Fotografias tiradas na madrugada de ontem 12/julho. Teve mesmo de ser uma directa, pois se eu fosse dormir tenho a certeza que já não me levantava
Confesso que quando saí de casa assustei-me devido à enorme humidade que estava na atmosfera. Quando cheguei ao vértice geodésico de Montemor era claramente visível algum nevoeiro nos montes e vales para oeste, mas apenas "lá para baixo", no local onde estava não havia nevoeiro. Ainda assim, aguardei, e milagrosamente pouco tempo depois instalou-se uma brisa de leste que arredou com parte da humidade e algum do nevoeiro desapareceu, melhorando assim um pouco as condições de visibilidade.
Apesar da iluminação urbana e da humidade na atmosfera, ainda consegui umas fotos jeitosas (na minha opinião, e tendo em conta que o meu equipamento fotográfico é "básico"). O desafio é mesmo mal apareça o cometa apareça, começar logo a disparar, porque a luz do nascer-do-Sol aparece num instante. Só de imaginar que se eu estivesse na
minha casa de férias perto da Pampilhosa da Serra teria conseguido fotos muuuuito melhores, até fico com naúseas
O cometa é visível a olho nu, mas claro que não tem a forma com que aparece nas fotografias. Parece antes um borrão, como se fosse uma estrela desfocada. O truque que fiz para o encontrar facilmente foi:
- traçar uma linha imaginária entre Vénus e as Pleiades
- achar o meio dessa linha e olhar para a esquerda até encontrar a estrela Capella (encontra-se facilmente pelo seu brilho)
- olhando um pouco para baixo e para a esquerda encontra-se outra estrela: Beta Aurigae
- traçar uma linha imaginária entre Cappela e Beta Aurigae, e no seu seguimento (para baixo), ligeiramente à esquerda encontra-se o dito cujo

Já foi dito aqui que vão esperar mais uns dias para conseguir observá-lo após o pôr-do-Sol quando este estiver mais afastado do Sol, mas não se esqueçam que quanto mais afastado do Sol o cometa estiver, menor é a sua cauda e menor será o seu brilho. Acho que magnitude 4 já é muito complicado de se conseguir alguma coisa.
Agora sim, as fotografias. Espero que gostem

Cometa Neowise C/2020 F3 by
duarthe_sousa, no Flickr

duarthe_sousa, no Flickr

duarthe_sousa, no Flickr

duarthe_sousa, no Flickr

duarthe_sousa, no Flickr