Cometa Neowise C/2020 F3



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Somos 2, a dar apoio que fotos, obrigado a todos, o cometa está em que direcção?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Sensivelmente a noroeste.

Imagem para a Póvoa há minutos:
Do9kMxl.jpg
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Tens todo o meu apoio! :D

Somos 2, a dar apoio que fotos, obrigado a todos, o cometa está em que direcção?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Obrigado a ambos :D

Se calhar vou para outro local onde penso que tenha menos poluição luminosa, no vértice geodésico do Cabeço de Montachique. Assim, se o cometa não ficar nada de jeito, pelo menos tiro umas fotos nocturnas com outro cenário :lol:

@remember o cometa após o pôr-do-Sol julgo que esteja para NW.[/QUOTE]
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado a ambos :D

Se calhar vou para outro local onde penso que tenha menos poluição luminosa, no vértice geodésico do Cabeço de Montachique. Assim, se o cometa não ficar nada de jeito, pelo menos tiro umas fotos nocturnas com outro cenário :lol:

@remember o cometa após o pôr-do-Sol julgo que esteja para NW.
[/QUOTE]

Existe alguma app que o identifique? Tenho a Skyview e Star Chart, parece-me que nenhuma delas o detecta... Ainda por cima tenho prédios logo nessa direcção...
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures

Existe alguma app que o identifique? Tenho a Skyview e Star Chart, parece-me que nenhuma delas o detecta... Ainda por cima tenho prédios logo nessa direcção...[/QUOTE]

Apps não conheço, mas penso que o @Toby já falou de uma ou outra aqui no tópico.

No pc uso o Stellarium ou o site https://www.heavens-above.com/

Mas o cometa neste momento já está muito baixo, apenas 3,5º acima do horizonte. Azimute 340º.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Existe alguma app que o identifique? Tenho a Skyview e Star Chart, parece-me que nenhuma delas o detecta... Ainda por cima tenho prédios logo nessa direcção...
Um amigo meu mostrou-me uma que o mostra, mas já me esqueci qual é... :facepalm:
 
Editado por um moderador:

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
das que tentei sempre a mesma questão são de borla mas depois tudo não é o normal como cometas ou satelites novos teem de ser adicionados e já estão a ver onde isto vai paga-se por isso o melhor é ver no pc e ver uma estrela perto e encontra-la, amanhã vou fazer a derradeira tentativa vou a Freita se não o vir já será um problema meu, antes de mais vale sempre apena la ir e depois tem vista ampla quase a 360º e a elevação ajuda com a parte das neblinas
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Somos 2, a dar apoio que fotos, obrigado a todos, o cometa está em que direcção?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
3 :D todas as noites tenho tentado encontra-lo, mas sem sucesso. Só mesmo no meio do campo é que provavelmente o vou conseguir ver.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje consegui fotografá-lo desde a Praia do Rei. Teria sido bem melhor se estivesse nas praias do litoral sintrense, pois a bruma e as luzes da linha do Estoril iluminavam o céu ofuscando assim o brilho já de si fraco do cometa. O fumo proveniente dos incêndios do norte também não ajudou (o fumo do incêndio de Alvide/Cascais já se tinha dissipado nessa altura).

Não era visível a olho nu, mas calculei a direcção azimutal para a sua posição nas horas a seguir ao pôr-do-sol e traçei no Google Earth as direcções que me permitiram identificar pontos do horizonte na vertical dos quais podia procurá-lo. Sabia assim que pelo menos estaria algures sobre a Serra de Sintra.

Tirei uma primeira foto com alguma sobre-exposição, já no fim do crepúsculo, com grande angular de modo a abranger uma larga zona englobando a Serra. Examinando a imagem ao pormenor no ecrã da câmara, encontrei-o. Mesmo assim, a olho nu não era visível pelo efeito de deslumbramento das luzes urbanas. Depois tirei outras fotos já com mais zoom. No entanto o cometa nestas condições de observação é um pouco decepcionante. Espero ainda ir outra noite (tem que ser uma das próximas já, pois o brilho está a desvanecer-se) com condições mais propícias, mas estes dias de calor brumosos e fumarentos que vão, pelas previsões, continuar, não me dão grande esperança.

Mais logo ponho aqui as fotos que conseguimos, mas desde já nada que se compare às que já foram aqui publicadas. :hehe:

Usei esta aplicação: https://theskylive.com/planetarium?obj=c2020f3#ra|3.7440544630487764|dec|27.045461390845205|fov|50 introduzindo Lisbon como local genérico de observação (clicar no pequeno ícone em forma de rosa dos ventos, do lado esquerdo em cima, entre os ícones do relógio e da câmara fotográfica). Passando o ponteiro do rato sobre o ícone do cometa pode ler-se o Azimute e Altura. Também é fácil através da posição em relação às constelações e estrelas mais evidentes, mas pouco ajuda com deploráveis condições de observação como se verificaram hoje.
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O Sky Safari ajuda bastante.

Sky Safari é pago. É principalmente uma aplicação para conduzir um GOTO com a sua caixa Skyfi.

Solução gratuita https://play.google.com/store/apps/details?id=us.kvasha.startracker&hl=fr
https://apps.apple.com/us/app/star-map-tracker-stargazing/id1227311762

A versão gratuita é bastante simples (limite do catálogo) mas com um telefone moderno :D a direcção do apontamento é fácil.
basta olhar para ali: https://theskylive.com/planetarium?obj=c2020f3#ra|3.7440544630487764|dec|27.045461390845205|fov|50

Dois exemplos: aplicação/o que é visível

IMG-1165.PNG

IMG-1166.PNG

IMG-1168.PNG

IMG-1167.jpg


Simples e eficaz :lol:
Aqueles que têm dificuldade: afixe a sua localização, data e hora e eu darei a pontuação.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Uma primeira tentativa, ontem à noite.
A olho nú não o conseguia ver.. só na foto é que vi onde ele andava! ;) Uma única exposição, que foi só mesmo para testar.
Experimentar agora com outros enquadramentos.
111094363_3214559311916662_490613934546847069_o.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Ontem ao início da noite lá fui tentar ver o desgraçado! :D

Aproveitei que estava em Santo Estêvão, que é mais escuro do que a minha localização habitual, para ir para um local com o horizonte desimpedido a Noroeste. Quando cheguei ao local fiquei logo apreensivo, o Sol já se tinha posto mas havia muita luminosidade artificial para Noroeste. Do sitio de onde estava, para essa direção, fica a zona de Vila Franca/Alhandra/Alverca que tem muita luminosidade. Infelizmente não tinha os binóculos comigo por isso teve que ser à vista desarmada. Por volta das 22h10, um pouco por baixo da constelação da Ursa Maior lá vi o "gajo", com um brilho muito difuso e uma cauda não muito pronunciada à vista desarmada. Vou tentar outra vez no fim de semana, mas vou levar os meus binóculos para ver se tenho uma melhor visibilidade. Para quem vai à procura de algo como se vê nas fotos vai ficar muito desiludido, à vista desarmada o cometa não é muito espetacular, é até difícil de encontrar se não se souber do que se está à procura e a olhar na direção certa.

Boa sorte nessas observações astronómicas! ;)