Re: Diversidade climática
Atenção que o Inverno nas ilhas gregas tem valores de temperatura idênticos àqueles que se verificam no litoral do sotavento algarvio, e mais elevados dos que se verificam na Grécia Continental.
A costa do sul de França é bem mais quente que a costa algarvia durante o Verão, embora seja mais fria no Inverno. O mar Adriático é ainda mais quente, e durante o Verão temperaturas dá água do mar de 26, 27 ou 28ºC são o prato do dia. O mar de Álboran é que costuma ser mais fresco, e não difere muito do sotavento algarvio.
Esse tipo de previsões a dez anos costumam falhar, são apenas tendências. Neste momento Portugal é o 19.º ou o 20.º país mais visitado do mundo, por um lado é possível que haja mais turistas graças às low-cost, por outro alguns dos nossos mercados, como o irlandês e o britânico estão em crise, e para além disso, com o que se passa na Grécia ou em Espanha, a concorrência ainda se tornará mais feroz. Esse tipo de previsões são como as previsões meteorológicas sazonais, valem o que valem.
Atenção que uma das ilhas do arquipélago das Baleares tem um pico com mais de 1400 metros de altitude, para além disso há que atender à sua maior exposição às massas de ar frias continentais. Contudo, têm Verões mais quentes, e os Invernos não são muito mais frios que os Invernos algarvios. Ibiza, por exemplo, tem uma média anual de 17.9ºC, e as águas no Verão são incomparavelmente mais quentes. Para além disso, em termos de oferta nocturna, animação e eventos, não podemos comparar o Estio algarvio ou madeirense com o das Baleares. Em média, no período 1971-2000, houve 0 dias com neve por ano em Ibiza e Palma de Mallorca.
A Grécia, a Espanha, a França e a Itália têm mais atributos que Portugal para captar turistas, já fui bolseiro em Inglaterra, conheci dezenas de jovens de vários países europeus, e nenhum mostrava interesse por Portugal, mas sim pela Espanha ou pela Itália, quando se falava no sul da Europa.
Apesar de tudo, o facto de estarmos nos vinte países mais visitados do mundo e com perspectivas de subida é muito positivo.
Deveríamos apostar mais na preservação dos nossos centros históricos, das nossas quintas e solares, da paisagem rural, veja-se o caso de sucesso do turismo do Douro. O Minho, as aldeias da Beira interior, as vilas alentejanas são locais pouco conhecidos e com potencialidades para o turismo rural, de natureza e cultural, mas para isso é necessário manter a identidade da paisagem e não cometer os erros do litoral algarvio; segundo dados estatísticos recentes praticamente 80 ou 90% dos turistas que nos visitam ficam-se pelo Algarve, Madeira e Lisboa