Clima do Algarve, que futuro ?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por algarvio1980 10 Out 2007 às 21:40.

1. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Thomar gostou disto.
  2. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Comprei em Inglaterra um livro de um Prof. de Cambridge, fala sobre a evolução climática, a vegetação e os solos no Mediterrâneo.

Tem algumas páginas dedicadas a Portugal e Espanha. Em Gibraltar há medição da pluviosidade há cerca de 200 anos. O autor descobriu que Gibraltar no século XIX era muito mais húmido, com precipitação média em torno dos 1000 mm, e tem vindo a cair com altos e baixos até hoje. O mês de Março no passado era o mais chuvoso, a tendência para ficar seco pelos vistos já é antiga. O autor refere que a partir dos anos 40 até ao final dos 70 o clima arrefeceu e a precipitação recuperou um pouco, mas depois mal começou a década de 80 voltou a tendência para a seca. Considera e bem, na minha opinião, que estes padrões de Gibraltar podem ser extrapolados para todo o sudoeste da Península Ibérica, e para isso analisou algumas estações portuguesas e espanholas. Portanto se Gibraltar perdeu mais de 300 mm é provável que o Sul de Portugal também tenha perdido 100 a 200 mm. Já tinha aqui colocado essa hipótese, depois de ler sobre a produção de castanha na serra de Tavira. Muito provavelmente estas são consequências do fim gradual da pequena Idade do Gelo. Existem ainda indícios de que no tempo dos romanos o Sul da Península era mais árido e seco, e de que o Norte de Portugal já teve azinheiras em vez de carvalhos há 5000 anos. Provavelmente a Península fica mais árida quando o clima aquece e mais húmida quando arrefece. Curiosamente outras regiões do Mediterrâneo não acompanham este padrão, caso da Península Itálica. Portanto o aquecimento «mexe» com o Atlântico, com as altas pressões que se acomodam a sudoeste de São Vicente e a oeste da costa portuguesa. Sendo assim, se o aquecimento estabilizar ou continuar, o litoral algarvio poderá ver a precipitação média anual cair para valores abaixo dos 400 mm, o mesmo sucederá também no Baixo Alentejo, já o Alto Alentejo cairá genericamente para valores inferiores a 500 mm.

3. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

Em relação à temperatura, eu penso que a sua subida nas últimas décadas é geral e ocorre em praticamente toda a Europa.

Em relação à precipitacao, eu penso que o Algarve beneficia classicamente das cut - offs que se formam a SO no Atlântico.

Tendo relação ou não com a subida das temperaturas, tenho a ideia que o número de cut - offs tem baixado drasticamente.

Pode estar aí parte da explicação da diminuição da precipitação.

Por outro lado, também me parece que a circulação atlântica também baixa cada vez menos em latitude. Outrora era frequente a NAO baixar no inverno até à Latitude de 30 graus, que beneficiava o Algarve. Parece - me que isso se tem tornado mais raro.

E ainda para mais, o Algarve nos últimos anos não tem beneficiado muito das depressões que se formam no Mediterrâneo...

Mas isso pode ser uma situação meramente conjuntural e no futuro poder haver uma reversão dessa situação.

#258 james, 1 Fev 2016 às 15:44
    Última edição: 1 Fev 2016 às 15:59
    4ESTAÇÕES e algarvio1980 gostaram disto.
  4. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    A chave está no triângulo Açores-Canárias-Gibraltar. Sem instabilidade aí não chove como deve ser no Sudoeste da Península e no Noroeste de Marrocos. E a instabilidade nessa zona tem diminuído gradualmente Por outro lado o Anticiclone marcha cada vez menos para o Reino Unido, a Escandinávia e a Islândia. Por que motivo sucede isto? Não sei mas poderá estar relacionado com o aumento da temperatura.

5. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Pelo que vejo temos de nos preparar seriamente para um futuro próximo. Eu falo por mim que já não reconheço o nosso clima principalmente nestes últimos 3 anos. Já são 3 anos consecutivos mais ou menos com o mesmo padrão. Até a data ainda não houve nenhuma compensação, continuamos em fase decrescente, ou seja, temos os aquíferos muito fracos e agora também as barragens. A mim parece-me que a obra "Odelouca" está a mascarar o grave problema hídrico que atravessamos. Estes últimos 2 anos passaram-se bem mas este ano não me parece que será o caso.

Como já se referiu aqui o principal problema são as depressões Atlânticas que simplesmente não baixam em latitude. As frentes chegam todas debilitadas ao Sul. As cut-offs até tem existido e fazem o seu trabalho mas por si só não contribuem para a normalidade do nosso clima.
    Jã nem me recordo de quando foi o último pós-frontal a atingir forte o Algarve...algo que a meu ver até era recorrente em anos normais.

6. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    por amor de Deus parecem as velhinhas nas cheias, há vivo aqui a 50 anos e nunca vi nada igual, acho que por aqui o gosto pelo clima devia evitar isso, o que são 3 anos no clima uma foto num filme bem maior

7. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Começa a tocar o alarme face á aproximação da época alta e ao baixo nível nas Albufeiras do Sotavento. :unsure:

Se não existisse Odelouca, já haveria racionamento de água no próximo Verão. Uns com tanta água e outros quase sem nenhuma. Fevereiro é mais um mês seco, por estas bandas. Talvez Março e Abril reponham algo mas não deve ser nada de extraordinário.

Thomar e joralentejano gostaram disto.
  8. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    por aqui é tanta que já nem cabe nos leitos dos rios e tudo que é encosta tem derrocadas

9. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    algarvio1980 gostou disto.
  10. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
  11. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    será que a ilha da barreta pode ter a mesma classificação climática das selvagens?

12. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Média na precipitação ocorrida em Olhão entre Outubro de 2007 a Setembro de 2016

Outubro: 64.9 mm (9 anos)
    Novembro: 79.2 mm (9 anos)
    Dezembro: 67.1 mm (9 anos)
    Janeiro: 39.8 mm (9 anos)
    Fevereiro: 44.0 mm (9 anos)
    Março: 58.7 mm (9 anos)
    Abril: 50.4 mm (9 anos)
    Maio: 28.0 mm (9 anos)
    Junho: 1.3 mm (9 anos)
    Julho: 0.4 mm (9 anos)
    Agosto: 0.4 mm (9 anos)
    Setembro: 23.6 mm (9 anos)

Média anual dos últimos 9 anos: 457.8 mm

Em comparação com a média em Faro (Aeroporto) de 1971- 2000, o pior mês é, sem dúvida, o de Dezembro com quase metade da média e Janeiro. Os meses acima são claramente, Março, Abril, Maio e Setembro, sendo Outubro normal e Novembro ligeiramente abaixo.

Neste momento, já tenho uma década de registos, lá mais para o final do ano, é que devo ter as contas feitas.

MSantos, guisilva5000 e Gil_Algarvio gostaram disto.
  13. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    A quantos quilometros da costa e a que altitude tens a estacao? 10 anos nao chega mas e um valor algo baixo. Dezembro e Janeiro estao com valores baixos...

14. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Em linha recta, diria que estou a 1.5 km do porto de pesca, a altitude é de 24 mts. Estás a ver, o Pingo Doce e o Aldi à entrada de Olhão, moro por detrás na urbanização para norte, no Pingo Doce vês um prédio com a construção parada é por detrás.

Não esqueças, que Olhão é mais seco que Faro ou Tavira, normalmente passa tudo ao lado, só em situações de sueste é que apanho bons temporais e sudoeste alguns, mas nem todos depende se entrar pelo Cabo de Santa Maria levo com um bom temporal, se entrar mais para Oeste, fico no meio Faro leva com mais e dado o desenho da costa não se passa nada e depois da Fuzeta até VRSA apanha também um bom temporal.

frederico gostou disto.
  15. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Sim entao faz sentido, a Ria Formosa tem clima de estuario ou de cabo, mais seco portanto...

Ainda assim acho que no futuro os valores medios que tens para Dezembro e Janeiro deverao subir, e Abril e Marco deverao ter uma ligeira descida. Dezembro devera subir para cerca de 80 mm e Janeiro para 60 mm. Deves ficar no final perto dos 500 mm.

algarvio1980 e 4ESTAÇÕES gostaram disto.

Partilhar esta Página