Cometa McNaught (C/2006 P1)



LSC

Cirrus
Registo
21 Set 2006
Mensagens
25
Halle Bop pareciame mais espectacular!
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
attachmentp12.jpg


Ai tu gostavas de o ter visto nos nossos céus? Espanta-me a tua pergunta, pois ele esteve vísivel durante o dia nos nossos céus desde 15 de Dezembro de 2006 e ninguém olhou para ele; eu vi-o 2 vezes (quando a ausencia de nuvens me deixou ve-lo). O problema foi que os media fizeram um blackout de informaçao e nao disseram nada a seu respeito (como muito bem disse um membro só quando estiver no hemisfgério sul é que vao falar dele e assim foi...).

Aliás, se tivessem olhado para este tópico mais cedo, ainda teriam tido tempo de observá-lo até 12 de Janeiro de 2007. Agora causaste-me espanto....My God!!!:surprise: agora só daqui a outros 300.000 anos....
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Ai tu gostavas de o ter visto nos nossos céus? Espanta-me a tua pergunta, pois ele esteve vísivel durante o dia nos nossos céus desde 15 de Dezembro de 2006 e ninguém olhou para ele; eu vi-o 2 vezes (quando a ausencia de nuvens me deixou ve-lo). O problema foi que os media fizeram um blackout de informaçao e nao disseram nada a seu respeito (como muito bem disse um membro só quando estiver no hemisfgério sul é que vao falar dele e assim foi...).

Aliás, se tivessem olhado para este tópico mais cedo, ainda teriam tido tempo de observá-lo até 12 de Janeiro de 2007. Agora causaste-me espanto....My God!!!:surprise: agora só daqui a outros 300.000 anos....

E a fotos Luis? Eu cá não tive um dia sequer de céu limpo para o poder ter visto, nevoieiros e neblinas, e mesmo com a minha máquina toda simplória teria tentado tirar umas fotos! :unsure:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Pois, nem me digas nada, nao tenho fotos (nao levei a dita máquina) mas vi-o muito bem com mais algumas pessoas em Sintra. O resto do tempo ou estava nuvens ou nevoeiro, népia de cometa.
Posto esta foto de 20061215 em que estava ao lado de Vénus...admirem só o tamanho dele. (a "cabeça" do cometa estima-se em 20km e a cauda ionizada em 30 milhoes de kms - coisa pouca...)

pic166206.jpg
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
attachmentp12.jpg


Ai tu gostavas de o ter visto nos nossos céus? Espanta-me a tua pergunta, pois ele esteve vísivel durante o dia nos nossos céus desde 15 de Dezembro de 2006 e ninguém olhou para ele; eu vi-o 2 vezes (quando a ausencia de nuvens me deixou ve-lo). O problema foi que os media fizeram um blackout de informaçao e nao disseram nada a seu respeito (como muito bem disse um membro só quando estiver no hemisfgério sul é que vao falar dele e assim foi...).

Aliás, se tivessem olhado para este tópico mais cedo, ainda teriam tido tempo de observá-lo até 12 de Janeiro de 2007. Agora causaste-me espanto....My God!!!:surprise: agora só daqui a outros 300.000 anos....

Boas, ele esteve visível mas não desta forma, quando estava mais brilhante já era relativamente difícil devido a estar baixo no horizonte. Não tive sorte tambem com o tempo.
Qto ao cometa em si, já o estava a monitorizar por software desde o início de Dezembro, mas nessa altura a previsão da mag. máx. era de "0" mas a realidade foi melhor e o brilho superior...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Qto ao cometa em si, já o estava a monitorizar por software desde o início de Dezembro, mas nessa altura a previsão da mag. máx. era de "0" mas a realidade foi melhor e o brilho superior...

Acho que a culpa foi do IM Rogpacheco....
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Comet McNaught is now a circumpolar object over New Zealand--"we can see the comet all night long," says Minoru Yoneto of Queenstown, NZ, who took advantage of the extra observing time to make a spectacular 5-minute exposure of the comet, the Milky Way and the Magellanic Cloud.

pic167173.jpg


http://spaceweather3.com/
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Yoneto1.jpg


The Great Comet of 2007 is receding from Earth and fading fast--but it is still a naked-eye comet, materializing in the western sky after sunset in the Southern Hemisphere