Cometa McNaught (C/2006 P1)

Halle Bop pareciame mais espectacular!

attachmentp12.jpg

Ai tu gostavas de o ter visto nos nossos céus? Espanta-me a tua pergunta, pois ele esteve vísivel durante o dia nos nossos céus desde 15 de Dezembro de 2006 e ninguém olhou para ele; eu vi-o 2 vezes (quando a ausencia de nuvens me deixou ve-lo). O problema foi que os media fizeram um blackout de informaçao e nao disseram nada a seu respeito (como muito bem disse um membro só quando estiver no hemisfgério sul é que vao falar dele e assim foi...).

Aliás, se tivessem olhado para este tópico mais cedo, ainda teriam tido tempo de observá-lo até 12 de Janeiro de 2007. Agora causaste-me espanto....My God!!!:surprise: agora só daqui a outros 300.000 anos....

Ai tu gostavas de o ter visto nos nossos céus? Espanta-me a tua pergunta, pois ele esteve vísivel durante o dia nos nossos céus desde 15 de Dezembro de 2006 e ninguém olhou para ele; eu vi-o 2 vezes (quando a ausencia de nuvens me deixou ve-lo). O problema foi que os media fizeram um blackout de informaçao e nao disseram nada a seu respeito (como muito bem disse um membro só quando estiver no hemisfgério sul é que vao falar dele e assim foi...).

Aliás, se tivessem olhado para este tópico mais cedo, ainda teriam tido tempo de observá-lo até 12 de Janeiro de 2007. Agora causaste-me espanto....My God!!!:surprise: agora só daqui a outros 300.000 anos....

E a fotos Luis? Eu cá não tive um dia sequer de céu limpo para o poder ter visto, nevoieiros e neblinas, e mesmo com a minha máquina toda simplória teria tentado tirar umas fotos! :unsure:

Pois, nem me digas nada, nao tenho fotos (nao levei a dita máquina) mas vi-o muito bem com mais algumas pessoas em Sintra. O resto do tempo ou estava nuvens ou nevoeiro, népia de cometa.
Posto esta foto de 20061215 em que estava ao lado de Vénus...admirem só o tamanho dele. (a "cabeça" do cometa estima-se em 20km e a cauda ionizada em 30 milhoes de kms - coisa pouca...)

pic166206.jpg

attachmentp12.jpg

Boas, ele esteve visível mas não desta forma, quando estava mais brilhante já era relativamente difícil devido a estar baixo no horizonte. Não tive sorte tambem com o tempo.
Qto ao cometa em si, já o estava a monitorizar por software desde o início de Dezembro, mas nessa altura a previsão da mag. máx. era de "0" mas a realidade foi melhor e o brilho superior...

Qto ao cometa em si, já o estava a monitorizar por software desde o início de Dezembro, mas nessa altura a previsão da mag. máx. era de "0" mas a realidade foi melhor e o brilho superior...

Acho que a culpa foi do IM Rogpacheco....

Comet McNaught is now a circumpolar object over New Zealand--"we can see the comet all night long," says Minoru Yoneto of Queenstown, NZ, who took advantage of the extra observing time to make a spectacular 5-minute exposure of the comet, the Milky Way and the Magellanic Cloud.

pic167173.jpg

http://spaceweather3.com/

Yoneto1.jpg

The Great Comet of 2007 is receding from Earth and fading fast--but it is still a naked-eye comet, materializing in the western sky after sunset in the Southern Hemisphere