Clima subtropical

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Gostaria de saber se é possivel classificar o clima da regiao costeira a sul de Lisboa como subtropical, isto porque a Tmed anual é superior a 16 graus, a precipitaçao, no geral, ronda os 500mm, há pelo menos 4 meses com Tmed maior ou igual a 20 graus , mais de 6 meses com Tmed maior ou igual a 15 graus, e nos meses frios (dezembro janeiro e fevereiro), ha pouquissima geada e a Tmed é superior a 11graus.
Para alem de plantas como a bananeira, a manga, o abacate,o maracujá, etc se darem bastante bem e ate frutificarem!
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2008

sei q isto e 1 pouco off topic mas gostaria de saber se é possivel classificar o clima da regiao costeira a sul de lisboa como subtropical , isto pq , a tmed anual é superior a 16 graus, a precipitaçao, no geral, ronda os 500mm, tem pelo menos 4 meses com tmed maior ou igual a 20 graus , mais de 6 meses com tmed maior ou igual a 15 graus, e nos meses frios (dezembro janeiro e fevereiro), ha pouquissima geada e a tmed é superior a 11graus, para alem de plantas como a bananeira, a manga, o abacate,o maracujá, etc se darem tao bem e ate frutificarem.

Não sei que dizer Stormy..

Mas penso que para subtropical, faltam-lhe umas boas horas de Sol anuais!

Talvez seja esse o pormenor, para que não se classifique como tal..

Por exemplo, tenho uns tios no Brasil em Mato Grosso do Sul que pega com Paraguai, julgo.. Eles contaram-me que tb lá caiu geada este ano, e aí eu perguntei, então talvez aí possam crescer macieiras e cerejeiras!! Ao que eles me responderam, "já experimentamos, mas nunca dá fruto, pois as árvores nunca param de crescer, como não têm periodo de descanso, nunca dão flor!"

Queria com isto dizer, que embora algumas árvores tropicais possam aguentar-se por cá, as nossas tb resistem lá, mas decerto que não se desenvolvem como seria de esperar! Algumas nem dão frutos, e tem a ver com a insolação! Não propriamente com a maior ou menor nebulosidade, mas com o nº de horas de Sol, devido à latitude.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Monitorização Clima de Portugal - 2008

Não sei que dizer Stormy..

Mas penso que para subtropical, faltam-lhe umas boas horas de Sol anuais!

Talvez seja esse o pormenor, para que não se classifique como tal..

Por exemplo, tenho uns tios no Brasil em Mato Grosso do Sul que pega com Paraguai, julgo.. Eles contaram-me que tb lá caiu geada este ano, e aí eu perguntei, então talvez aí possam crescer macieiras e cerejeiras!! Ao que eles me responderam, "já experimentamos, mas nunca dá fruto, pois as árvores nunca param de crescer, como não têm periodo de descanso, nunca dão flor!"

Queria com isto dizer, que embora algumas árvores tropicais possam aguentar-se por cá, as nossas tb resistem lá, mas decerto que não se desenvolvem como seria de esperar! Algumas nem dão frutos, e tem a ver com a insolação! Não propriamente com a maior ou menor nebulosidade, mas com o nº de horas de Sol, devido à latitude.

Mas as plantas que observei desenvolvem-se bastante bem!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Abri este novo tópico onde podemos continuar a discussão.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
sei q isto e 1 pouco off topic mas gostaria de saber se é possivel classificar o clima da regiao costeira a sul de lisboa como subtropical , isto pq , a tmed anual é superior a 16 graus, a precipitaçao, no geral, ronda os 500mm, tem pelo menos 4 meses com tmed maior ou igual a 20 graus , mais de 6 meses com tmed maior ou igual a 15 graus, e nos meses frios (dezembro janeiro e fevereiro), ha pouquissima geada e a tmed é superior a 11graus, para alem de plantas como a bananeira, a manga, o abacate,o maracujá, etc se darem tao bem e ate frutificarem.

Em algumas classificações climáticas o clima Mediterrâneo aparece também com a designação de subtropical seco. Dessa forma, quase todo o país teria um clima subtropical.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Em algumas classificações climáticas o clima Mediterrâneo aparece também com a designação de subtropical seco. Dessa forma, quase todo o país teria um clima subtropical.

O noroeste não o é.Ele é temperado oceanico para ser mais exato:).
A nivel de fito-climatologia é atlantico
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O litoral a sul de lisboa tambem tem no geral uma fraca amplitude termica tanto anual como mensal ou diaria.
Nao se pode dizer que é mediterraneo tipico pois estariamos a comparar o clima algarvio com o do sul de França ou o de Roma.
Penso que temos um clima mais parecido com a cidade do cabo ou Perth ou Los Angeles e essas localidades teem um clima bastante diferente de Marselha ou Roma.

Se tiverem atençao vao ver que nessa regiao de portugal o clima é bem suave (as vezes mto quente mas nunca mto frio) quase todas as plantas dao-se bem la é um clima literalmente mesotermico (subtropical)..
No algarve há arvores da borracha (originarias da indonesia) com um desenvolvimento "brutal"
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Em algumas classificações climáticas o clima Mediterrâneo aparece também com a designação de subtropical seco. Dessa forma, quase todo o país teria um clima subtropical.

Subtropical... o pais todo ?
Só se fosse a sul do Tejo... já viram a amplitude termica de Leiria ou Bragança ou Castelo Branco ou Braga....?!
Mesmo na terra dos meus avós (arruda dos vinhos) a 30 km de Lis o clima é muito mais frio...a diferença talvez ronde os 2-3º em media para Lisboa.
Que eu saiba subtropical é um clima suave quase sem temperaturas negativas e periodos quentes longos..
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Um Clima subtropical é caracterizado por uma media anual de 18Cº a 20ºC (não menos que isso) anuais.

Em termos de precipitação anual varia uma media de 1500mm a 2000m de forma distribuida por uma região distinta.

Pode ter temperaturas com alguma oscilação entre a max e a min, e raramente desce dos 7/9ºC.

Esse tipo de clima situa-se um pouco pelo nosso tropico a norte mas caso e resumidademente se não tiveres essas caracteristicas não é clima subtropical.


Resumidademente isto é um clima subtropical, e não maritimo temperado como tens na zona a sul de Lisboa. ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
o litoral a sul de lisboa tb tem no geral uma fraca amplitude termica tanto anual como mensal ou diaria
nao se pode dizer q é mediterraneo tipico pois estariamos a comparar o clima algarvio com o do sul de frança ou o de roma.
penso que temos um clima mais parecido com a cape town ou perth e essas localidades teem um clima bastante diferente de marselha ou roma.
eu ate tenho um coqueiro no jardim na lagoa de sto andre!
se tiverem atençao vao ver que nessa regiao de portugal o clima é bem suave (as vezes mto quente mas nunca mto frio) quase todas as plantas dao-se bem la é um clima literalmente mesotermico (subtropical)
no algarve ja vi arores da borracha (originarias da indonesia) com um desenvolvimento "brutal"
esta sempre melhor tempo lá seja verao ou inverno , em comparaçao a outras zonas do pais mesmo quando chove sao pancadas rapidas e 1 hora depois ja secou td e tamos na praia.
a ver raios cair a menos de 1km...




Não esquecer o que careteriza o clima mediterraneo é verões secos sem precipitação e os invernos chuvosos.
As figueiras também não são originárias de Portugal e adaptaram-se muito bem,e cada planta adapta-se como pode. Estas plantas vêm de climas sub tropicais humidos que é a outra classificação de clima sub tropical que se rege por precipitações todo o ano mas com valores de temperatura que raramente vão a zero,e são só duas as classificações para clima subtropical :D.


Em resposta ao Paulo H as macieiras necessitam de em média de 700 horas de frio, o que no sul do Brasil não o têm, e se tiver 150 ou 200 horas é quanto muito:D.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
]ToRnAdO[;84724 disse:
Um Clima subtropical é caracterizado por uma media anual de 18Cº a 20ºC (não menos que isso) anuais.

Em termos de precipitação anual varia uma media de 1500mm a 2000m de forma distribuida por uma região distinta.

Pode ter temperaturas com alguma oscilação entre a max e a min, e raramente desce dos 7/9ºC.

Esse tipo de clima situa-se um pouco pelo nosso tropico a norte mas caso e resumidademente se não tiveres essas caracteristicas não é clima subtropical.


Resumidademente isto é um clima subtropical, e não maritimo temperado como tens na zona a sul de Lisboa. ;)

E tens um bom exemplo de clima subtropical no nosso pais - Pesquisa Serra de Monchique no Algarve ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
]ToRnAdO[;84724 disse:
Um Clima subtropical é caracterizado por uma media anual de 18Cº a 20ºC (não menos que isso) anuais.

Em termos de precipitação anual varia uma media de 1500mm a 2000m de forma distribuida por uma região distinta.

Pode ter temperaturas com alguma oscilação entre a max e a min, e raramente desce dos 7/9ºC.

Esse tipo de clima situa-se um pouco pelo nosso tropico a norte mas caso e resumidademente se não tiveres essas caracteristicas não é clima subtropical.


Resumidademente isto é um clima subtropical, e não maritimo temperado como tens na zona a sul de Lisboa. ;)




Desculpa lá mas o que escreveste é uma grande confusão total, a diferença tem haver com as precipitações. A temperatura é para depois diferenciar dos temperados oceanicos que se dividem também em dois.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu penso que temos um clima subtropical seco mas nao tipicamente mediterraneo pois esse tipo de clima tem uma amplitude termica mais consideravel, nos temos um clima bem mais suave .
Para mim mediterraneo é o clima de Beja, Evora ou Portalegre e esse clima nao é comparavel com o de Lisboa, Sines, Sagres ou Faro, é bem diferente.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Desculpem se não me fiz entender :D

Caracterização de um clima subtropical:

Media Anual : 18Cº/20Cº

Precipitação Anual : 1500mm a 2000mm

Raramente abaixa dos 7ºC/8ºC

A variação termica é entre 6ºC de media e pode alcançar mais...

Mas se ai não tens uma media anual de 18ºC/20Cº e uma precipitação de 1500mm/2000mm...

Mas tens aqui um mapa de distribuição Subtrupical do Globo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Klimagürtel-der-erde-subtropen.png

E vai ao wiki tens la uma explicação plausivel...