Cometa Neowise C/2020 F3

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
binóculos tenho um par muito bom da pentax 10x50
Muito bom, obrigado, é visível a olho nú?
duvido as imagens que estão na internet são com longa exposição por isso terá sempre de usar alguma coisa pois ele esta muito perto do sol e a medida que subir no horizonte estará também a afastar da terra
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
binóculos tenho um par muito bom da pentax 10x50
duvido as imagens que estão na internet são com longa exposição por isso terá sempre de usar alguma coisa pois ele esta muito perto do sol e a medida que subir no horizonte estará também a afastar da terra

Merci ;)
Pentax 10x 50 : excelente relação preço/qualidade
Para aqueles que estão por perto da costa , parece comprometido a olho nu... Esta manhã, às 4:00 da manhã, névoa.
Eu vou me concentrar no início da noite por volta do dia 22 se eu tirar minha bazuca no dia 23 (será a mais próxima da terra).
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Levantei-me hoje às 5h30 para ver se conseguia ver alguma coisa e... fiquei surpreso com a luz que já havia àquela hora. Tem de ser muito mais cedo! :D

A essa hora já começam os primeiros pássaros a cantarolar ou a piar por aqui, das duas uma, ou fazes uma pseudo-directa até ás 04h00 ou levantaste-te ás 3h30h,
o que for mais fácil para ti! :D
Não tenho telescópio nem binóculos , ainda não consegui observar o raio do cometa! :angry:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A essa hora já começam os primeiros pássaros a cantarolar ou a piar por aqui, das duas uma, ou fazes uma pseudo-directa até ás 04h00 ou levantaste-te ás 3h30h,
o que for mais fácil para ti! :D
Não tenho telescópio nem binóculos , ainda não consegui observar o raio do cometa! :angry:
Acho que mais facilmente fico acordado até às 4h00 :D. Mas aqui das janelas de casa estou mesmo no limite da visibilidade, e com prédios em frente. Vou ter mesmo de investir numa saída algures. Tenho de estudar bem o sítio :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Merci ;)
Pentax 10x 50 : excelente relação preço/qualidade
Para aqueles que estão por perto da costa , parece comprometido a olho nu... Esta manhã, às 4:00 da manhã, névoa.
Eu vou me concentrar no início da noite por volta do dia 22 se eu tirar minha bazuca no dia 23 (será a mais próxima da terra).
Estava completamente limpo por aqui hoje. Hoje, se conseguir, tento outra vez... :D
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
É, o problema agora é o binómio luz solar/altura.
Para a minha latitude, amanhã ás 5H00 já só está a 8º de altura. Pelas 5H30 está a 10º. Pode ser curto em zonas de maior poluição e neblinas. Começa a fase de transição em que será mais fácil vê-lo a seguir ao por do-sol. Amanhã., pelas 21H30 estará a 12º de altura num azimute NW, à volta dos 320º.
Esperemos que não perca o brilho. Ontem esteve uma noite fantástica para observação por Sintra. Fiz várias fotos pelas 23H00, a outros astros, mas não tive coragem de me levantar às 4H00, pois tive um fim de semana pesado. Amanhã penso que já não valerá a pena observar ao amanhecer...
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
891
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Acho que mais facilmente fico acordado até às 4h00 :D. Mas aqui das janelas de casa estou mesmo no limite da visibilidade, e com prédios em frente. Vou ter mesmo de investir numa saída algures. Tenho de estudar bem o sítio :D

Sim, a mim também me custaria menos....o problema é trabalhar na manhã seguinte :):). Para observar, tenho de pegar no carro e ir para local mais alto.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,976
Local
Alcobaca (160 m)
[QUOTE="camrov8, post: 793689, member: 1254" não vai conseguir ver pois esta a afastar e a ficar menos brilhante, [/QUOTE]

Boa tarde,

Está a afastar-se do sol (por isso menos brilhante 08/07: 2 12/07: 4, 18/07: 5, 22/07: 6) mas está a aproximar-se da terra.
Mas entre 19/07 e 22/07 (2 noites escuras e 2 noites a 2%), pelo que ganhamos em contraste.

2020-07-13_19-05-38.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
É, o problema agora é o binómio luz solar/altura.
Para a minha latitude, amanhã ás 5H00 já só está a 8º de altura. Pelas 5H30 está a 10º. Pode ser curto em zonas de maior poluição e neblinas. Começa a fase de transição em que será mais fácil vê-lo a seguir ao por do-sol. Amanhã., pelas 21H30 estará a 12º de altura num azimute NW, à volta dos 320º.
Esperemos que não perca o brilho. Ontem esteve uma noite fantástica para observação por Sintra. Fiz várias fotos pelas 23H00, a outros astros, mas não tive coragem de me levantar às 4H00, pois tive um fim de semana pesado. Amanhã penso que já não valerá a pena observar ao amanhecer...
De facto já parece mais promissor a seguir ao pôr-do-sol. O problema maior para os "costeiros" será mesmo se houver nuvens ou neblina sobre o mar.
CuVjwjj.png