maior.
Quanto ao clima, e uma vez que só este ano comprei um pluviómetro e um termómetro, não tenho registos de comparação.

De qualquer maneira, e a nível de temperatura, penso que aqui a mínima seja ligeiramente inferior à de Lisboa e a máxima andará ela por ela. No Inverno há alguns dias em que Lisboa se cobre de nevoeiro e aqui isso raramente se verifica, sendo que nesses dias existe uma maior diferença entre as temperaturas aqui verificadas e as registadas em Lisboa.
Por sua vez, e para contrabalançar o sistema, esta zona (Ah! Ainda não disse, mas chama-se Arroja, e vem de Arrojado, ventoso), é um lugar extremamente ventoso, daí haver ruínas de moinhos de vento mesmo aqui ao lado da minha casa. Vai daí, em Verões, como o de 2008, e devido às nortadas, a temperatura máxima acaba por não subir tanto como na capital. No entanto, em dias em que o vento sopra de Leste/Sudeste, (como aconteceu a 22 de Janeiro deste ano em que tive uma máxima de 23,4ºC), este lugar quase torra!
Para melhor caracterizar a minha terra, localizei a Arroja no Google earth e depois de forma "quase exacta" (penso eu), nuns mapas cedidos pelo IM.
Tive a fazer alguns cálculos pela tonalidade dos pixeis do mapa, e segundo este, a precipitação média anual anda à volta dos 860mm e a temperatura máxima média anual é de 20,3ºC. (Tenho de ver se arranjo os mapas com a temperatura mínima média anual, e da temperatura média anual).
De salientar ainda que Caneças, a 5km de minha casa, tem uma precipitação anual de cerca de 950mm enquanto em Lisboa é de 751mm.
Precipitação média anual:+-860mm
Mais tarde tentarei fazer o mesmo para a terra das minhas raízes, Várzea da Serra, Tarouca.