Clima subtropical

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
-
a minha bananeira nao esta numa estufa embora esteja resguardada do vento mesmo assim no algarve ja vi bananeiras sem qualquer resguardo bastante bem .
mesmo as resguardadas se levassem com -5 graus em cima senesciam, instantaneamente.
quanto as outras td bem até tens razao.:thumbsup:



Dvem que se rregadas?porque o Algarve tem + - 6 meses secos e elas com folhas grandes evaporam bastante agua
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:unsure:
São diferentes, mas ambas têm um Verão seco que é uma característica das regiões de clima mediterrâneo. Também têm um Verão seco as cidades de São Francisco, Los Angeles, Cidade do Cabo, Roma, Atenas, Argel e muitas mais. Todas estas cidades têm também um clima mediterrâneo.


Entao compara a precipitaçao anual de S. Francisco com a nossa...até mais...Natal no Brasil tem a época mais seca coincidente com a mais quente do ano..
E S. Francisco tem um clima que é tudo a ver com Argel principalmente a nivel de temperatura:confused::unsure:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá a todos.

Este é um tema pertinente, mas eu sinceramente só vejo verdadeiros climas subtropicais nos Açores e Madeira, ou quanto muito, excepcionalmente, na Serra de Monchique.
Portugal continental tem um cariz muito forte mediterrânico, tocado um pouco por influência marítima a norte do conjunto Montejunto-Estrela e por influência continental no norte transmontano, sobretudo nas terras altas sendo mediterrâneo puro nos vales.
Como disse o Dan e muito bem, climas temperados marítimos só existem em zonas montanhosas localizadas no extremo noroeste e provavelmente ( acrescento eu) nas montanhas dos Açores.
O clima subtropical não respeita precipitações da ordem dos 1500 mm- 2000mm como já foi aí dito... Pode ocorrer em zonas em que chove menos.
Stormy: Tenho que sair, mas quando vier respondo-te... É que eu estou bem dentro da fruticultura tropical e das potencialidades do nosso país nesse campo e posso falar da minha experiência pessoal no assunto.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
só queria q me esclarecessem acerca deste tema mas estou cada vez mais:confused::shocking:
eu nao sou meteorologista mas acho q tenho alguma razao....

Vamos com calma. Todas as localidades que referi têm clima mediterrâneo e eu não referi Natal (esta cidade é já do domínio tropical).

Principais características do clima mediterrâneo (com base na classificação climática de Troll/Paffen):

Temperatura média do mês mais frio entre 2ºC e 13ºC

Pelo menos 5 meses chuvosos

Inverno chuvoso e Verão seco

Nas regiões de clima mediterrâneo há localidades com 400mm de precipitação anual e outras com 1500mm ou mais. Também podemos ter localidades com 27ºC de média para o mês mais quente e outras com apenas 18ºC ou 19ºC. Existe uma grande variedade dentro do domínio mediterrâneo.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Para ajudar à confusão (estranho tópico, sem dúvida, talvez esta discussão se enquadrasse melhor num tópico de agrometeorologia)!

A minha bananeira em Oeiras também não está propriamente resguardada (em termos de temperaturas, pelo menos, porque a nível de ventos existem tantas casas e árvores maiores aqui à volta que dificilmente poderia ser submetida a um stress acrescido por causa do vento; a título de comparação, em Angola encontram-se bananeiras, sobretudo, nas matas, talvez porque a grande área foliar as torna particularmente susceptíveis ao vento e ao sol directo). É regada, mas com pouca regularidade. Um truque que resulta bem com bananeiras é acumular lixo vegetal por cima dos rizomas, visto que ajuda a conservar a humidade no solo, além de funcionar como fonte orgânica de nutrientes, de libertação lenta, e com outros aspectos positivos sobre a fauna do solo.

É possível fazer "milagres" controlando aspectos do microclima (não pretendo dizer que o meu caso é um). Tirando factores realmente limitantes como extremos de frio ou de secura, muitas plantas podem ser mantidas em ambientes extremamente diversos do seu ambiente natural. Não precisamos de ir logo para estufas e ambientes mais controlados. O que não deixa é de ser necessário um "input" constante...

Não podemos concluir sobre o clima de uma região pelas plantas que se consegue lá criar, excepcionalmente, mas certamente podemos fazê-lo pela vegetação que aí se instala espontaneamente.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Vamos lá ver uma coisa que concordo plenamente com o Dan, o Algarve tem um clima tipicamente mediterrânico, onde se pode dizer que existe um semestre seco e um semestre húmido, em qualquer estudo que se encontra na net, nenhum mais referência a clima subtropical, deixo aqui um estudo onde explica bem o clima no Algarve http://www.icn.pt/popnrf/Relatorio/1/5_ASP_FISICOS/57_Clima.pdf
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para ajudar à confusão (estranho tópico, sem dúvida, talvez esta discussão se enquadrasse melhor num tópico de agrometeorologia)!

A minha bananeira em Oeiras também não está propriamente resguardada (em termos de temperaturas, pelo menos, porque a nível de ventos existem tantas casas e árvores maiores aqui à volta que dificilmente poderia ser submetida a um stress acrescido por causa do vento; a título de comparação, em Angola encontram-se bananeiras, sobretudo, nas matas, talvez porque a grande área foliar as torna particularmente susceptíveis ao vento e ao sol directo). É regada, mas com pouca regularidade. Um truque que resulta bem com bananeiras é acumular lixo vegetal por cima dos rizomas, visto que ajuda a conservar a humidade no solo, além de funcionar como fonte orgânica de nutrientes, de libertação lenta, e com outros aspectos positivos sobre a fauna do solo.

É possível fazer "milagres" controlando aspectos do microclima (não pretendo dizer que o meu caso é um). Tirando factores realmente limitantes como extremos de frio ou de secura, muitas plantas podem ser mantidas em ambientes extremamente diversos do seu ambiente natural. Não precisamos de ir logo para estufas e ambientes mais controlados. O que não deixa é de ser necessário um "input" constante...

Não podemos concluir sobre o clima de uma região pelas plantas que se consegue lá criar, excepcionalmente, mas certamente podemos fazê-lo pela vegetação que aí se instala espontaneamente.

Pronto mas mesmo assim não acho assim tão estupido da minha parte considerar o clima de subtropical, exatamente porque as especies de climas quentes conseguem viver, apesar de não serem nativas;)
Dizer que o clima é mediterraneo tanto tendo Tmed do mes mais frio de 2 como de 13 graus é igual a dizer que um aviao é igual a um helicoptero só porque ambos voam...não faz muito sentido!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nas regiões de clima mediterrâneo há localidades com 400mm de precipitação anual e outras com 1500mm ou mais. Também podemos ter localidades com 27ºC de média para o mês mais quente e outras com apenas 18ºC ou 19ºC. Existe uma grande variedade dentro do domínio mediterrâneo.[/QUOTE]

E isto q me faz confusao :confused:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
pronto mas mesmo assim nao acho assim tao estupido da minha parte considerar o clima de subtropical.
dizer q o clima é mediterraneo tanto tendo tmed do mes mais frio de 2 como de 13 graus é igual a dizer que um aviao é igual a um helicoptero só porque ambos voam

As classificações climáticas têm destas coisas. Existe a necessidade de agrupar as regiões do globo em apenas alguns grandes conjuntos climáticos de que o clima mediterrâneo é um exemplo. Se fizesse-mos uma distinção muito pormenorizada acabávamos por obter um mapa climático global com largas centenas ou mesmo milhares de climas diferentes.

Mais um mapa, este produzido pela FAO.



As regiões com a designação de subtropical dry forest correspondem às áreas de clima mediterrâneo.

http://www.fao.org/DOCREP/004/Y1997E/y1997e1s.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
As classificações climáticas têm destas coisas. Existe a necessidade de agrupar as regiões do globo em apenas alguns grandes conjuntos climáticos de que o clima mediterrâneo é um exemplo. Se fizesse-mos uma distinção muito pormenorizada acabávamos por obter um mapa climático global com largas centenas ou mesmo milhares de climas diferentes.

Mais um mapa, este produzido pela FAO.



As regiões com a designação de subtropical dry forest correspondem às áreas de clima mediterrâneo.

http://www.fao.org/DOCREP/004/Y1997E/y1997e1s.jpg

Assim ja esta um pouco melhor:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
divisao climatica de portugal:

açores:
clima subtropical humido até aos 600m
clima oceanico dos 600m ate 1200m
clima alpino acima de 1200m

madeira:
clima subtropical ate 800m
clima oceanico acima de 800m

continente

clima subtropical seco no litoral a sul de lisboa
clima oceanico no litoral a norte de lisboa
clima mediterraneo no alentejo a este do sado a norte da serra do caldeirao e a sul do tejo
clima continental no interior norte e centro a norte do tejo e a este da longitude 8
clima de montanha nas regioes acima de 500m/1000m
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
divisao climatica de portugal:

açores:
clima subtropical humido até aos 600m
clima oceanico dos 600m ate 1200m
clima alpino acima de 1200m

madeira:
clima subtropical ate 800m
clima oceanico acima de 800m

continente

clima subtropical seco no litoral a sul de lisboa
clima oceanico no litoral a norte de lisboa
clima mediterraneo no alentejo a este do sado a norte da serra do caldeirao e a sul do tejo
clima continental no interior norte e centro a norte do tejo e a este da longitude 8
clima de montanha nas regioes acima de 500m/1000m



Volto a repetir o que disse: Ao nivel mundial por convenção da Organização Mundial de Meteorologia o clima sub tropical divide-se em dois:mad:e que já referi.Depois que haja sub divisões é outra coisa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Volto a repetir o que disse: Ao nivel mundial por convenção da Organização Mundial de Meteorologia o clima sub tropical divide-se em dois:mad:e que já referi.Depois que haja sub divisões é outra coisa.

Sim mas eu so estou a tentar separar o clima mais extremado do interior alentejano do clima mais suave da costa e do algarve.