Climas segundo Koppen

• Thread starter Thread starter belem
  • Data de início Data de início
Eu acho que não é uma classificação suficientemente rigorosa e coloca zonas muito distintas em termos de temperatura dentro da mesma categoria só porque a distribuição das chuvas ao longo do ano é semelhante. De resto, é a classificação mais aceite pelos cientificos.

Eu tenho este mapa, acho que está melhor que os que estão na wikipédia:
kotteketal2006it9.gif

Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático.:thumbsup:
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons.

Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático.:thumbsup:
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons.

Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro.

Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro.

Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano).

Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano).

que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa

que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa

Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais. ;)

A estação meteorológica de Faro apresenta dados climáticos típicos de um clima mediterrâneo, mas isso também acontece com a estação meteorológica de Bragança e com quase todas as estações de Portugal Continental. Embora com diferenças consideráveis, quase todo o país se caracteriza por um clima mediterrâneo.

O que queria dizer é que não vejo diferenças entre clima subtropical seco e clima mediterrâneo.

Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais. ;)

eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha

eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha

Atenção que um clima não se diferencia só pela temperatura.
Tenho a certeza que sabes disso.;):D