Agarrando um pouco na ideia do iceberg quando questionou sobre o perfil de cada membro, sugeria agora o perfil da vossa terra. Será uma forma interessante de conhecer melhor a vossa realidade climática e compreender alguns dados que por vezes surgem no "seguimento". No Mapa Norte da Madeira Altitude 538 metros Mar e Serra A menos de 10 Km tanto do mar como da serra (Pico Ruivo 1862 metros) Verão com temperaturas médias de 20 a 25ºC - o recorde 37,4ºC (em 2006) Em 20 a 40% dos dias de verão chove Inverno Invernos com temperaturas médias que variam entre os 10 e os 14ºC recorde 7,1ºC (2005) talvez em mais de 50% dos dias chove Últimos 5 anos situação extrema ou interessanteTalvez a passagem perto do furacão Vince e tempestade tropical Delta Humidade Na maior parte do ano está acima de 70%. outros dados Não há registo de ter caido neve por cá apenas granizo (neve só no Pico Ruivo e Areeiro.) É raríssimo trovoada no Verão, apenas nos meses mais frios. Devido à alta percentagem de humidade, a sensação de frio no inverno é maior.
Eu observo o tempo há pouco tempo, desde Março de 2005. Vou tentar descrever mais ou menos o clima de Bragança No Mapa Nordeste de Portugal Altitude 700 metros Mar e Serra A uns 170Km do mar emn linha recta e com a serra mesmo ao lado, os maiores picos são o da Serra da Nogueira a quase 1300m e o da Serra de Montesinho a quase 1500m Verão a média costuma ficar mais ou menos entre 18ºC e 23ºC, os dias são quentes e secos mas as noites costumam ser frias (tendo em conta que é verão), o record está em 39,5ºC. Pelo que tenho observado, a pouquissima chuva que cai neste estação costuma ser em trovoadas devido ao calor. Inverno a média costuma ficar mais ou menos entre 2ºC e 6ºC, é nesta estação que cai a maior parte da chuva durante o ano. Até hoje, não me lembro de nenhum inverno sem neve. O record está em -12ºC. Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Agora não me estou a lembrar de nada de especial Humidade Não sei, mas no inverno tem vários dias de nevoeiro permanente, ou seja, humidade a 100% todo o dia. Outros dados Hmm não sei
Obrigado Fil, interessante mais ao menos à altitude que eu vivo, mas com condições climáticas nada parecidas. Gostava que mais membros também deixagem por cá o seu cunho. Não é necessário responderem a todos os dados como fiz, se preferirem deixem apenas um pequeno apontamento, à vossa maneira sobre o clima da vossa terra.
Como vivo na mesma cidade não vou acrescentar grande coisa. Gostaria, no entanto, de referir como situação extrema, nestes últimos 5 anos, o dia 18 de Fevereiro de 2003. Nesse dia choveu durante várias horas com valores de temperatura inferiores a zero (Freezing rain). Esta situação deixou tudo coberto por uma película de gelo muito perigosa para veículos e até para os peões A máxima desse dia ficou em -1,5ºC. No final da tarde a chuva passou a neve e ainda caiu mais de 5 cm nessa noite.
RogPacheco, lamento não ter mais tempo disponível para participar neste brilhante forum, mas mal possa prometo deixar o meu contributo neste tópico, e logo com três localizações: Braga (onde vivo actualmente) Porto (onde vivi durante muitos anos) Miranda do Douro (onde passo muito do meu tempo livre) Excelente tópico.
Pois, eu também não tenho muito tempo, mas prometo que pelo menos no fim de semana vou também fazer o perfil climático da minha terrinha E já agora, bom tópico
No Mapa Cerca de 8 km a sul do Porto Altitude 180 metros Mar e Serra Cerca de 7-8 km do mar, vivo na vertente leste da Serra de Canelas, o que me tira bastantes horas de sol ao fim da tarde. Estou ainda mais ou menos a 25km em linha recta da Serra da Freite, cuja altitude máxima se encontra a 1222 metros de altitude, o que me permite, todos os anos, ver belíssimas paisagens nevadas aqui de casa Verão Mínimas entre os 15ºC e os 19ºC, e máximas entre os 25ºC e os 30ºC Inverno Mínimas entre os 1ºC e 5ºC e máximas entre 12ºC e 15ºC Últimos 5 anos situação extrema ou interessante Talvez um dia na vaga de valor de 2003, em que pelas 16.00 a temperatura rondava os 30ºC, e ás 19.30 estava pelos 38ºC Humidade Não tenho registo na minha modesta estação, mas diria que anda por cima dos 50% na maioria do Inverno, e pelos 30-40% no Verão Outros dados Não há neve por aqui desde Janeiro de 1987, mas espero que a coisa mude neste Inverno. Estivemos tão perto este ano... Para além disso, a situação orográfica especial em que me encontro faz com que tenha cerca de 15-20 dias de mínima negativa durante o Inverno, enquanto no Porto não deve passar de 1-2 dias anuais.
LOCALIZAÇÃO; FICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL NO ESTADO DE SANTA CATARINA (QUE TEM QUASE O MESMO TAMANHO DE PORTUGAL). ESTÁ A +- 230 KM DA CAPITAL/SC: FLORIANÓPOLIS. ALTITUDE: OSCILA ENTRE 1320 A 1440 m NA ÁREA URBANA, O MUNICÍPIO VARIA DESDE +-900 m A +-1700 m. A CIDADE ESTÁ, EM LINHA RETA, +- 80/100 KM DO ATLÂNTICO. É A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL. VERÃO; MUITO FRESCO, AS NOITES EM GERAL FICAM ENTRE 10/15ºC E ALGUMAS VEZES CHEGAM A 6/9ºC. DURANTE O VERÃO CLIMÁTICO, DEZ A MARÇO, NÃO É RARO TER GEADA FRACA, NA REGIÃO JÁ TEVE MÍNIMA NEGATIVA EM JANEIRO (11/01/1994 COM -1,0ºC EM URUPEMA, CIDADE BEM PRÓXIMA). DURANTE A TARDE AS MÁXIMAS OSCILAM ENTRE 22/27ºC, RARAMENTE PASSA DOS 28ºC A MAIS ALTA NA CIDADE FOI DE 31,4ºC. INVERNO; DURA EM MÉDIA DE MAIO A SETEMBRO. AS MÍNIMAS NORMALMENTE FICAM ENTRE 5/10ºC E MÁXIMAS ENTRE 13/18ºC, ALGUMAS VEZES PASSA DOS 20/22ºC E EM MÉDIA TEM 50/70 DIAS COM MÍNIMAS ABAIXO DOS 5ºC E ENTRE 13/18 DIAS ABAIXO DE ZERO E 15 DIAS COM MÁXIMAS ABAIXO DOS 10ºC. EM MÉDIA OCORREM 70/80 GEADAS NO ANO, QUASE TODOAS ENTRE ABRIL A OUTUBRO. E EM MÉDIA DE 5/7 DIAS COM NEVE, GERALMENTE MUITO FRACA, 1 A 3 NEVADAS BOAS A CADA 3/6 ANOS EM MÉDIA ( ÚLTIMAMENTE ESTÁ ESCASSA A NEVE, FAZ 10 ANOS QUE NÃO NEVA FORTE NA CIDADE.) A CIDADE JÁ FICOU ISOLADA PELA NEVE POR QUASE 10 DIAS EM AGOSTO DE 1957 (NA CIDADE A NEVE VARIOU DE 0,60 m A 1,30 m E NO CAMPO PASSOU DE 1,5 m. NA ÚLTIMA NEVE FORTE EM 1996 FORAM 21 CM EM 7 HORAS. A MENOR TEMPERATURA, OFICIAL, É DE -10,0ºC EM 1991. NO DISTRITO DO CRUZEIRO ESTIMO QUE JÁ TENHA CHEGADO A -15ºC ( NESTE ANO CHEGOU A -8,1ºC.) E NO MORRO DA IGREJA E DAS ANTENAS (1822 m E +-1700 m) JÁ PASSOU DOS -17ºC. O ANO QUE MAIS DIAS DE NEVE TEVE FOI EM; 1990 COM 15 DIAS, SENDO 12 NA CIDADE. FATOS MARCANTES; EM 1999 TIVEMOS A NEVE MAIS CEDO E MAIS TARDE JÁ REGISTRADA, DIA 16/04 E 03/10. E EM 2004 TIVEMO A PASSAGEM DO FURACÃO "CATARINA" NO LITORAL SUL DE SC, SENDO QUE O OLHO PASSOU A +-15/20 KM DO CENTRO DE S.JOAQUIM!! UM BELO SUSTO! UMIDADE RELATIVA DO AR; JÁ REGISTREI ATÉ 12% E NÃO É RARO DESCER A 18/23%, MAIS ENTRE ABRIL A NOVEMBRO. CHUVA; CHOVE BEM E AO LONGO DO ANO, SEM ESTAÇÃO SECA DEFINIDA, O TOTAL ANUAL É DE; +-1700 mm. COHVE MAIS NA PRIMAVERA E VERÃO E É COMUM TER ENTRE 25/35 DIAS COM OCORRÊNCIA DE GRANIZO (TERROR DOS FRUTICULTORES)
Pois tendo em conta o Brasil (conhecido pelo calor), esta região foge a este padrão, mas também, o Brasil é bem grande, e deverá ter várias regiões climáticas destintas. Quanto ao furacão Catarina, recordo e na altura acompanhei com bastante interesse o seu desenvolvimento, falta criar aqui no forum um debate sobre esta raridade no Atlântico Sul.
Gostava que mais membros partilhassem, a realidade climática da sua terra. Com 110 membros, esperava mais participação
Pois cá vai a minha. Não tenho dados climáticos da minha terra, tive de me basear nos dados de Orense que tem o clima extremamente parecido com o de Melgaço. As temperaturas previstas para Ourense quase sempre são as que se verificam por Melgaço. Talvez um pouco mais quente no verão... No Mapa: Extremo Norte de Portugal - 42° 6'54.37"N 8°15'30.58"W Altitude: dos 100 metros até 250 metros sendo que o centro histórico situa-se a 190 Mar: A 40 KM das Rias Baixas e a 53 KM do Mar Aberto Serra: Fica no sopé de várias picos com altitudes de 1200. Do outro lado do rio também é circundado por serras que variam entre os 900 e 800 metros Verão com temperaturas Máximas de 26,3 a 29,6 e das Mínimas de 12.1 a 14.4 - o recorde - Não sei Inverno : Invernos com temperaturas Máximas que variam entre os 11,5 e os 14,2ºC recorde Não sei. Mas certamente no Inverno de 2001/2002 que chegou aos -5ºC. Últimos 5 anos situação extrema ou interessante: Sem dúvida os sucessivos nevões de 2006 Humidade: Sempre acima dos 50% sendo que o máximo é de 71% em Jan e Dez e o mínimo de 53% em Agosto. Precipitação: +- 1000mm anuais Outros dados: Sofre um misto de influência atlântica e das serras circundantes. Fazem-se sentir particularmente as forte inversões térmicas no Inverno.