Clima dos vales do interior de Portugal

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Estou interessado nestes dois vales, há dados de temperatura aí? Que temperaturas podem atingir?

Horta da Vilariça


Vale perto de Castelo Branco
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Estou interessado nestes dois vales, há dados de temperatura aí? Que temperaturas podem atingir?

Horta da Vilariça


Vale perto de Castelo Branco

A que vale se refere? Relativamente a Castelo Branco, a cidade situa-se entre 3 vales/depressões, nomeadamente:

- Rio Ponsul (8 km a este), com desnível de 250m em relação ao plano da cidade;
- Rio Ocreza (8 km a oeste), com desnível de 200m em relação ao plano da cidade;
- Rio Tejo (20 km a sul), com desnível de 300m em relação ao plano da cidade;

De todas as EMAS e RUEMAS do Instituto de Meteorologia, não encontro nenhuma que se localize "in situ" nesses vales. As mais próximas são estações automáticas (Ministério da Agricultura) seguintes:

- Ródão (Perais, V.V.Ródão) situada entre o rio Ponsul e o rio Tejo
- Chão do Galego (Montes da Senhora, Proença-a-Nova) próxima do rio Ocreza

Listagem de estações automáticas do distrito em:
http://www.drapc.min-agricultura.pt/drapc/estacao_avisos_castelo_branco.htm
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
A que vale se refere? Relativamente a Castelo Branco, a cidade situa-se entre 3 vales/depressões, nomeadamente:

- Rio Ponsul (8 km a este), com desnível de 250m em relação ao plano da cidade;
- Rio Ocreza (8 km a oeste), com desnível de 200m em relação ao plano da cidade;
- Rio Tejo (20 km a sul), com desnível de 300m em relação ao plano da cidade;

De todas as EMAS e RUEMAS do Instituto de Meteorologia, não encontro nenhuma que se localize "in situ" nesses vales. As mais próximas são estações automáticas (Ministério da Agricultura) seguintes:

- Ródão (Perais, V.V.Ródão) situada entre o rio Ponsul e o rio Tejo
- Chão do Galego (Montes da Senhora, Proença-a-Novaras) próxima do rio Ocreza

Listagem de estações automáticas do distrito em:
http://www.drapc.min-agricultura.pt/drapc/estacao_avisos_castelo_branco.htm

Obrigado. A minha curiosidade é porque acho que esse vales tao fechados e interiores podem ter temperaturas muito elevadas, das mais elevadas da peninsula ibérica.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu conheço quem faça trabalho de campo no Vale do Sabor e no Vale do Côa.
Lá também fazem medições de temperatura.
Tendo em conta o tipo de valores, que por vezes me é apresentado ( bastante elevados), não acho que seja o momento nem o sítio adequado, para revelar valores.
A altura certa, eventualmente, poderá surgir.
Mas pelo menos, deve parecer óbvio, que 40ºc, nestas zonas específicas é muito mais frequente, do que muita gente imagina.
Mesmo neste forum, onde supostamente, as pessoas conhecem melhor a meteorologia.

Relativamente ao Vale do Tejo, Vale do Douro ( visão mais abrangente) e Vale do Guadiana, acho que as zonas mais quentes, já estão mais ou menos identificadas neste tópico: «Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ? »

Em dias como o de hoje, seria interessante, ver algum corajoso, fazer medições nestas zonas.
Eu vou tentar para o ano que vem, ainda que viva longe.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
São regiões bastante quentes. Poderão não apresentar valores extremos tão elevados como outros locais do país, mas o calor deve ser mais constante. É possível que tenham valores médios da máxima bem elevados.