Conjunção entre a Lua, Vénus e Júpiter

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Já há alguns dias tenho reparado neste fenómeno, mas como sou um leigo mesmo leigo em relação à astronomia nem sabia que planetas se tratavam, mas é um fenómeno lindo de se ver :), em 2052 tenho 72 anos já devo estar com um pé aqui e o outro lá:D:)
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Infelizmente por aqui o céu nublado não deixou ver esta conjunção.. mas isto ou bem queremos nuvens e chuva ou céu limpo e estrelado! :D
Mas para quem gosta das duas ciências (astro-meteo) o que vier é bom porque ambas têm o seu fascínio, cada uma à sua maneira! :)

Já agora fica a curiosidade, e como estamos no mês do Natal, há astrónomos que sugerem que a estrela de Belém, tratou-se de uma rara conjunção dos Planetas Vénus, Júpiter e Saturno (ou então quem sabe um cometa).
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Tens razão os planetas não cintilam. Mas agora vamos por isto em situações conhecidas.

A Lua. À noite olhamos o céu e vemos a Lua, mas se ela, como "planeta secundário", não tem luz própria porque raio nós a vemos brilhar no céu escuro?

As rochas claras que a Lua tem (feldespatos) funcionam como uma folha de papel branco, que por ser branco reflecte mais luz que aquela que absorve. Por isso o brilho que chega até nós é proveniente do Sol.

O mesmo acontece com os planetas. A luz proveniente do Sol, vai ser reflectida pela atmosfera desse mesmo planeta.

O facto de Júpiter ser tão grande e com uma atmosfera, tem muita influência na maneira como o vemos da Terra, pois reflecte mais Luz que aquela que absorve (tal como acontece com o nosso planeta, se não estou em erro, apenas 30% da luz que nos chega é absorvida, os restantes 70% são reflectidos pelas nuvens de volta para o espaço).

Vénus é outro caso curioso. Embora Mercúrio esteja mais próximo do Sol, o planeta mais quente é Vénus , devido à composição da sua atmosfera, que é bastante espessa. Esta atmosfera torna o planeta numa "super-estufa". Voltando ao exemplo do papel, a atmosfera de Vénus é como se fosse um papel com revestimento de plástico, que até faz doer os olhos quando exposto ao Sol.

Por outras palavras é isto .

muito bem explicado Dave :thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Já agora fica a curiosidade, e como estamos no mês do Natal, há astrónomos que sugerem que a estrela de Belém, tratou-se de uma rara conjunção dos Planetas Vénus, Júpiter e Saturno (ou então quem sabe um cometa).

Eu voto no cometa :lmao:! Penso que seria uma boa explicação... a estrela que os "guiou", etc...


muito bem explicado Dave :thumbsup:

:lol: Obrigado. No fim já não me lembrava sobre o que é que eu estava a escrever :D tive de ler tudo para continuar :lmao:.
 

sailor1360

Cirrus
Registo
7 Dez 2008
Mensagens
7
Local
Val Flores - Feijo- Almada
A data da foto , não esta correta . Mas foi a unica foto que consegui tive um prob com a maquina.

LuaJupiterVenus.jpg

01/12/2008