Climas segundo Koppen



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu acho que não é uma classificação suficientemente rigorosa e coloca zonas muito distintas em termos de temperatura dentro da mesma categoria só porque a distribuição das chuvas ao longo do ano é semelhante. De resto, é a classificação mais aceite pelos cientificos.

Eu tenho este mapa, acho que está melhor que os que estão na wikipédia:
kotteketal2006it9.gif
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático.:thumbsup:
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Não sendo então, para ti, uma classificação suficientemente rigorosa, conheces outra melhor? Se sim , por favor, indica qual, pois tenho todo o interesse em aprender segundo o melhor modelo climático.:thumbsup:
Já agora nem concordo com tudo o que o Koppen diz, existem climas, algo diferenciados, mas penso que ele também faz menção à temperatura.
Assim sendo, aceito estes mapas como bons.

Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não conheço outro melhor, só acho que este não é perfeito. As diferentes categorias também fazem menção à temperatura claro. Mas por exemplo, para um local ter clima temperado segundo Koppen, terá que ter no seu mês mais frio uma média entre −3°C and 18°C. Isso é a quase a diferença entre Varsóvia e o Rio de Janeiro.

Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hum,. que estranho.
Lá está, é um dos defeitos que este sistema tem.
Entre -3º e 18º ( Janeiro) são vários climas de diferença.
-3 diria que é um clima temperado continental ( por exemplo) e 18º de um clima subtropical a tropical ( para o mês mais frio do ano).

que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
que tal subtropical seco( precipitação entre 400mm e 800mm) com inverno curto e chuvoso ( Tmed entre 10Cº e 15Cº) e verao longo e seco ( Tmed entre 15Cº e 25Cº) para o clima de lisboa

Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais. ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
A estação meteorológica de Faro apresenta dados climáticos típicos de um clima mediterrâneo, mas isso também acontece com a estação meteorológica de Bragança e com quase todas as estações de Portugal Continental. Embora com diferenças consideráveis, quase todo o país se caracteriza por um clima mediterrâneo.

O que queria dizer é que não vejo diferenças entre clima subtropical seco e clima mediterrâneo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Faro enquadra-se nesse clima, Lisboa não devido à precipitação que - por muito pouco - não se encaixa aí.
Penso que Lisboa/Gago Coutinho - e outra grande parte de Lisboa - tem uma precipitação em torno dos 820 mm anuais. ;)

eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
eu diria que todo o litoral a S de lis enquadra-se mais ou menos nesse clima
e que o interior sul de portugal e a terra quente transmontana teem clima mediterraneo ( mais amplitude termica)
o litoral a N de lis teem um clima com tendencias oceanicas muito mais marcadas que o a S de lis e a terra fria / serras teem um clima entre o continental e o de montanha

Atenção que um clima não se diferencia só pela temperatura.
Tenho a certeza que sabes disso.;):D