Como eram e quem eram os Portugueses nativos?

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,536
Local
Castelo Branco
Ou isso, ou então alguém não estudou História...

Paleolítico --> Caçadores recoletores, todos os homo Sapiens originais, como o Homem de Cro Magnon viveram neste período. Período de á mais de 30 000 anos atrás.
Neolítico --> Os primeiros agricultores, período de à menos de 30 000 anos.

O artigo fala de Homo Sapiens à 7 000 anos atrás logo é do período do Neolítico, não invalida o facto de já existirem populações residentes de períodos anteriores.
Um artigo interessante, o menino de Lapedo, híbrido de Neandertal e Sapiens --> https://pt.wikipedia.org/wiki/Menino_do_Lapedo
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Penso que as ultimas descobertas sugerem que os primeiros agricultores chegaram ao Centro de Portugal há cerca de 7600 anos.
E já agora volto a sugerir a leitura do Abstrato.

E isto: The Neolithic began about 12,000 years ago when farming appeared in the Epipalaeolithic Near East, and later in other parts of the world. It lasted in the Near East until the transitional period of the Chalcolithic (Copper Age) from about 6,500 years ago (4500 BC), marked by the development of metallurgy, leading up to the Bronze Age and Iron Age.

E já tínhamos falado do menino do Lapedo neste tópico
https://www.meteopt.com/forum/topic...ortugueses-nativos.6954/pagina-12#post-511655
 
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Última edição:

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mais informações sobre o caso da Aroeira:

https://www.pnas.org/content/114/13/3397

Os autores avançam, com a (já algo esperada) possibilidade, de não se tratarem de Neandertais.
Interessante também a combinação algo peculiar de traços fisionómicos presentes no exemplar Aroeira 3.

F7.large.jpg


Claro que é impossível (pelo menos para já) tentar perceber se este de tipo de hominídeos contribuiu de alguma forma, para a população Portuguesa moderna.
Existe uma grande diferença temporal.
De forma evidente, contudo, já se encontrou a influência da variante «Aurignacensis» do Homo sapiens, que preservava/preserva alguns traços arcaicos e que alguns autores apontam como presente em Muge e em outros sítios arqueológicos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Período_Aurignaciano
Está relacionado com os primeiros movimentos do Homo sapiens na Europa (que se conhece).
O menino do Lapedo é dos poucos casos, relativamente bem documentados, de influência anatómica de Neanderthal em Homo sapiens.
Portanto não é impossível de todo, que este ramo Aurignaciano, transporte «arcaicos» e também um tipo mais antigo de Homo sapiens, relacionado com os exemplares Skhul e Qafzeh.(https://en.wikipedia.org/wiki/Skhul_and_Qafzeh_hominins), ou seja basicamente Homo sapiens incipientes (que evidenciam alguma transição entre o ramo «Heidelbergensis» e o ramo «Sapiens»).

E em algumas análises, Skhul V, por exemplo, aparece como apenas Homo sapiens, mas em outras análises, em que foi comparado com Neanderthal, Heidelbergensis e Sapiens, aparece mais próximo dos ramos arcaicos (Neanderthal/Heidelbergensis) do que dos modernos («Sapiens») e ainda mais próximo do ramo «Heidelbergensis» do que o ramo «Neanderthal».

cva-apidima.png


Veja-se a posição de Sk5 (Skhul V)...
Referência: Journal of Human Evolution (in press)
doi:10.1016/j.jhevol.2010.09.008


Para explicar esta incipiência, alguns falam de hibridização com o povo Neanderthal local com o qual viveram quase lado a lado, ou até de uma evolução gradual do Neanderthal para o Sapiens (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1580351), mas tal aspeto não é consensual, como aliás se pode ver na comparação acima.
Aparentemente, esta população primitiva de Homo sapiens, poderá não ter sido bem sucedida em colonizar a região, pois há cerca de 80.000 anos atrás, aparentemente desaparece do registo fóssil local, e apenas permanece aí o Homem de Neanderthal.
Entretanto, o exemplar mais antigo que se conhece de Homo sapiens foi encontrado, bem aqui perto, em Marrocos: https://www.sciencemag.org/news/2017/06/world-s-oldest-homo-sapiens-fossils-found-morocco
Não se sabe se estes primeiros «Sapiens» marroquinos contribuiram directamente para o futuro dos humanos modernos, mas sabe-se que são os primeiros hominídeos que se conhece a evidenciarem algumas caraterísticas básicas dos humanos modernos.

Quanto ao ramo «Aurignaciano», poderá ter-se combinado com hominídeos arcaicos ou simplesmente, poderá ter preservado algumas características «heidelbergensis».

O povo Skhul/Qafzeh, poderá ter desaparecido, mas uma linhagem semelhante pode ter persistido algures.

Na Ásia, encontraram-se fósseis recentemente, que resultam da combinação entre diferentes hominídeos arcaicos (inclusive ramo «Denisova» X ramo «Neanderthal»: https://www.nature.com/articles/d41586-018-06004-0) e estudos mais recentes, usando a genética e mais fósseis, suportam estes achados.
Do ramo Aurignacoid, em alguns Portugueses modernos encontrou-se a influência Predmost e Combe Capelle (as principais, portanto).
Certos haplogrupos ainda presentes em Portugal, também podem evidenciar esta influência.
O exemplar Predmost 3, por exemplo, é considerado como semelhante em alguns aspetos (como o perfil) com Skhul IV, mas menos próximos neste aspecto entre si, do que 2 homens de Neanderthal entre si (ok, isto seria de esperar). Mais estudos são necessários, para esclarecer este aspeto...

Crâneos Aurignacoid, Neanderthal, Skhul V:

95mzq8.jpg

Combe Capelle (França)

neanmodern.jpg

Neanderthal (?) e Combe Capelle (França)

sgo9c4.jpg

Neanderthal (Saint Cesaire) e Predmost (número?)

mev-10717310.jpg

Predmost (número?)

CZm5JeVWAAAzzZM.jpg

Skhul V



Aqui aparece de forma bem evidente, a presença de arcaísmo até tempos surpreendentemente recentes (primeiros registos de Combe Capelle surgem no Paleolítico Superior (Europa Central), mas estendem-se até ao Mesolítico (P. Ibérica, França, etc...), Neolítico (P. Ibérica, França) e até tempos modernos (P. Ibérica, França, Sardenha, etc...).
Mas a anatomia geral (como sobretudo no caso de Predmost), pode levar-nos ainda mais atrás.
Será que a influência do Predmost 3 está presente em Portugal? Não sei, na referência original, apenas falam em Predmost (termo geral). Tal subtipo foi descrito como presente em tempos modernos em Trás os Montes (e em poucos outros lugares do mundo), mas deverá ter certamente uma maior distribuição no nosso país, tendo eu já observado, como presente, em zonas menos remotas, como nos arredores de Óbidos.
Eventualmente, poderá é ser mais comum na Beira Interior e Trás-os-Montes, por exemplo.

Como está indicado neste vídeo:
()
descobertas recentes sugerem a, sobrevivência de populações bastante antigas na P. Ibérica até há pouco tempo.
Surpreendente como ainda havia gente relacionada com os primeiros Homo sapiens que entraram na Europa no Mesolitico ibérico. (e que muito provavelmente deixaram marcas na população moderna).
Tal parece perfeitamente possível, pois descobertas recentes reforçam a teoria de que houve integração das populações mesolíticas nos grupos neolíticos e no modo de vida neolítico na P. Ibérica.