Cometa Neowise C/2020 F3

Tópico em 'Astronomia' iniciado por fhff 9 Jul 2020 às 00:42.

1. guimeixen

guimeixen
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Jun 2013
    Local:
    Real, Braga 105m
    Hoje fui tentar fotografá-lo e já se consegue bem depois do pôr do sol. A olho nu vê-se, mas claro menos do que nas fotos.

Deixo aqui esta foto que tirei em Adaúfe, Braga. Eram 22h30 quando a tirei, mas a primeira quando começei a experimenter foi às 22h10 e também já era visível.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    cool, StormRic, MSantos e 6 outras pessoas gostaram disto.
  2. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Fotografias tiradas na madrugada de ontem 12/julho. Teve mesmo de ser uma directa, pois se eu fosse dormir tenho a certeza que já não me levantava :D

Confesso que quando saí de casa assustei-me devido à enorme humidade que estava na atmosfera. Quando cheguei ao vértice geodésico de Montemor era claramente visível algum nevoeiro nos montes e vales para oeste, mas apenas "lá para baixo", no local onde estava não havia nevoeiro. Ainda assim, aguardei, e milagrosamente pouco tempo depois instalou-se uma brisa de leste que arredou com parte da humidade e algum do nevoeiro desapareceu, melhorando assim um pouco as condições de visibilidade.

Apesar da iluminação urbana e da humidade na atmosfera, ainda consegui umas fotos jeitosas (na minha opinião, e tendo em conta que o meu equipamento fotográfico é "básico"). O desafio é mesmo mal apareça o cometa apareça, começar logo a disparar, porque a luz do nascer-do-Sol aparece num instante. Só de imaginar que se eu estivesse na minha casa de férias perto da Pampilhosa da Serra teria conseguido fotos muuuuito melhores, até fico com naúseas :p

O cometa é visível a olho nu, mas claro que não tem a forma com que aparece nas fotografias. Parece antes um borrão, como se fosse uma estrela desfocada. O truque que fiz para o encontrar facilmente foi:
    • traçar uma linha imaginária entre Vénus e as Pleiades
    • achar o meio dessa linha e olhar para a esquerda até encontrar a estrela Capella (encontra-se facilmente pelo seu brilho)
    • olhando um pouco para baixo e para a esquerda encontra-se outra estrela: Beta Aurigae
    • traçar uma linha imaginária entre Cappela e Beta Aurigae, e no seu seguimento (para baixo), ligeiramente à esquerda encontra-se o dito cujo :)

Já foi dito aqui que vão esperar mais uns dias para conseguir observá-lo após o pôr-do-Sol quando este estiver mais afastado do Sol, mas não se esqueçam que quanto mais afastado do Sol o cometa estiver, menor é a sua cauda e menor será o seu brilho. Acho que magnitude 4 já é muito complicado de se conseguir alguma coisa.

Agora sim, as fotografias. Espero que gostem :)

Cometa Neowise C/2020 F3
    by duarthe_sousa, no Flickr

Cometa Neowise C/2020 F3

Cometa Neowise C/2020 F3

Cometa Neowise C/2020 F3

Cometa Neowise C/2020 F3

cool, StormRic, Z13 e 13 outras pessoas gostaram disto.
  3. okcomputer

okcomputer
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Jul 2020
    Local:
    Minho
    Se eu morar num vale existe alguma ferramenta que me permita calcular a visibilidade de um astro indicando a minha altitude e a distância e altitude de um obstaculo na linha de visão?

4. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Em astronomia a altitude de um astro no céu é dada em graus. Podes tentar averiguar qual a altitude mínima a que consegues ver um astro utilizando métodos como este aqui.

5. remember

remember
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2016
    Local:
    Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
    Obrigado, fotos maravilhosas!!sem muito mais a acrescentar, se quiserem partilhar mais agradeço:pray:

Thomar, João Pedro, Toby e 1 outra pessoa gostaram disto.
  6. okcomputer

okcomputer
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Jul 2020
    Local:
    Minho
    @Duarte Sousa

Isso eu sei. Refiro-me a umas contas mais complicadas que isso. Imagine que de determinado local pode observar um astro a 10º mas a 3km de distância tem um monte exactamente na linha de observação e esse monte tem por exemplo 400 metros de altitude, ou a 20km de distância tem uma serra com 2000m de altitude, haverá uma calculadora para isso que calcula tudo, incluindo o detalhe da curvatura terreste?
    Aplicações como o Stellarium, etc, não tem em conta obstáculos que tenhamos pela frente.

"Charneca" Mundial gostou disto.
  7. Duarte Sousa

Duarte Sousa
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Mar 2011
    Local:
    Loures
    Não conheço aplicações que façam isso. Mas estando no local é fazer o tal exercício e ver a que altitude (em graus) se encontra o obstáculo e depois comparar com a altitude do astro. Se a altitude do astro for superior à do obstáculo, este será visível. Mas acredito que no teu caso não estejas nesse tal local :)

Sugiro este site http://heywhatsthat.com/ Clicas na aba "New Panorama", seleccionas o ponto que queres no mapa e depois no fundo da página carregas em "Submit Request". Vai ser gerado um panorama do horizonte centrado no local que escolheste, e depois podes passar o rato por cima do perfil vertical e ele vai-te dizendo a que altitude (em graus) está esse obstáculo e o seu azimute. É um site muito útil, por diversas razões. Quando estou num local e vejo uma serra ao longe que não sei qual é, tento saber mais ou menos a direcção (azimute), depois vou a esse site e descubro facilmente :)

8. okcomputer

okcomputer
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Jul 2020
    Local:
    Minho
    Parece interessante, vou explorar melhor

Thomar e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  9. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    O melhor é procurares um local alto, a regra é observar no zenite mesmo por cima mas certos objectos não da pela proximidade com o sol , Mercurio por exemplo na altura que for aí visivel ainda seria dia e por isso não é visivel

"Charneca" Mundial gostou disto.
  10. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Vídeo didáctico de Pedro Re (Presidente da APAA Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores)

Predo Re (Santarem)

11. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Para o prazer dos olhos (Pic du midi) :)

12. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

SkySafari 6 (versão PLUS e PRO) pode importar as suas próprias fotografias da linha do horizonte.
    Tive uma dúvida, um amigo confirma-me que isso é possível.

https://skysafariastronomy.com/
    https://skysafariastronomy.com/support/manual/horizon_sky.shtml

Utiliza esta função para programar poses longas antes de ir para a cama. :)
    Acabaram-se os ramos nas fotos, como ele diz. :lol:

13. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Muito bom! :palmas: Também me queria parecer que seria visível a olho nu. Mais fácil de encontrar no céu portanto :)
    Hoje ainda tentei, não conseguia dormir por isso às 4h30 estava completamente desperto. O céu estava praticamente limpo, mas hoje consegui confirmar que vou mesmo ter de sair de casa para o conseguir "apanhar", bolas! :D

Muito didático de facto! Obrigado :thumbsup: Ainda há esperança! :D

14. Ruipedroo

Ruipedroo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Out 2010
    Local:
    Braga, Merelim (60m)
    Consegui ver há pouco da varanda. Nunca pensei que fosse tão visível a olho nu. Não é muito brilhante mas dá para encontra-lo perfeitamente. Não sei se é por hoje estar mais vento o que melhora a visibilidade.

A foto teria ficado bem não fosse o fumo do incêndio a norte arruinar a paisagem (e os fios :D).

#59 Ruipedroo, 14 Jul 2020 às 22:55
    Última edição: 15 Jul 2020 às 00:05
  15. fhff

fhff
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2010
    Local:
    Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
    Acabei de regressar a casa. Tentei vê-lo junto ao litoral sintrense, na Praia das Maçãs, mas alguma nebelusidade baixa não me deixou vislumbrá-lo. Acima, o céu até estava límpido e dava para ver perfeitamente a Ursa Maior....mas o cometa iludiu-me. Tirei várias fotos mas deu-me ideia que nem assim, Farei novas tentativas. Se estivesse por Alenquer era limpinho, com certeza, nem que tivesse de subir ao Montejunto.

João Pedro e "Charneca" Mundial gostaram disto.

Partilhar esta Página