Clima e turismo

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não está em causa se o Chipre faz parte da Ásia Menor ou da Europa, sei perfeitamente que o Chipre não se considera parte integrante do Velho Continente. O que está em causa é que o Chipre, tal como o sul da Turquia, as ilhas gregas ou o sul de Espanha concorrem directamente com Portugal pelos turistas da Escandinávia, do Reino Unido ou da Europa Central. E alguns desses destinos têm melhores condições climáticas para a prática de turismo de sol e praia que o litoral algarvio, além de terem outros atributos à mistura: monumentos, centros históricos cuidados, melhores relações qualidade/preço nos alojamentos ou na restauração, etc.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Diversidade climática

Não está em causa se o Chipre faz parte da Ásia Menor ou da Europa, sei perfeitamente que o Chipre não se considera parte integrante do Velho Continente. O que está em causa é que o Chipre, tal como o sul da Turquia, as ilhas gregas ou o sul de Espanha concorrem directamente com Portugal pelos turistas da Escandinávia, do Reino Unido ou da Europa Central. E alguns desses destinos têm melhores condições climáticas para a prática de turismo de sol e praia que o litoral algarvio, além de terem outros atributos à mistura: monumentos, centros históricos cuidados, melhores relações qualidade/preço nos alojamentos ou na restauração, etc.

Exactamente Frederico o nosso turismo tem imensas potencialidades que não passa pelo tipico turista de praia...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Diversidade climática

Atenção que o Inverno nas ilhas gregas tem valores de temperatura idênticos àqueles que se verificam no litoral do sotavento algarvio, e mais elevados dos que se verificam na Grécia Continental.

A costa do sul de França é bem mais quente que a costa algarvia durante o Verão, embora seja mais fria no Inverno. O mar Adriático é ainda mais quente, e durante o Verão temperaturas dá água do mar de 26, 27 ou 28ºC são o prato do dia. O mar de Álboran é que costuma ser mais fresco, e não difere muito do sotavento algarvio.

Esse tipo de previsões a dez anos costumam falhar, são apenas tendências. Neste momento Portugal é o 19.º ou o 20.º país mais visitado do mundo, por um lado é possível que haja mais turistas graças às low-cost, por outro alguns dos nossos mercados, como o irlandês e o britânico estão em crise, e para além disso, com o que se passa na Grécia ou em Espanha, a concorrência ainda se tornará mais feroz. Esse tipo de previsões são como as previsões meteorológicas sazonais, valem o que valem.

Atenção que uma das ilhas do arquipélago das Baleares tem um pico com mais de 1400 metros de altitude, para além disso há que atender à sua maior exposição às massas de ar frias continentais. Contudo, têm Verões mais quentes, e os Invernos não são muito mais frios que os Invernos algarvios. Ibiza, por exemplo, tem uma média anual de 17.9ºC, e as águas no Verão são incomparavelmente mais quentes. Para além disso, em termos de oferta nocturna, animação e eventos, não podemos comparar o Estio algarvio ou madeirense com o das Baleares. Em média, no período 1971-2000, houve 0 dias com neve por ano em Ibiza e Palma de Mallorca.

A Grécia, a Espanha, a França e a Itália têm mais atributos que Portugal para captar turistas, já fui bolseiro em Inglaterra, conheci dezenas de jovens de vários países europeus, e nenhum mostrava interesse por Portugal, mas sim pela Espanha ou pela Itália, quando se falava no sul da Europa.

Apesar de tudo, o facto de estarmos nos vinte países mais visitados do mundo e com perspectivas de subida é muito positivo.

Deveríamos apostar mais na preservação dos nossos centros históricos, das nossas quintas e solares, da paisagem rural, veja-se o caso de sucesso do turismo do Douro. O Minho, as aldeias da Beira interior, as vilas alentejanas são locais pouco conhecidos e com potencialidades para o turismo rural, de natureza e cultural, mas para isso é necessário manter a identidade da paisagem e não cometer os erros do litoral algarvio; segundo dados estatísticos recentes praticamente 80 ou 90% dos turistas que nos visitam ficam-se pelo Algarve, Madeira e Lisboa :(
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Diversidade climática

Não acho que assim seja.
Mas, dentro do resto da tua intervenção, realmente parece-me também que os turistas de praia, gostam sempre dos mesmos locais. Parece correcto e ajustado, mas há também os turistas que vêm para Portugal, porque preferem a qualidade ambiental e o sossego às modas das grandes massas.
Por exemplo, a observação de vida selvagem ( baleias ou aves, por exemplo) é uma área com um crescimento interessante em Portugal. Lembro-me das notas de alguns investigadores, relativas à observação de aves, deixadas para o Vale do Guadiana, que falam do calor tremendo que lá faz no verão e que por isso deve ser evitado nessa fase ( o mesmo vi relativo ao Vale do Douro, por causa da observação de gravuras rupestres).
Por isso, é compreensível que tenha que haver um ajustamento na disponibilização dos produtos, com a procura das pessoas, evitando que as pessoas passem calor excessivo ( por exemplo, para este caso, abrindo a época de observações para fora dos períodos mais quentes/estio). Mas é normal que os turistas de verão procurem locais mais frescos e toleráveis como as praias do Mediterrâneo ou o litoral algarvio.


Sim, a zona E do golfo de Biscaia não é mais quente que o Algarve no que toca á SST, pois atinge valores de verão na ordem dos 20-22º, enqanto o Algarve atinge os 22-24º, com picos de 26-27º.
A costa oeste a norte de Lisboa fica-se nos 16-18º, e a sul nos 19-21º
;)

A unica diferença consideravel entre os paises banhados pelo Mediterraneo e Portugal é mesmo a SST no verão e a Tmin media no verão...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Re: Diversidade climática

Sim, a zona E do golfo de Biscaia não é mais quente que o Algarve no que toca á SST, pois atinge valores de verão na ordem dos 20-22º, enqanto o Algarve atinge os 22-24º, com picos de 26-27º.
A costa oeste a norte de Lisboa fica-se nos 16-18º, e a sul nos 19-21º
;)

A unica diferença consideravel entre os paises banhados pelo Mediterraneo e Portugal é mesmo a SST no verão e a Tmin media no verão...

Por acaso é no Verão que o turismo de praia é praticado... mas enfim é so um simples promenor sem duvida...

Golfe da Biscaia??? mas aqui discute-se a temperatura da agua do mar na costa mediterranea comparativamente com a nossa...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Diversidade climática

Sim, a zona E do golfo de Biscaia não é mais quente que o Algarve no que toca á SST, pois atinge valores de verão na ordem dos 20-22º, enqanto o Algarve atinge os 22-24º, com picos de 26-27º.
A costa oeste a norte de Lisboa fica-se nos 16-18º, e a sul nos 19-21º
;)

A unica diferença consideravel entre os paises banhados pelo Mediterraneo e Portugal é mesmo a SST no verão e a Tmin media no verão...

Stormy, referia-me à água do Mediterrâneo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Diversidade climática

Não acho que assim seja.
Mas, dentro do resto da tua intervenção, realmente parece-me também que os turistas de praia, gostam sempre dos mesmos locais. Parece correcto e ajustado, mas há também os turistas que vêm para Portugal, porque preferem a qualidade ambiental e o sossego às modas das grandes massas.
Por exemplo, a observação de vida selvagem ( baleias ou aves, por exemplo) é uma área com um crescimento interessante em Portugal. Lembro-me das notas de alguns investigadores, relativas à observação de aves, deixadas para o Vale do Guadiana, que falam do calor tremendo que lá faz no verão e que por isso deve ser evitado nessa fase ( o mesmo vi relativo ao Vale do Douro, por causa da observação de gravuras rupestres).
Por isso, é compreensível que tenha que haver um ajustamento na disponibilização dos produtos, com a procura das pessoas, evitando que as pessoas passem calor excessivo ( por exemplo, para este caso, abrindo a época de observações para fora dos períodos mais quentes/estio). Mas é normal que os turistas de verão procurem locais mais frescos e toleráveis como as praias do Mediterrâneo ou o litoral algarvio.

Belém,

eu acho desproporcionados todos aqueles investimentos previstos para a costa alentejana. Trata-se de um região onde as temperaturas da água do mar rondam os 18/19ºC, há nevoeiros matinais e tenho ideia que as máximas e mínimas no Verão são frescas quando comparadas com a costa sul algarvia.

Penso que o futuro do litoral alentejano deveria passar mais pelo turismo rural, com a recuperação das quintas pelos próprios proprietários, oferecendo actividades e desportos ao ar livre como percursos pedestres, hipismo, BTT, surf, a par com a produção agrícola e pecuária, agricultura biológica, produção de madeira e de cortiça, etc.

Mas não é isso que se está a preparar. Há os PIN, que instalam os seus campos de golfe e as suas urbanizações, com todo o impacto ambiental que isso comporta, naquela que é uma das costas mais belas e preservadas da Europa. Pelas suas dimensões, preços e localização, sou muito céptico em relação a estes empreendimentos, tão apadrinhados pelo poder político.

Mas pelos vistos não ando muito enganado. Consta que em Tróia uma elevada percentagem dos apartamentos estão por vender, e alguns lojistas, desiludidos com a falta de clientes, já querem partir. Parece que na Comporta as coisas não estão a correr tão bem como se esperava, e por isso ficaram com a candidatura ao Ryder Cup, em vez do Algarve, que até tinha mais hipóteses de vencer. E mesmo no Algarve, consta que há grandes empreendimentos deste tipo em dificuldades.

O que se vê no norte de Itália ou no sul de França é outro tipo de turismo, voltado para as quintas, vilas e aldeias,por oposição a estes mega empreendimentos que me parecem mais comuns em países de Terceiro Mundo. Quando temos um turismo explorado pelas PME's, há uma distribuição dos lucros por várias famílias, mas quando temos este tipo de turismo dos PIN o lucro fica concentrado numa minoria. Para além disso, é imoral que em áreas protegidas grandes grupos económicos escolhidos pelo Governo possam investir e lucrar, enquanto os pequenos investidores não o podem fazer. Assim se geram diferenças sociais gritantes.

Penso que era hora de se fazer alguma coisa para acabar com essa imoralidade que são os PIN.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Apenas acerca das referências ao Turismo por trabalhar nesta indústria e ter sido a minha formação de base, tenho de dizer que apenas o Algarve permite um uso aceitável (estação balnear de 6 meses) do recurso dos 3 S (Sand, Sea, Sun).

Todas as outras costas são totalmente incapazes de serem um factor de atracção e fixação rentável e sustentado de fluxos turísticos.

Quando alguém comparou as prais Portuguesas ás características das do Sul de França fiquei incrédulo.

Tenho família no Mónaco, em Nice, Canes e Marselha (viva a diáspora Portuguesa) e apenas o Algarve se equipara á qualidade destas praias que, meto a minha mão a cortar, tem temperaturas de água SUPERIORES ao sul de Portugal.

O próprio clima das regiões perto do mediterrânico do sul de França é completamente diferente de toda a costa atlantica Portuguesa. Da Costa Vicentina até Troia direi que num bom ano pode haver 4 meses de praia em condições. Acima de Lisboa vai reduzindo. No Norte Litoral, então, apesr de haver praias fisicamente belíssimas, há anos em que não se consegue ter 2 semanas seguidas de bom tempo.

No mediterrânico as épocas balneares são sempre longas. Em Março já se pode por vezes ir á praia a sério o mês inteiro e em fins de Outubro, não é raro ainda haverem banhistas.

O exemplo das nossas praias para sustentar a teoria da prevalencia mediterrânica no país é absolutamente falsa e facilmente refutável.

As prais mediterranicas, ou seja, as do Mar Mediterrânico são francamente mais quentes e menos ventosas do que o próprio Algarve.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Diversidade climática

Gob,

e o tipo de turista que frequenta a costa mediterrânica da França não é o mesmo que frequenta a costa algarvia...

Mesmo no Algarve há que diferenciar as condições da costa sotavento e da costa barlavento. O Cabo de Santa Maria tem temperaturas médias da água do mar que andam entre os 21 e os 22ºC durante o Verão, ora agora tira 1 ou 2 graus para o barlavento e mete mais 1 ou 2 grau para o sotavento, e uns 2 graus para a baía de Monte Gordo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Diversidade climática

Belém,

eu acho desproporcionados todos aqueles investimentos previstos para a costa alentejana. Trata-se de um região onde as temperaturas da água do mar rondam os 18/19ºC, há nevoeiros matinais e tenho ideia que as máximas e mínimas no Verão são frescas quando comparadas com a costa sul algarvia.

Penso que o futuro do litoral alentejano deveria passar mais pelo turismo rural, com a recuperação das quintas pelos próprios proprietários, oferecendo actividades e desportos ao ar livre como percursos pedestres, hipismo, BTT, surf, a par com a produção agrícola e pecuária, agricultura biológica, produção de madeira e de cortiça, etc.

Mas não é isso que se está a preparar. Há os PIN, que instalam os seus campos de golfe e as suas urbanizações, com todo o impacto ambiental que isso comporta, naquela que é uma das costas mais belas e preservadas da Europa. Pelas suas dimensões, preços e localização, sou muito céptico em relação a estes empreendimentos, tão apadrinhados pelo poder político.

Mas pelos vistos não ando muito enganado. Consta que em Tróia uma elevada percentagem dos apartamentos estão por vender, e alguns lojistas, desiludidos com a falta de clientes, já querem partir. Parece que na Comporta as coisas não estão a correr tão bem como se esperava, e por isso ficaram com a candidatura ao Ryder Cup, em vez do Algarve, que até tinha mais hipóteses de vencer. E mesmo no Algarve, consta que há grandes empreendimentos deste tipo em dificuldades.

O que se vê no norte de Itália ou no sul de França é outro tipo de turismo, voltado para as quintas, vilas e aldeias,por oposição a estes mega empreendimentos que me parecem mais comuns em países de Terceiro Mundo. Quando temos um turismo explorado pelas PME's, há uma distribuição dos lucros por várias famílias, mas quando temos este tipo de turismo dos PIN o lucro fica concentrado numa minoria. Para além disso, é imoral que em áreas protegidas grandes grupos económicos escolhidos pelo Governo possam investir e lucrar, enquanto os pequenos investidores não o podem fazer. Assim se geram diferenças sociais gritantes.

Penso que era hora de se fazer alguma coisa para acabar com essa imoralidade que são os PIN.

Ah!
Isso concerteza....sendo o maior problema a ondulação...
As praias do litoral Alentejano teem um clima ameno de invernos muito temperados e verões relativamente quentes ( nos ultimos 10 anos Sines teve 4 meses de Tmed acima de 20º com o mês mais quente ~17min/25.5max, o que é agradavel aliado á hr sempre elevada), sendo o factor climatico pouco impeditivo....se o fosse tambem os Açores não teriam turismo balnear.

Já as SST´s, frescas e a ondulação, que tem médias á volta dos 2m é logico que tendem a afastar turistas ( excepto da zona da baia de Setubal e o pessoal que curte ondulação..como eu:p)....

Portanto estou totalmente de acordo...os projectos são autenticas barbaridades, mal planeados e ainda por cima prejudicam a fauna e flora locais!:mad:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Diversidade climática

Belém,

eu acho desproporcionados todos aqueles investimentos previstos para a costa alentejana. Trata-se de um região onde as temperaturas da água do mar rondam os 18/19ºC, há nevoeiros matinais e tenho ideia que as máximas e mínimas no Verão são frescas quando comparadas com a costa sul algarvia.

Penso que o futuro do litoral alentejano deveria passar mais pelo turismo rural, com a recuperação das quintas pelos próprios proprietários, oferecendo actividades e desportos ao ar livre como percursos pedestres, hipismo, BTT, surf, a par com a produção agrícola e pecuária, agricultura biológica, produção de madeira e de cortiça, etc.

Mas não é isso que se está a preparar. Há os PIN, que instalam os seus campos de golfe e as suas urbanizações, com todo o impacto ambiental que isso comporta, naquela que é uma das costas mais belas e preservadas da Europa. Pelas suas dimensões, preços e localização, sou muito céptico em relação a estes empreendimentos, tão apadrinhados pelo poder político.

Mas pelos vistos não ando muito enganado. Consta que em Tróia uma elevada percentagem dos apartamentos estão por vender, e alguns lojistas, desiludidos com a falta de clientes, já querem partir. Parece que na Comporta as coisas não estão a correr tão bem como se esperava, e por isso ficaram com a candidatura ao Ryder Cup, em vez do Algarve, que até tinha mais hipóteses de vencer. E mesmo no Algarve, consta que há grandes empreendimentos deste tipo em dificuldades.

O que se vê no norte de Itália ou no sul de França é outro tipo de turismo, voltado para as quintas, vilas e aldeias,por oposição a estes mega empreendimentos que me parecem mais comuns em países de Terceiro Mundo. Quando temos um turismo explorado pelas PME's, há uma distribuição dos lucros por várias famílias, mas quando temos este tipo de turismo dos PIN o lucro fica concentrado numa minoria. Para além disso, é imoral que em áreas protegidas grandes grupos económicos escolhidos pelo Governo possam investir e lucrar, enquanto os pequenos investidores não o podem fazer. Assim se geram diferenças sociais gritantes.

Penso que era hora de se fazer alguma coisa para acabar com essa imoralidade que são os PIN.

De facto, o Litoral Alentejano, tem muito mais para oferecer do que praia e penso que se devia virar para a Natureza e deixar os grandes empreendimentos turísticos baseados apenas na praia, em outros sítios.
Lembro-me até de uma quinta que oferece banhos em piscinas naturais de água doce, em que as pessoas tomam banho ao lado de algas e peixes! :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Diversidade climática

Gob,

e o tipo de turista que frequenta a costa mediterrânica da França não é o mesmo que frequenta a costa algarvia...

Mesmo no Algarve há que diferenciar as condições da costa sotavento e da costa barlavento. O Cabo de Santa Maria tem temperaturas médias da água do mar que andam entre os 21 e os 22ºC durante o Verão, ora agora tira 1 ou 2 graus para o barlavento e mete mais 1 ou 2 grau para o sotavento, e uns 2 graus para a baía de Monte Gordo.

Realmente a qualidade das praias do Sul de França com as da costa de Portugal continental, não se podem comparar, então se for a nível de poluição, então aí é completamente impossível fazer uma comparação salutar.

A nível de temperaturas parece-me que o Leste algarvio tem sensivelmente os mesmos valores, já a restante parte da costa de Portugal continental, tem mais influência do « uppwelling» e de correntes frias de profundidade, deve ter valores mais baixos.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Diversidade climática

Realmente a qualidade das praias do Sul de França com as da costa ocidental de Portugal continental, não se podem comparar, então se for a nível de poluição, então aí é completamente impossível fazer uma comparação salutar.

A nível de temperaturas parece-me que o Leste algarvio tem sensivelmente os mesmos valores, já a restante parte da costa de Portugal continental, tem mais influência do « uppwelling» e de correntes frias de profundidade, deve ter valores mais baixos.

Nisso da poluição tens razão. Mas não se pode negar que o turista europeu com mais poder de compra prefere Capri, Nice ou Santorini ao Algarve. Era a isso que me referia.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Diversidade climática

Nisso da poluição tens razão. Mas não se pode negar que o turista europeu com mais poder de compra prefere Capri, Nice ou Santorini ao Algarve. Era a isso que me referia.

Poluição, enchentes de gente, excesso de urbanismo...
Mas concordo no que dizes, embora não falasse nisso.
Além de que não me parece que se faça praia por mais de 4 meses no Sul de França, como já foi dito, pelo menos de forma consistente... Penso que há que separar mitos da realidade.
Acredito até que se façam mais dias de praia no Algarve do que no Sul de França.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Re: Diversidade climática

De facto, o Litoral Alentejano, tem muito mais para oferecer do que praia e penso que se devia virar para a Natureza e deixar os grandes empreendimentos turísticos baseados apenas na praia, em outros sítios.
Lembro-me até de uma quinta que oferece banhos em piscinas naturais de água doce, em que as pessoas tomam banho ao lado de algas e peixes! :D

Não só o litoral Alentejano está em perigo.

Também o Alentejo profundo, com as futuras explorações do Alqueva vai ser descaracterizado.

O planeamento e a aposta na qualidade ambiental é um tabu usado pelos partidos como demagogismo.

Na prática, no país inteiro não acontece NADA de NADA. Somos o país mais desordenado da europa porque a unica coisa que interessa são os euros dos licenciamentos e as ofertas dos empreiteiros aos politicos.