Cobras de Portugal

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Bom dia,

vinha aqui solicitar a Vossa opinião em relação a duas espécies de cobras que eu fotografei e filmei no meu terreno, o intuito é saber de que espécie são.

A primeira registei em foto na minha varanda à cerca de 2 anos, e já tive a investigar e não consigo chegar a uma conclusão de que espécie se trata, à 1ª vista parece-me a "Víbora de Seoane", mas pelo que li esta espécie só se encontra no Gerês, esta cobra tinha cerca de 50 a 60cm.

Familia1256.jpg



A segunda filmei-a/incomodei este ano em Agosto e estava no meu poço, pelo que li parece-me ser uma "Cobra de Escada", tinha cerca de 1,20mt.



CasaisGalgos007.jpg



Esta agora a seguir caiu-me na cabeça e fez-me cair do escadote com o susto enquanto estava a destelhar um telhado de um anexo que sofreu uns pequenos danos com o Temporal de 23 de Dezembro de 2009, esta julgo ser uma "Cobra de Ferradura" e media cerca de 30 a 40cm.

Familia1262.jpg





Agradecia se alguém me pudesse confirmar de que espécie são, simplesmente por mera curiosidade, e ser um assunto pouco abordado.
Obrigado!
Paulo
 
Editado por um moderador:


bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
A primeira é uma Hemorrhois hippocrepis, também conhecida como cobra de ferradura e a segunda é uma Rhinechis scalaris, uma cobra de escada.
São as duas completamente inofensivas :)
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
A primeira é uma Hemorrhois hippocrepis, também conhecida como cobra de ferradura e a segunda é uma Rhinechis scalaris, uma cobra de escada.
São as duas completamente inofensivas :)

Obrigado pela resposta Bluejay, realmente a minha dúvida era mais se a 1ª era uma cobra de ferradura ou se uma víbora de seoane, por causa da tonalidade e das manchas, se reparares na última foto que pus essa não tive dúvidas em que era uma cobra de ferradura, mas a 1ª foto continuo a achar que existem ali diferenças, principalmente nas manchas.
Abraço!:thumbsup:
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Acho que é mesmo isso que foi dito. A 1ª uma cobra-de-ferradura, a do poço uma cobra-de-escada adulta e a 3ª uma cobra-de-escada jovem, ainda com o padrão de escada ;) Qualquer uma delas apesar de inofensivas, costumam ser dotadas de um belo feitiozinho :D A ver se depois meto aqui umas fotos e video que também tenho dessas 2 espécies :P
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Acho que é mesmo isso que foi dito. A 1ª uma cobra-de-ferradura, a do poço uma cobra-de-escada adulta e a 3ª uma cobra-de-escada jovem, ainda com o padrão de escada ;) Qualquer uma delas apesar de inofensivas, costumam ser dotadas de um belo feitiozinho :D A ver se depois meto aqui umas fotos e video que também tenho dessas 2 espécies :P

Boa tarde,

Sim mas mesmo essas que referiste têm veneno ou não?
Inofensivas ou não, quero distância dessa praga. O mesmo para aranhas.

Cumprimentos
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Olá,
as rhinechis scalaris sofrem de uma mudança ontogénica aquando o seu crescimento, passando do padrão em escada (de onde vem o nome) para as duas listas longitudinais.

Existem várias aranhas "venenosas" em Portugal, contudo devido aos hábitos das mesmas ou à potência do veneno, são muito improváveis as picadas e quando ocorrem normalmente não causam grandes problemas num adulto saudável, a menos que esse indivíduo corra o risco de choque anafilático, mas isso pode até acontecer com a picada de uma abelha ou de uma vespa.
Das mais perigosas (se é que podemos usar esse termo) destaco a nossa aranha violino ou a nossa viúva-negra.

O importante é deixá-las em paz que elas também vos deixam em paz ;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Olá,
as rhinechis scalaris sofrem de uma mudança ontogénica aquando o seu crescimento, passando do padrão em escada (de onde vem o nome) para as duas listas longitudinais.

Existem várias aranhas "venenosas" em Portugal, contudo devido aos hábitos das mesmas ou à potência do veneno, são muito improváveis as picadas e quando ocorrem normalmente não causam grandes problemas num adulto saudável, a menos que esse indivíduo corra o risco de choque anafilático, mas isso pode até acontecer com a picada de uma abelha ou de uma vespa.
Das mais perigosas (se é que podemos usar esse termo) destaco a nossa aranha violino ou a nossa viúva-negra.

O importante é deixá-las em paz que elas também vos deixam em paz ;)

Boa noite,

WTF? Existe em Portugal a viúva negra e a aranha violino? :surprise: Fogo. Não acampo mais aí. Pensei que em Portugal não houvesse nada desses bichos tão venenosos como aranhas. Estou a ver que isso aí é um jardim zoológico selvagem, desde cobras, aranhas e lagartos. Já me bastou ter visto no Algarve um escorpião que vocês aí chamam de "lacrau" é isso? Estava sentado numa pedra e quando dei por mim vi uma coisa horrível e hoje quando me lembro até fico com pele de galinha. Entrei quase em pânico porque nunca na vida tinha visto nada assim tão nojento.
Ao menos aqui na minha terra podes até andar descalço no mato que não existem animais venenosos nem peçonhentos. Aliás podes encontrar aranhas endémicas no mato, não são venenosas mas são enormes mas como já estou mais ou menos habituado a elas sei onde devo e não ir lol.

Mas nunca pensei que existisse por aí a viuva negra. :shocking:
Sei é que nos arredores de Lisboa por vezes aparecem cobras e já vi também um lagarto super feio chamado de osga. Em Espanha vi a mesma coisa. Coisa de horrível. Nunca tinha visto um ao vivo e a cores lol. Mas pronto, sou suspeito porque não suporto repteis ou insectos e vocês por aí têm uma carrada deles wow!

Cumprimentos :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Obrigado pela resposta Bluejay, realmente a minha dúvida era mais se a 1ª era uma cobra de ferradura ou se uma víbora de seoane, por causa da tonalidade e das manchas, se reparares na última foto que pus essa não tive dúvidas em que era uma cobra de ferradura, mas a 1ª foto continuo a achar que existem ali diferenças, principalmente nas manchas.
Abraço!:thumbsup:

Não tenho a certeza, até porque não entendido na matéria, mas para despistares rapidamente se é uma víbora ou não podes tentar observar o formato da pupila. No caso das víboras em Portugal estas apresentam a pupila em fenda vertical e não circulas. Agora não sei se há em PT cobras com os olhos semelhantes aos da víbora...

Corrijam-me se estiver enganado.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Boa noite,

WTF? Existe em Portugal a viúva negra e a aranha violino? :surprise: Fogo. Não acampo mais aí. Pensei que em Portugal não houvesse nada desses bichos tão venenosos como aranhas. Estou a ver que isso aí é um jardim zoológico selvagem, desde cobras, aranhas e lagartos. Já me bastou ter visto no Algarve um escorpião que vocês aí chamam de "lacrau" é isso? Estava sentado numa pedra e quando dei por mim vi uma coisa horrível e hoje quando me lembro até fico com pele de galinha. Entrei quase em pânico porque nunca na vida tinha visto nada assim tão nojento.
Ao menos aqui na minha terra podes até andar descalço no mato que não existem animais venenosos nem peçonhentos. Aliás podes encontrar aranhas endémicas no mato, não são venenosas mas são enormes mas como já estou mais ou menos habituado a elas sei onde devo e não ir lol.

Mas nunca pensei que existisse por aí a viuva negra. :shocking:
Sei é que nos arredores de Lisboa por vezes aparecem cobras e já vi também um lagarto super feio chamado de osga. Em Espanha vi a mesma coisa. Coisa de horrível. Nunca tinha visto um ao vivo e a cores lol. Mas pronto, sou suspeito porque não suporto repteis ou insectos e vocês por aí têm uma carrada deles wow!

Cumprimentos :thumbsup:

Também descobri a existência de viúvas negras cá há pouco tempo, fiquei surpreendido.

A respeito dos lacraus, por cá no verão encontras um ou dois debaixo de uma pedra de boas dimensões. mas só os encontras se procurares.

As osgas até em casa andam(tenho uma divisão com telhas em vez de placa) fazem uma coisa muitíssimo bem, que é apanhar mosquitos :thumbsup:

/offotpic...
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Não é preciso drama, nenhuma destas cobras é venenosa, apesar de as haverem por cá :p Quanto às aranhas elas são todas venenosas (é o que também as ajuda a digerir as presas) mas com algum nivel de perigosidade apenas uma pequena percentagem das espécies que existem por cá. À semelhança das cobras são muito raras as mordidas que dêm problemas ;)
O termo praga também é muito forte, quando estão muito longe de serem praga e elas próprias ajudarem a controlar pragas...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não é preciso drama, nenhuma destas cobras é venenosa, apesar de as haverem por cá :p Quanto às aranhas elas são todas venenosas (é o que também as ajuda a digerir as presas) mas com algum nivel de perigosidade apenas uma pequena percentagem das espécies que existem por cá. À semelhança das cobras são muito raras as mordidas que dêm problemas ;)
O termo praga também é muito forte, quando estão muito longe de serem praga e elas próprias ajudarem a controlar pragas...

Boa noite,

Seja como for quem é que pode ir acampar para o mato e estar a ver essas coisas? E logo eu que faço campismo todo o ano. Aqui ainda estou habituado porque n há animais perigosos. Temos sim grilos, centopeias, baratas, aranhas, joaninhas, bichos-paus, gafanhotos, lagartixas, blá blá blá, mas eles n costumam andar assim à deriva pelos matos. Aqui tudo é seguro. Mesmo os animais maiores( ouriços cacheiros, comadrinhas, mochos, coelhos, milhafres, cagarros, codornizes etc etc) são todos inofensivos e fogem da presença humana.
Mas sabem o que é estar a dormir numa tenda e às tantas uma viuva negra estar a subir-vos as pernas ou um javali estar à porta da tenda ou um lacrau ou cobra estar debaixo dos sapatos? É obra. O máximo que apanhei de manhã à porta da tenda quando acordei foi uma vaca e uma cabra a darem me os bons dias lol :D

Queria era saber quais os animais mais venenosos que pode-se encontrar em Lisboa,porque em Dezembro vou aí e n me queria estar a deparar com esse tipo de vida animal mais caricata lol
Obrigado,

Cumprimentos
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa noite,

Seja como for quem é que pode ir acampar para o mato e estar a ver essas coisas? E logo eu que faço campismo todo o ano. Aqui ainda estou habituado porque n há animais perigosos. Temos sim grilos, centopeias, baratas, aranhas, joaninhas, bichos-paus, gafanhotos, lagartixas, blá blá blá, mas eles n costumam andar assim à deriva pelos matos. Aqui tudo é seguro. Mesmo os animais maiores( ouriços cacheiros, comadrinhas, mochos, coelhos, milhafres, cagarros, codornizes etc etc) são todos inofensivos e fogem da presença humana.
Mas sabem o que é estar a dormir numa tenda e às tantas uma viuva negra estar a subir-vos as pernas ou um javali estar à porta da tenda ou um lacrau ou cobra estar debaixo dos sapatos? É obra. O máximo que apanhei de manhã à porta da tenda quando acordei foi uma vaca e uma cabra a darem me os bons dias lol :D

Queria era saber quais os animais mais venenosos que pode-se encontrar em Lisboa,porque em Dezembro vou aí e n me queria estar a deparar com esse tipo de vida animal mais caricata lol
Obrigado,

Cumprimentos

Tem calma:lol:

Os animais em Portugal não andam à procura das pessoas para as picar, morder, arranhar ou matar. Podes acampar à vontade em Portugal qualquer encontro com um animal perigoso é extremamente raro, os animais perigosos não têm vontade nenhuma de ser encontrados pelas pessoas, só querem seguir a sua vidinha sem ser incomodados.:)

Mas já que queres saber quais os bichos perigosos que podes encontrar em Portugal, posso te dizer que um dos encontros mais desagradáveis que podes ter com um animal, é teres o azar de pisar um Peixe-aranha na praia, por vezes acontece, a mim pessoalmente nunca me aconteceu mas já varias pessoas ao meu lado tiveram o azar de por um pé em cima desse maldito peixe que provoca dores horríveis.

Muitos dos bichos que falas apesar de alguns terem aparência bizarra são inofensivos ;)

Se fosses para a Austrália dizia para teres cuidado, onde existem dezenas, ou mesmo centenas de espécies de animais perigosos. Desde tubarões a aranhas passando por cobras insectos e ainda alforrecas entre outros seres que te poderiam estragar a vida:calor:
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Sim, existem viúvas-negras e aranhas violino em Portugal (Latrodectus tredecimguttatus e Loxosceles rufescens respectivamente). A chance de te encontrares com qualquer uma delas num ambiente urbano é nula, mesmo eu vivendo no campo e andando à procura delas raramente as encontrei.
Quanto às cobras venenosas mais perigosas, a víbora-cornuda e a Víbora de Seoane, também dificilmente alguma vez te encontrarás com elas, devido a terem um comportamento muito recatado.
Em conclusão, é mais provável correres o risco de apanhar uma salmonelose que seres picado por qualquer um destes animais, e mesmo que o sejas, o que é muito muito difícil, as probabilidades de causarem a morte são muito baixas num adulto saudável.
As osgas, qualquer uma das duas espécies que ocorrem em Portugal, são inofensivas.